Como criar uma campanha de SMS

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:14 PM

Aprenda como criar uma campanha de SMS no App.Dito

Na plataforma app.dito você consegue fazer a gestão completa de suas campanhas, além de analisar as estatísticas de envio.

Abaixo preparamos um passo a passo com todas as etapas da criação de uma campanha de SMS, até o envio.

Listagem de Campanhas

O módulo para a gestão das campanhas pode ser encontrado no menu superior da plataforma app.dito, na opção Canais.

Dentro da guia Lista de Campanhas, basta clicar no botão verde Criar Campanha, que está no lado direito da tela.

Iniciando a criação de uma campanha de SMS

Na tela que irá aparecer, terão algumas configurações gerais da campanha, como:

  • Nome da campanha: coloque um bom nome que facilite você encontrá-la mais tarde.

    • Ponto de atenção: Ao criar campanhas, evite usar nomes de lojas específicas se você possui a funcionalidade de Grupo de Lojas. Isso porque os franqueados possuem acesso aos resultados das campanhas e podem se perguntar por que anúncios de outras lojas estão aparecendo.

  • Tags (opcional): este é um recurso opcional que pode te ajudar a organizar a análise de suas campanhas. No relatório Resultados de Canais você pode filtrar um conjunto de campanhas utilizando as tags.

  • Canal de comunicação: os canais de comunicação na Dito, são: e-mail, SMS, mobile push, browser push. Estarão visíveis em tela, apenas os canais contratados pela sua marca.

A depender do canal de comunicação selecionado, as próximas configurações podem mudar. Neste exemplo usaremos o canal de SMS.

Após selecionar o canal do envio, você deve selecionar o tipo de campanha, que podem ser:

  • Por comportamento: a principal característica dessa modalidade, é que a campanha poderá ser enviada minutos após o consumidor interagir com a sua marca. Ela pode ser usada, por exemplo, para criar uma campanha de carrinho abandonado.

  • Por segmento: nesta modalidade você tem maior controle para definir os comportamentos e características da sua audiência, além de poder escolher o horário de envio da campanha.

Etapa de Configurações de envio

Caso você tenha optado pela campanha por comportamento, veja neste artigo como funciona a seleção de público.

Nas campanhas por segmento, você irá definir:

  • Segmento: neste campo você irá selecionar o público que receberá a sua campanha. Importante ressaltar que, os segmentos disponíveis nesse campo são apenas os que forem criados no app.dito.

    • Note que o segmento pode conter pessoas sem o campo celular ou já descadastradas, por isso, o número de pessoas no segmento pode ser diferente do volume de envios. Mas não se preocupe, a Dito irá remover essas pessoas automaticamente no momento do envio. Para aprender mais, visite nossa coleção de artigos sobre segmentação.

  • Configuração de envio: aqui você irá definir se sua campanha será enviada uma ou mais vezes. Você também pode definir o melhor dia e horário para envio.

Após preencher todos os campos necessários, a etapa de Configuração de envio ficará verde sinalizando que tudo foi preenchido corretamente.

Etapa Conteúdo da campanha

Nesta etapa, você irá definir:

  • Nome da marca: este é o nome obrigatório que irá aparecer antes da sua mensagem SMS, para que o seu cliente saiba quem enviou. Caso precise alterar essa informação, entre em contato com o nosso time de atendimento.

Encurtando o link do SMS

Para evitar que você gaste o espaço da mensagem com links extensos, a Dito oferece um encurtador de link que otimiza sua mensagem.

Ao clicar para encurtar um link, basta inserir a URL no qual você deseja direcionar o consumidor. Neste momento, lembre-se de parametrizar a URL com as UTMs e, assim, conseguir rastrear o comportamento do consumidor através do Google Analytics.

Após encurtar, use o texto *|LINK.1|* para dizer exatamente onde o link deverá aparecer na sua mensagem.

O seu consumidor verá um link parecido com este: https://dito.vc/Q_22egWu-pE

Configurando a substituição de variáveis

Vale reforçar, que você também pode usar características do consumidor para personalizar o conteúdo do e-mail. Se a sua campanha for por comportamento, você pode usar atributos do comportamento do consumidor para personalizar o conteúdo.

Caso você tenha adicionado uma ou mais variáveis no conteúdo do SMS, esta configuração ficará disponível em tela. Ela permite que você defina o texto que será exibido na variável, caso o consumidor não tenha a informação em sua ficha.

Realizando o envio de teste

Após configurar sua campanha, você pode enviar um SMS de teste para verificar se está tudo em ordem.

O número utilizado para teste deve ter o DDD + o dígito 9 + o número de celular.

Alguns pontos importantes:

  • Os envios de teste de SMS são descontados do pacote contratado pela marca.

  • Na tela de configurações do CRM, você pode definir quais são os celulares que sempre irão receber as campanhas de teste evitando digita-los a cada campanha.

  • Se o celular utilizado para o teste estiver dentro de algum cadastro da base de pessoas, os dados desta ficha serão utilizados para o preenchimento de variáveis no teste.

  • Atualmente, não é possível ver no envio de teste as variáveis no qual foram utilizados atributos dos eventos.

Salvando e ativando uma campanha

Após preencher todos os campos obrigatórios, a tela permitirá você avançar para a etapa de Revisão. Nessa tela, você poderá visualizar todas as informações configuradas por você antes de realmente ativar a campanha.

Você também pode optar por salvar a campanha em rascunho e revista-la mais tarde.

Alguns pontos importantes:

  • Apenas campanhas com status de rascunho podem ser excluídas. Isso para garantir que após enviada, nenhuma métrica seja excluída do relatório.

  • Enquanto a campanha estiver em rascunho, é possível editar todas as informações menos o canal de envio.

  • Ao clicar no botão de Finalizar e ativar na campanha, ela será encaminhada a fila de envio e acontecerá de acordo com o agendamento configurado.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento, combinado?

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