Este artigo explica como criar corretamente o arquivo de encarteiramento flexível, detalhando os campos obrigatórios, regras de preenchimento e formatação do CSV. Ele serve como um guia prático para que você consiga montar e importar o arquivo sem erros, garantindo que os clientes sejam encarteirados da forma correta no Agenda.
Nível de Acesso:
Administrador (a) e Administrador (a) de dados.
Persona: Analista de CRM
Veja os Assuntos abordados nesse artigo:
1. Arquivo do Encarteiramento Flexível
Entendendo as regras do arquivo de Encarteiramento Flexível
- Visão das regras detalhadas do Arquivo de Encarteiramento Flexível
2. Formatação técnica do arquivo
Passos para estruturar o arquivo do Encarteiramento Flexível
- Visão dos passos para criação do arquivo do Encarteiramento Flexível
3. FAQ – Perguntas Frequentes sobre o Arquivo do Encarteiramento Flexível
Arquivo do Encarteiramento Flexível
Campos obrigatórios e estrutura básica do arquivo
Abaixo, veja quais são os campos obrigatórios e a estrutura básica para o encarteiramento flexível, e siga as regras que o arquivo e o conteúdo devem obedecer para que o encarteiramento funcione conforme o esperado.
A planilha deve estar no formato CSV, obedecendo obrigatoriamente a ordem das colunas: reference > store_id > seller_id.
1. Reference (identificador do cliente): Não deixe este campo vazio, preencha-o obrigatoriamente.
Se for um CPF, insira 11 dígitos e inclua os zeros à esquerda.
Modelo de uso do identificador CPF
Se for um CNPJ, insira os 14 dígitos e inclua os 5 números da ficha do cliente antes do CNPJ. (No exemplo abaixo, os 5 primeiros números são 50460, este é o identificador da marca exemplo, e os números restantes correspondem ao CNPJ.)
Modelo de uso de Identificador CNPJ
Se for um E-mail, inclua os 5 primeiros números do identificador da marca. (No exemplo abaixo, os 5 primeiros números são 09202, este é o identificador exemplo, e os números restantes correspondem ao Hash de E-mail.)
Modelo de uso de Identificador E-mail
ATENÇÃO: Se exportar os clientes diretamente da Dito, a informação do reference irá constar na primeira coluna chamada de user_ID. Conforme escrito acima, aceitamos o user_id como identificador no encarteiramento flexível. Se o user_id da marca for um CPF (11 dígitos, padrão Brasil), não é necessário incluir os 5 dígitos de referência da ficha na frente, conforme explicado acima. É preciso remover o ID= da frente. Se o user_id não for um CPF (por exemplo, um user_id com letras e números, diferente de 11 dígitos), é obrigatório incluir o código de referência da ficha, que corresponde aos 5 dígitos anteriores conforme citado acima. O ID= também deve ser removido da frente.
2. store_id (código da loja): Não deixe este campo vazio, preencha-o obrigatoriamente.
- Lembre-se: insira exatamente o mesmo cadastrado no Agenda, incluindo o zero à esquerda, se houver.
3. seller_id (código do vendedor): Preencha este campo se desejar, ele é opcional.
- Lembre-se: insira exatamente o mesmo cadastrado no Agenda, incluindo o zero à esquerda, se houver.
Revise atentamente os pontos abaixo para garantir que o arquivo esteja conforme as regras do Agenda para o encarteiramento flexível funcionar conforme o esperado:
- É imprescindível que as fichas dos clientes já estejam cadastradas na Dito e que cada cliente tenha o número de telefone devidamente preenchido, pois clientes sem telefone ou que não estejam cadastrados na Dito não serão encarteirados.
- Se houver um mesmo consumidor inserido mais de uma vez (duplicado) na planilha para lojas/vendedores distintos, sobrescreve o último lido, ou seja, a linha mais inferior.
- Se o store_id não existir, for inválido ou estiver inativo (sem vendedores ativos na loja), os clientes atribuídos a ela seguirão no encarteiramento padrão caso ele esteja ativo em paralelo. Se não estiver, estes clientes não serão encarteirados.
- Se o seller_id não existir, for inválido ou estiver inativo, o cliente será encarteirado para outro vendedor de forma aleatória, seguindo a regra padrão do Agenda que considera o histórico de compras.
- Se o reference não existir, for inválido ou estiver incorreto, exemplo: tamanho menor que 6 dígitos, fichas que não existem na Dito, fichas sem telefone preenchido, CPFs sem o zero à esquerda, o cliente não será encarteirado.
- Se a linha não tiver o campo reference e/ou store_id (campos obrigatórios), será ignorada.
- Se o reference tiver tamanho menor que 6 ou for inexistente, será ignorado.
- Tamanho máximo do arquivo: 50MB.
Qualquer validação em relação a consumidor existente, consumidor com telefone na ficha, loja existente e ativa, vendedor existente e ativo é feita na hora do encarteiramento. Ou seja, esses dados serão recebidos na planilha e salvos no banco como os inputs feitos, mas não serão considerados na hora de encarteirar
Formatação técnica do arquivo
Passo a Passo para estruturar o arquivo do encarteiramento flexível
Abaixo, siga rigorosamente todos os passos para formatar o arquivo do encarteiramento flexível e deixá-lo na estrutura correta, com os campos obrigatórios citados no passo anterior.
Utilizaremos o exemplo de uma planilha para demonstrar o processo:
Lembre-se de que as etapas podem variar dependendo do software ou ferramenta utilizada para a edição de planilhas. Este guia foi elaborado considerando a utilização do Google Planilhas como exemplo.
Passo 1: Preparação do Arquivo CSV
Formate uma planilha no formato abaixo.
Abra o Google Planilhas e crie as colunas conforme o modelo abaixo, preenchendo com todas as informações necessárias, exemplo:
- Salve o arquivo em formato .CSV, com separação correta por vírgula ou ponto e vírgula.
- Não utilize nos dados dos campos os seguintes caracteres: aspas duplas("), aspas simples('), vírgula(,) e ponto e vírgula(;).
- Os espaços existentes antes e após o campo são removidos pela aplicação. Ex.: __MC_241__ passa a ser MC_ 241 (_ representa o espaço).
Passo 2: Verificação e Ajustes
Revise todo o seu arquivo para mantê-lo conforme todas as regras acima.
- Verifique se as colunas estão organizadas conforme desejado.
- Refaça o processo de separação se necessário.
- Edite manualmente as células, se houver erros específicos
Passo 3: Após ajustar o arquivo CSV, siga os passos:
Selecione a planilha no Google Sheets.
No menu "Arquivos", escolha “Fazer download” e escolha ‘’csv’’.
Com estes passos simples, crie um arquivo CSV para o encarteiramento flexível e importe o arquivo no app.dito, seguindo este artigo aqui.
GIF para tornar o entendimento dos passos a serem seguidos mais fácil:
Materiais de Apoio
Em anexo a esse artigo você encontrará o Modelo planilha Encarteiramento Flexível disponível para download.
Com este artigo, você aprendeu as regras do arquivo de encarteiramento flexível, como estruturá-lo corretamente e quais critérios devem ser seguidos para que o encarteiramento funcione adequadamente na rotina.
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FAQ – Perguntas Frequentes sobre o Arquivo do Encarteiramento Flexível
1. O que é o arquivo de encarteiramento flexível?
O arquivo de encarteiramento flexível é uma planilha no formato CSV que a marca importa no app.dito, o arquivo permite atribuir clientes a lojas e vendedores de forma personalizada.
2. Quais são os campos obrigatórios do arquivo CSV?
Os campos obrigatórios são:
reference
(identificador do cliente, CPF, CNPJ ou e-mail)store_id
(código da loja)
3. Como devo preencher o campo reference?
CPF: 11 dígitos, incluindo zeros à esquerda.
CNPJ: 14 dígitos, incluindo os 5 primeiros números da ficha do cliente.
E-mail: incluir os 5 primeiros números do identificador da marca, seguido do hash do e-mail.
Ao exportar clientes da Dito, remova o prefixo “ID=” do user_ID.
4. O que acontece se algum campo obrigatório estiver vazio ou incorreto?
Linhas sem
reference
oustore_id
serão ignoradas.References inexistentes, inválidos ou com tamanho menor que 6 dígitos não serão encarteirados.
5. E se o store_id ou seller_id não existir ou estiver inativo?
store_id inválido: clientes seguem para o encarteiramento padrão ou não serão encarteirados se o padrão não estiver ativo.
seller_id inválido: o cliente será encarteirado para outro vendedor de forma aleatória, seguindo o histórico de compras.
6. Posso inserir clientes duplicados no arquivo?
Não é o ideal, mas se houver duplicatas para a mesma loja ou vendedor, será considerado apenas o último registro lido (linha mais inferior).
7. Qual é o tamanho máximo permitido para o arquivo CSV?
O arquivo pode ter até 50MB.
8. Existe algum cuidado com os caracteres nos campos do arquivo?
Não utilize aspas simples ('
), aspas duplas ("
), vírgulas (,
) ou ponto e vírgula (;
) nos dados dos campos.
9. Como faço para criar e formatar corretamente o arquivo CSV?
Crie uma planilha com as colunas
reference
,store_id
eseller_id
.Preencha todas as informações seguindo as regras mencionadas.
Salve a planilha em formato CSV com separação por vírgula ou ponto e vírgula.
Revise todos os campos antes de importar para o app.dito.
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