Como fazer a consulta de vendedores no App.Dito?

Modificado em Sex, 28 Nov na (o) 7:26 PM

Neste artigo você encontrará um guia detalhado sobre como realizar a consulta dos vendedores em cada loja através do painel "Lista de Vendedores" no App Dito. Você entenderá a estrutura multiloja, a importância dos filtros e o significado de cada status (Ativo, Inativo e Ausente) para a distribuição de contatos no Agenda. 


O que é e Para que serve? 

A funcionalidade de consulta de vendedores no App.Dito permite visualizar detalhes completos sobre os vínculos entre vendedores e lojas, facilitando a análise do status operacional de cada colaborador. Essa visualização ajuda marcas multilojas a entenderem como os vendedores estão distribuídos e quais estão aptos para atendimento.



Para quem é este artigo?

  • Nível de Acesso:  Administrador, Administrador de dados, Lojistas. 
    



ÍNDICE




Onde acessar a lista de vendedores? 


O acesso a lista de vendedores é bem simples, conforme mostrado no gif abaixo. 

No menu lateral do App.Dito, acesse: Configurações → Lojas → Lista de vendedores



O que você consegue visualizar?

 

A lista exibe todos os vendedores enviados pela integração, porém organizados por loja. Isso significa que:

  • Cada linha representa um vínculo entre vendedor e loja.
    • Portanto, o mesmo vendedor pode aparecer mais de uma vez, quando estiver associado a múltiplas lojas.
    • Em cada linha, você verá o status do vendedor naquela loja específica, já que o status é aplicado por vínculo.

  • Em cada registro você verá:
    • Nome, CPF e código do vendedor
    • Loja atribuída
    • Cargo (vendedor ou gerente)
    • Status na loja atribuída (ativo, inativo, ausente)




Se o vendedor estiver vinculado a 3 lojas, ele aparecerá 3 vezes, sempre com o mesmo nome, código, CPF e cargo - mas com lojas diferentes e potencialmente status diferentes por loja, dependendo do que foi enviado pela integração.


Todos esses dados são provenientes da integração da marca.
Nenhum desses campos pode ser editado via plataforma.



Filtros disponíveis na lista de vendedores


Ao abrir a tela, você deve ter notado que os filtros ficam minimizados,  você deve expandir o grupo para utilizá-los:





Filtro por Nome (campo livre da tabela)


Este é o único filtro localizado fora do grupo de filtros.

  • Campo aberto para digitação.
  • Busca parcial e automática: ao digitar, o sistema já filtra os resultados.
  • Retorna todos os registros cujo nome começa com o texto informado.

Exemplo:

→ Digitando “João”, a lista exibirá:

João Andrade, João Costa, João Martins.



Demais filtros exibidos na tabela de opções


Esses filtros são exibidos ao expandir o grupo, e podem ser combinados entre si para refinar sua busca pelo cadastro do vendedor. Nele constam as seguintes opções:


- Código do vendedor

  • Permite informar um ou mais códigos.

  • Não há busca parcial.

  • É necessário digitar o valor exato.


- CPF do vendedor

  • Permite buscar por um ou mais CPFs.

  • Não há busca parcial.

  • Aceita CPF com ou sem pontuação (a busca é normalizada).

- Status do vendedor

Seleção simples:

  • Ativo

  • Inativo

  • Ausente

- Cargo do vendedor


Seleção entre os cargos existentes:

  • Vendedor

  • Gerente 


- Loja do vendedor

  • Multiseleção exibindo todas as lojas cadastradas.

  • Permite filtrar por uma ou várias lojas ao mesmo tempo.


 Botões do grupo de filtros

Dentro do grupo expandido, você ainda encontrará:

  • Aplicar filtros
    → Executa a busca com todas as seleções feitas dentro do grupo.

  • Limpar filtros
    → Limpa apenas os filtros do grupo (o filtro de Nome no topo permanece ativo).



Comportamento importante: filtros combináveis

Todos os filtros podem ser utilizados simultaneamente, inclusive:

  • nome + loja
  • nome + cargo + status
  • CPF + loja + status
  • código + CPF + cargo

Isso permite uma busca mais precisa, especialmente em marcas com estrutura multilojas!



 Observação relevante: Exibição por loja


Como cada registro representa a relação vendedor ↔ loja, ao filtrar:

  • Um vendedor multiloja pode aparecer várias vezes.

  • O filtro de loja ajuda a visualizar apenas os vínculos desejados.

  • Status e cargo são exibidos por relação, refletindo exatamente o que veio da integração.


 Detalhes de um vendedor

Ao clicar em um vendedor, a plataforma exibe um painel de detalhes contendo informações enviadas pela integração.

Informações visíveis:

  • Nome

  • CPF
  • Código
  • Cargo (gerente ou vendedor)
  • Cupom do vendedor (quando enviado pela integração)
  • Lista completa das lojas às quais ele está associado
  • Status (ativo, inativo, ausente)



Lista de lojas atribuídas ao vendedor

Na parte inferior do painel, é exibida a lista de lojas onde o vendedor atua. Cada linha representa uma relação vendedor ↔ loja.

Para facilitar a visualização, você pode filtrar essa lista por status — por exemplo:

  • Mostrar apenas lojas em que está Ativo
  • Mostrar apenas lojas em que está Inativo
  • Mostrar apenas lojas onde está Ausente


Associação loja ↔︎ vendedor

A tela mostra todas as lojas às quais o vendedor está vinculado.

Caso o vendedor esteja em mais de uma loja, todas as associações aparecerão aqui.


⚠️ Importante:

Esses vínculos são definidos pela integração da marca.
As associações não podem ser criadas, removidas ou editadas pela interface.

Coluna “Redistribuir clientes”


A coluna chamada “Redistribuir clientes” é considerada apenas quando o vendedor está com o status Ausente.

Essa coluna mostra se os consumidores que têm esse vendedor como vendedor de preferência serão redistribuídos ou não durante o período de ausência.



Essa informação não é configurada na tela da Gestão de Vendedores.
Ela é determinada pelo gerente da loja, diretamente no PDV, no momento em que altera o status do vendedor para Ausente.



Entendendo o status do vendedor


O status é fundamental para o encarteiramento e distribuição de contatos do Agenda.

Status Ativo

Indica que o vendedor está disponível para atendimento.

  • Pode ser considerado vendedor de preferência

  • Pode receber contatos no Agenda

  • É elegível para distribuição, conforme o tipo de encarteiramento da loja

Obs: Em vendedores multiloja, o status é por loja, não geral.

Status Inativo

Indica que o vendedor não está mais disponível para atendimento.

  • Não pode ser utilizado como vendedor de preferência

  • Não recebe contatos

  • Não participa da distribuição

  • Pode ser Inativo em uma loja e Ativo em outra


Os status de Ativo e Inativo são enviados via integração — não podem ser alterados pela plataforma. Já o status de Ausente pode ser atribuído pelo PDV.


Status Ausente

O status Ausente é aplicado quando o gerente marca o vendedor como temporariamente indisponível no PDV, e possui um comportamento específico no Agenda. Esse status só é elegível para cadastros com o cargo de Vendedor.


Ao definir um vendedor como Ausente, o gerente deve escolher entre:

1. Redistribuir clientes

Os consumidores que têm esse vendedor como vendedor de preferência serão redistribuídos automaticamente entre outros vendedores elegíveis da loja, a partir do próximo dia.


2. Não redistribuir clientes

O vendedor permanece associado como vendedor de preferência, porém não receberá contatos durante a ausência.


A escolha entre redistribuir ou não redistribuir é feita exclusivamente no PDV.
Ela não é configurável pela marca na tela da Gestão de Vendedores.




O que não pode ser feito neste tipo de acesso? 

Se sua marca possui apenas Consulta ou Consulta + De/para, você não pode:

  • Criar vendedor
  • Editar nome, CPF, código, cargo ou cupom
  • Alterar status do vendedor
  • Incluir ou remover relações com lojas
  • Editar lojas do vendedor
  • Alterar dados exibidos na lista ou no painel

Essas ações devem ser feitas no sistema de origem responsável pela integração.



Materiais de Apoio



Neste artigo você aprendeu como consultar vendedores no App.Dito, utilizar filtros avançados, visualizar vínculos com lojas, entender o funcionamento dos status e acessar o painel detalhado de cada vendedor. Com isso, sua operação ganha clareza sobre disponibilidade, atuação e organização da equipe comercial.


Ficou com alguma dúvida ou identificou algum problema? Acione nosso time pelo chat disponível no app dito. (Horário de Atendimento de Segunda a Sexta das 9hrs as 18hrs) 




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FAQ – Perguntas Frequentes 

1- Por que o mesmo vendedor aparece várias vezes na lista?
Porque cada linha representa sua relação com uma loja específica, permitindo visualizar diferenças de status entre lojas. 


2- O cupom do vendedor não aparece. O que pode ser?
Nem todas as marcas enviam cupom pela integração; quando não é enviado, o campo permanece oculto. 



3- Se um vendedor está "Ausente" e o gerente da loja escolhe a opção "Não redistribuir clientes", o que acontece com os contatos que iriam ser entregues a ele?
 Se o gerente escolheu "Não redistribuir clientes", ele mantém a carteira de clientes daquele vendedor(não os perde). No entanto, durante o período de ausência, ele não é elegível para receber novos contatos no Agenda. Os clientes encateirados que poderiam receber contatos de outros vendedores no Agenda durante essa ausência ficaram "parados" na carteira do vendedor ausente. 


4- Se um vendedor atua em duas lojas (A e B) e está "Ativo" na Loja A, mas "Inativo" na Loja B, ele aparece nos relatórios da Dito?

Sim. O vendedor aparecerá nos relatórios de performance da Loja A como Ativo, e nos relatórios de histórico da Loja B (no período em que estava ativo ou para fins de auditoria de inativos). Como o status é por vínculo, a plataforma trata as duas situações de forma independente.


5- Posso usar a Lista de Vendedores para descobrir se um CPF está vinculado a mais de um código de vendedor na minha base?

Sim, você pode usar o filtro de CPF do vendedor, digitando o número exato. A lista retornará todas as linhas onde aquele CPF está presente. Se o mesmo CPF aparecer associado a códigos diferentes (em lojas diferentes ou na mesma loja, dependendo da sua regra de negócio), isso será exibido, permitindo a auditoria de cadastros duplicados.

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