Como enviar campanhas de WhatsApp integrando a Gupshup

Modificado em Dom, 13 Abr na (o) 5:09 PM

Com a integração da Dito e Gupshup, você consegue enriquecer sua estratégia adicionando o canal WhatsApp a sua comunicação com os consumidores.

Esta integração possibilita a criação de campanhas segmentadas e baseadas no comportamento dos consumidores, utilizando os dados disponíveis na Dito. Além disso, permite a orquestração ao excluir os consumidores já encaminhados para a aplicação da Gupshop.

Por ser uma solução Beta, ela ainda não contempla todas as funcionalidades dos demais canais da Dito. Por isso, confira a seção Limitações no final deste artigo para saber mais.

⚠️ Importante destacar que toda cobrança relacionada ao uso e mensageria de WhatsApp deve ser tratada diretamente com a Gupshup. A Dito apenas fornece a integração entre as duas ferramentas para que você possa extrair o máximo de cada uma.


Veja abaixo como realizar a integração e criar suas primeiras campanhas.



Integrando a Gupshup a Dito

Para realizar a integração, é necessário que você tenha uma conta na plataforma Gupshup e esteja devidamente configurada para uso.

Atualmente, a integração é realizada pela equipe da Dito e você pode solicitar através do chat da plataforma com o nosso time de atendimento.

Para isso, tenha em mãos as informações abaixo:

  • Nome do aplicativo na Gupshup

  • Número de telefone utilizado na Gupshup

  • Chave de API da Gupshup

  • nome do campo representa o telefone na ficha do consumidor na Dito.

Para obter essas informações, você deve ir na sua conta da Gupshup e acessar WhatsApp Seu aplicativoConfigurações.


Para obter o número de telefone, vá na guia Saúde da WABA, como na imagem abaixo.

Iniciando a criação de uma campanha de WhatsApp

O módulo para gerir as campanhas pode ser encontrado no menu superior da plataforma app.dito, na opção Canais.



O módulo para gerir as campanhas pode ser encontrado no menu superior da plataforma app.dito, na opção Canais.

Dentro da guia Lista de Campanhas, você encontrará todas as suas campanhas. Para criar uma nova, basta clicar no botão verde Criar Campanha, que está no lado direito da tela.



A próxima tela que irá abrir, já é o formulário para a criação de campanhas.

Nesta tela, terão algumas configurações gerais da campanha, como:

  • Nome da campanha: coloque um bom nome que facilite você encontrá-la mais tarde.

    Ponto de atenção: Ao criar campanhas, evite usar nomes de lojas específicas se você possui a funcionalidade de Grupo de Lojas. Isso porque os franqueados possuem acesso aos resultados das campanhas e podem se perguntar por que anúncios de outras lojas estão aparecendo.

    • Tags (opcional): este é um recurso opcional que pode te ajudar a organizar a análise de suas campanhas. No relatório Resultados de Canais você pode filtrar um conjunto de campanhas utilizando as tags.

    • Canal de comunicação: os canais de comunicação na Dito, são: e-mail, SMS, mobile push, browser push e WhatsApp. Estarão visíveis em tela, apenas os canais contratados pela sua marca.

      A depender do canal de comunicação selecionado, as próximas configurações podem mudar. Neste exemplo usaremos o canal de WhatsApp.

      Após selecionar o canal do envio, você deve selecionar o tipo de campanha, que podem ser:

      • Por comportamento: a principal característica dessa modalidade, é que a campanha poderá ser enviada minutos após o consumidor interagir com a sua marca. Ela pode ser usada, por exemplo, para criar uma campanha de carrinho abandonado.

      • Por segmento: nesta modalidade você tem maior controle para definir os comportamentos e características da sua audiência, além de poder escolher o horário de envio da campanha.

        Etapa de Configurações de envio


        Caso você tenha optado pela campanha por comportamento, veja neste artigo como funciona a seleção de público.

        Nas campanhas por segmento, você irá definir:

        • Segmento: neste campo você irá selecionar o público que receberá a sua campanha. Importante ressaltar que, os segmentos disponíveis nesse campo são apenas os que forem criados no app.dito.

          • Note que o segmento pode conter pessoas sem o campo celular, por isso, o número de pessoas no segmento pode ser diferente do volume de envios. Mas não se preocupe, a Dito irá remover essas pessoas automaticamente no momento do envio. Para aprender mais, visite nossa coleção de artigos sobre segmentação.

          • Atualmente, a Dito não recebe e nem faz nenhum controle para remover dos envios, os consumidores que optaram por não receber comunicação por WhatsApp. Por isso, é importante que você administre isso através da segmentação e realize o envio apenas a consumidores que aceitaram receber.

        • Configuração de envio: aqui você irá definir se sua campanha será enviada uma ou mais vezes. Você também pode definir o melhor dia e horário para envio.

        Após preencher todos os campos necessários, a etapa de Configuração de envio ficará verde sinalizando que tudo foi preenchido corretamente.




        Etapa Conteúdo da campanha



        Nesta etapa, você irá definir:



        • ID da mensagem: neste campo você deve informar o ID do modelo de mensagem que foi criado na Gupshup. O modelo deve ser:

          • Ser da categoria de Marketing.

          • Ser do tipo TEXT. Demais tipos de templates ainda não são suportados.

          • Ter sido aprovado pela Meta.

          • Não deve conter botões, imagens ou carrosséis dinâmicos.


        Para encontrar o ID do modelo, você deve abrir o dashboard da Gupshup e ir na opção Modelos > Aprovados e clicar no botão sinalizado pela seta na imagem abaixo.






    • Na janela que irá abrir, basta copiar o ID do modelo de mensagem, como mostra na imagem abaixo.

      • Variáveis: nesta seção, caso o seu modelo de mensagem utilize campos de texto que precisam ser substituídos de acordo com cada consumidor, você pode personalizá-los utilizando as características da ficha do consumidor



      • Neste artigo, você pode aprender como usar características do consumidor para personalizar o conteúdo da mensagem.

        • Importante se atentar que a Dito não verifica se o modelo selecionado possui variáveis texto e nem quantas variáveis estão sendo utilizadas. Por isso, redobre a atenção para configurar as variáveis de acordo com o uso de cada modelo. Por exemplo, se o modelo possui 3 variáveis e você configurar duas ou menos, o envio não será realizado.

          Para adicionar uma variável, basta clicar no botão Adicionar variável. Note que será adicionado um novo campo em tela e, na seção destacada em vermelho, representa a identificação da variável.




      • Configurando a substituição de variáveis

        Caso você tenha adicionado uma ou mais variáveis no conteúdo da comunicação, esta configuração ficará disponível em tela.

        Ela permite que você defina o texto que será exibido na variável, caso o consumidor não tenha a informação em sua ficha. Dessa forma, evitando que o texto fique com espaço em branco desconfigurando a mensagem.

        Realizando o envio de teste

        Atualmente, esse canal ainda não possui a funcionalidade de envio de teste.

        Para saber se você configurou a mensagem corretamente, você deve criar um segmento que selecione apenas a sua ficha, e criar uma campanha com a opção de envio assim que ativar. Esta opção se encontra na etapa Configuração de envio descrita no início deste artigo.



      • Dessa forma, você fará um envio real apenas para sua ficha e poderá conferir como a mensagem será recebida.

        Após fazer o envio, você pode utilizar o recurso Duplicar para não precisar criar uma nova campanha do zero.

        Salvando e ativando uma campanha



      • Após preencher todos os campos obrigatórios, a tela permitirá você avançar para a etapa de Revisão. Nessa tela, você poderá visualizar todas as informações configuradas por você antes de realmente ativar a campanha.

        Você também pode optar por salvar a campanha em rascunho e revista-la mais tarde.

        Alguns pontos importantes:

        • Apenas campanhas com status de rascunho podem ser excluídas. Isso para garantir que após enviada, nenhuma métrica seja excluída do relatório.

        • Enquanto a campanha estiver em rascunho, é possível editar todas as informações menos o canal de envio.

        • Ao clicar no botão de Finalizar e ativar na campanha, ela será encaminhada a fila de envio e acontecerá de acordo com o agendamento configurado.

        Dados gerados após envio

        Atualmente, a Dito não verifica na Gupshup se a mensagem foi entregue ao consumidor ou se houve alguma falha.

         

      • Por isso, após enviar as informações para a Gupshup, a Dito registra na ficha dos consumidores um evento que identifica quais consumidores foram enviados, juntamente com os dados da campanha.

        Você pode usar esses dados para identificar os consumidores e excluí-los das segmentações de outras comunicações.

        Eventos que será gerado na ficha do cliente na Dito:

        • Whatsapp: sent-to-provider-whatsapp-notification

       

    • Limitações

      Devido ao fato de o canal de WhatsApp estar em versão Beta, ele ainda não possui todas as funcionalidades dos demais canais da Dito. Atualmente, a plataforma:

      • Não verifica se o modelo de mensagem inserido existe na Gupshup e está correto.

      • Não confirma se as variáveis inseridas na Dito correspondem corretamente ao modelo selecionado.

      • Apenas temples do tipo TEXT são aceitos para envios. Demais tipos de templates ainda não são suportados.

      • Não verifica se os consumidores presentes no segmento estão aptos a receber comunicação via WhatsApp. Isso inclui consumidores descadastrados do canal.

      • Não valida se houve falha na entrega da mensagem ao consumidor, pois no momento não buscamos nem recebemos da Gupshup a confirmação de entrega da mensagem.

      Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento, combinado?

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo