Na plataforma app.dito você consegue fazer a gestão completa de suas campanhas, além de analisar as estatísticas de envio.
Abaixo preparamos um passo a passo com todas as etapas da criação de uma campanha de e-mail, até o envio.
Listagem de Campanhas
O módulo para a gestão das campanhas pode ser encontrado no menu superior da plataforma app.dito, na opção Canais.
Dentro da guia Lista de Campanhas, basta clicar no botão verde Criar Campanha, que está no lado direito da tela.
Iniciando a criação de uma campanha de e-mail
Na tela que irá aparecer, terão algumas configurações gerais da campanha, como:
Nome da campanha: coloque um bom nome que facilite você encontrá-la mais tarde.
Ponto de atenção: Ao criar campanhas, evite usar nomes de lojas específicas se você possui a funcionalidade de Grupo de Lojas. Isso porque os franqueados possuem acesso aos resultados das campanhas e podem se perguntar por que anúncios de outras lojas estão aparecendo.
Tags (opcional): este é um recurso opcional que pode te ajudar a organizar a análise de suas campanhas. No relatório Resultados de Canais você pode filtrar um conjunto de campanhas utilizando as tags.
Canal de comunicação: os canais de comunicação na Dito, são: e-mail, SMS, mobile push, browser push. Estarão visíveis em tela, apenas os canais contratados pela sua marca.
A depender do canal de comunicação selecionado, as próximas configurações podem mudar. Neste exemplo usaremos o canal de e-mail.
Após selecionar o canal do envio, você deve selecionar o tipo de campanha, que podem ser:
Por comportamento: a principal característica dessa modalidade, é que a campanha poderá ser enviada minutos após o consumidor interagir com a sua marca. Ela pode ser usada, por exemplo, para criar uma campanha de carrinho abandonado.
Por segmento: nesta modalidade você tem maior controle para definir os comportamentos e características da sua audiência, além de poder escolher o horário de envio da campanha.
Etapa de Configurações de envio
Caso você tenha optado pela campanha por comportamento, veja neste artigo como funciona a seleção de público.
Nas campanhas por segmento, você irá definir:
Grupo de IPs: são todos os IPs habilitados à sua conta e que estão aquecidos para fazer os envios de e-mails. Você pode fazer a gestão deles na tela de Configuração do CRM. Caso precise adicionar novos IPs, fale com o nosso time de atendimento.
Segmento: neste campo você irá selecionar o público que receberá a sua campanha. Importante ressaltar que, os segmentos disponíveis nesse campo são apenas os que forem criados no app.dito.
Note que o segmento pode conter pessoas sem o campo e-mail ou já descadastradas, por isso, o número de pessoas no segmento pode ser diferente do volume de envios. Mas não se preocupe, a Dito irá remover essas pessoas automaticamente no momento do envio. Para aprender mais, visite nossa coleção de artigos sobre segmentação.
Configuração de envio: aqui você irá definir se sua campanha será enviada uma ou mais vezes. Você também pode definir o melhor dia e horário para envio.
Após preencher todos os campos necessários, a etapa de Configuração de envio ficará verde sinalizando que tudo foi preenchido corretamente.
Etapa Conteúdo da campanha
Nesta etapa, você irá definir:
Nome: este é o nome que irá aparecer na caixa de e-mail para o seu cliente identificando quem o enviou.
De (e-mail): este é o endereço de e-mail que identifica a sua marca. Caso precise editá-lo, você pode ir na tela de Configurações do CRM. Tome cuidado, pois alterar este endereço exigirá refazer as configurações técnicas de DNS.
E-mail para resposta: este é o endereço de e-mail que você receberá caso o cliente responda a campanha enviada. Vale ressaltar que, este e-mail é criado e gerenciado pela marca, não tendo vínculo com a Dito.
Assunto: este é o assunto do e-mail da sua campanha, e nele você pode personalizar com emojis e atributos da ficha do consumidor.
Neste artigo, você pode aprender como usar características do consumidor para personalizar o assunto e o conteúdo da mensagem. Se a sua campanha for por comportamento, você também pode usar atributos do comportamento do consumidor para personalizar o assunto e conteúdo.
Parametrizando as UTMs da campanha
Você poderá inserir até 6 UTMs disponíveis, seguindo as práticas da nova versão do Google Analytics (GA4).
Caso você opte por não preencher algum dos campos, a Dito irá preencher automaticamente as UTMs seguindo um padrão. Isso para evitar que você perca a rastreabilidade das campanhas no Google Analytics.
Criando o visual da campanha
Existem duas formas de criar o conteúdo da sua mensagem na Dito.
Criando e-mail pelo editor visual
O editor visual permite você criar o e-mail arrastando e personalizando os elementos em tela, tudo de forma intuitiva. Você pode adicionar imagens, botões, textos, etc.
Criando e-mail via HTML
Já o editor de texto e html, é utilizado quando sua marca possui uma pessoa ou uma agência com experiência em designer de e-mail. Nestes casos, os e-mails são criados fora da Dito e é gerado o código fonte HTML para ser usado na plataforma de envio.
Basta você adicionar o código fonte HTML na Dito, para que o e-mail seja exibido e esteja pronto para uso, como exibido abaixo.
Ponto importante, ao usar a opção HTML, você deve especificar onde ficará o link de descadastro da Dito. Para isso, você deve inserir o texto [unsubscribe] na âncora.
Não esqueça de ler e aplicar as boas práticas na construção de HTMLs.
Configurando a substituição de variáveis
Vale reforçar, que você também pode usar características do consumidor para personalizar o conteúdo do e-mail. Se a sua campanha for por comportamento, você pode usar atributos do comportamento do consumidor para personalizar o conteúdo.
Caso você tenha adicionado uma ou mais variáveis no conteúdo ou assunto do email, esta configuração ficará disponível em tela. Ela permite que você defina o texto que será exibido na variável, caso o consumidor não tenha a informação em sua ficha.
Realizando o envio de teste
Após configurar sua campanha, você pode enviar um e-mail de teste para verificar se está tudo em ordem.
Alguns pontos importantes:
Os IPs utilizados no teste são os mesmos definidos na etapa anterior - Configurações de envio.
Na tela de configurações do CRM, você pode definir quais são os e-mails que sempre irão receber as campanhas de teste evitando digita-los a cada campanha.
Se o endereço de e-mail utilizado para o teste estiver dentro de algum cadastro da base de pessoas, os dados desta ficha serão utilizados para o preenchimento de variáveis no teste.
Atualmente, não é possível ver no envio de teste as variáveis no qual foram utilizados atributos dos eventos.
Salvando e ativando uma campanha
Após preencher todos os campos obrigatórios, a tela permitirá você avançar para a etapa de Revisão. Nessa tela, você poderá visualizar todas as informações configuradas por você antes de realmente ativar a campanha.
Você também pode optar por salvar a campanha em rascunho e revista-la mais tarde.
Alguns pontos importantes:
Apenas campanhas com status de rascunho podem ser excluídas. Isso para garantir que após enviada, nenhuma métrica seja excluída do relatório.
Enquanto a campanha estiver em rascunho, é possível editar todas as informações menos o canal de envio.
Ao clicar no botão de Finalizar e ativar na campanha, ela será encaminhada a fila de envio e acontecerá de acordo com o agendamento configurado.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento, combinado?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo