Como realizar o encarteiramento dos clientes via upload de base

Modificado em Qua, 18 Jun na (o) 7:14 PM

Caso opte por ter esse benefício para as lojas, você precisa fazer o upload de um arquivo CSV contendo a lista de clientes e suas respectivas atribuições a vendedores e lojas.


Seguindo esse passo a passo:


1- Após ativar a opção, você vai subir a planilha contendo pelo menos os seguintes campos : reference do cliente, store_id (código da loja) , seller_id (código do vendedor)

Ao exportar algum segmento diretamente da Dito a informação do reference irá constar na primeira coluna chamada de user_ID

  • Modelo de uso de Identificador CPF

⚠️ O CPF precisa ter 11 digitos e conter os zero's à esquerda.

  • Modelo de uso de Identificador E-mail: O modelo de uso para identificação do e-mail deve incluir os 5 primeiros números do campo de referência da ficha. Isso é necessário para que o encarteiramento consiga realizar o processo adequadamente.

⚠️ Caso o ID da loja e do vendedor iniciem com zero também será necessário que o zero à esquerda esteja constando no arquivo.

  • Modelo de uso de Identificador CNPJ

⚠️ O modelo de uso para identificação do CNPJ deve incluir os 5 primeiros números do campo de referência da ficha. Isso é necessário para que o Encarteiramento consiga realizar o processo adequadamente.

Por exemplo, se os 5 primeiros números forem 50460, este será o identificador da marca, e os números restantes corresponderão ao CNPJ.

Nesse artigo, temos o passo a passo de como configurar o CPF para mantenha o zero á esquerda: Como configurar os CPFs da sua base de leads


Observações importantes sobre o arquivo:

  • Caracteres não permitidos nos dados dos campos: aspas duplas("), aspas simples('), vírgula(,) e ponto e vírgula(;)

  • Os espaços existentes antes e após o campo são removidos pela aplicação. Ex.: __MC_241__ passa a ser MC_241 (_ representa o espaço)

  • Linhas sem o campo seller_id serão consideradas para o rebalanceamento aleatório na loja.

  • Linhas sem os campos reference e/ou store_id serão ignorados.

  • References com tamanho menor que 6 serão ignorados.

  • Qualquer validação em relação a usuário existente/usuário com telefone/loja existente e ativa/vendedor existente e ativo é feita na hora do encarteiramento. Ou seja, esses dados serão recebidos na planilha e salvos no banco como os inputs feitos, mas não serão considerados na hora de encarteirar.

  • Segue a ordem obrigatória das colunas: reference > store > seller

reference: não pode estar vazio, não pode ter menos que 6 caracteres e precisa conter os zero´s à esquerda 

store_id: não pode estar vazio

seller_id: se estiver vazio cai no rebalanceamento

2- As atribuições disponibilizadas na planilha são consideradas no momento em que a rotina padrão de encarteiramento rodar. (Entre 00hs e 03hs)

3- A planilha fica disponível para download em csv como forma de validar as atribuições que foram feitas.

4- Após importar a tela vai informar que o upload foi feito com sucesso. Caso os dados estejam corretos o encarteiramento será feito e essas pessoas não estarão mais na regra padrão.

No caso de erro nas informações os clientes não serão encarteirados e não daremos esse retorno. Exemplos: códigos/IDs errados, lojas/vendedores inativos, campo em branco.


Observações importantes sobre o upload:

  • Será possível subir apenas uma planilha, que conterá todas as regras de encarteiramento flexível.

  • Para atualizar um consumidor, vendedor ou loja dentro do encarteiramento flexível, a marca precisa atualizar a planilha com as novas informações e substituir o upload atual.

  • No caso de um mesmo consumidor ser inserido mais de uma vez na planilha para lojas/vendedores distintos, sobrescreve o último lido, ou seja, a linha mais inferior.

  • No toogle, o usuário consegue ativar ou desativar o encarteiramento flexível. Essa alteração pode ser feita a qualquer momento, mas só irá atualizar quando rodar a próxima rotina.

  • No caso de não ter o vendedor na loja, ou se estiver inativo, o cliente é encarteirado para outro vendedor de forma aleatória seguindo a regra padrão do Agenda que considera o histórico de compras.

  • No caso de não ter loja, ou se estiver inativa, os clientes atribuídos a ela seguirão no encarteiramento padrão caso ele esteja ativo em paralelo. Se não estiver, estes clientes não serão encarteirados.

  • Ao fazer o upload do arquivo, o nome do mesmo é salvo por padrão com o nome da marca e a data da ação.

  • O arquivo importado tem um limite de 50MB

O encarteiramento flexível vai ampliar a comunicação e otimizar a alocação de clientes para os vendedores e lojas, visando ter o máximo de consumidores aptos para receberem contatos. Aumentando ainda mais a retenção e conversão da base da marca, impulsionando o crescimento das vendas e fortalecendo os relacionamentos com os clientes.

A flexibilidade do encarteiramento permite que a marca tenha a liberdade de definir suas estratégias de distribuição de acordo com suas necessidades, otimizando o alcance para se comunicar com o maior número possível de consumidores.

Caso tenha mais alguma dúvida ou solicitação seguimos à sua disposição

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo