Entenda o que é janela de conversão no Dito Agenda

Modificado em Seg, 6 Out na (o) 10:57 AM

As vendas influenciadas no Dito Agenda possibilitam identificar o impacto direto das ações dos vendedores nas compras dos consumidores. Esse recurso contribui para medir resultados, compreender o comportamento dos clientes e aprimorar as estratégias de contato.


Para quem é este artigo?

  • Nível de Acesso: Administrador


ÍNDICE



Passo a Passo


O que é uma Venda Influenciada


De forma simples, uma venda se torna influenciada no Dito Agenda quando um consumidor recebe um contato de um vendedor e realiza uma compra em até 30 dias.


Como saber se um consumidor recebeu contato


Logo após realizar um contato pelo aplicativo, o vendedor precisa informar se conseguiu ou não entregar a mensagem ao cliente.


Sempre que ele sinaliza que foi possível, o Dito Agenda passa a monitorar o comportamento de compra deste consumidor.


Essa confirmação é simbolizada na ficha do consumidor pelo evento “recebeu-contato”.


Atenção: O vendedor deve registrar o contato logo após realizá-lo. Adiar o registro pode gerar esquecimento e as vendas podem não ser contabilizadas como influenciadas.



Exemplo do registro de compra e recebeu contato na ficha:



O que é uma Compra no Dito Agenda


Toda e qualquer interação feita pelo consumidor que gere uma receita positiva para a marca é considerada uma compra.

Se a interação não possuir identificação de loja e/ou vendedor, ela aparecerá nos relatórios com os rótulos:

  • “Loja não identificada”

  • “Vendedor(a) não identificado(a)”

Esses casos são comuns em e-commerces, onde muitas compras não estão vinculadas a um vendedor.


Atenção: Reembolsos ou devoluções (com receita negativa) não são contabilizados como compras ou vendas influenciadas


Além disso, eventos com nomes como “comprou”, “se-inscreveu”, “virou-membro”, entre outros se possuírem receita positiva  também são considerados compras pelo sistema.


O que é Janela de Conversão no Dito Agenda


A janela de conversão representa o intervalo de tempo entre o momento em que o consumidor recebe um contato e o momento em que realiza uma compra.


O objetivo deste indicador é ajudar a entender quais ações ou ofertas fazem o cliente voltar a comprar mais rapidamente.

Nos relatórios do Dito Agenda, é possível selecionar a janela de conversão entre 7, 15 e 30 dias.


Cada marca configura sua janela de conversão diretamente em Configurações > Agenda > Relatórios, conforme o gif abaixo: 



Quem pode visualizar o seletor de conversão


O seletor de conversão está disponível somente para administradores da plataforma.

Os acessos de vendedores e gerentes no aplicativo possuem a janela padrão de 30 dias, sem possibilidade de alteração.


Usuários do Grupo de Lojas também visualizam apenas a janela de 30 dias.


Como este indicador pode me ajudar


Esse indicador auxilia na análise de desempenho das lojas e vendedores, permitindo identificar quem tem mais sucesso em incentivar o cliente a voltar a comprar rapidamente.

Recomendações de uso:

  • Identifique lojas e vendedores com melhores resultados e replique boas práticas para outros times.

  • Avalie se as campanhas de curta e média duração estão gerando o impacto esperado.

  • Teste novas ofertas e gatilhos periodicamente para entender o que acelera o retorno dos consumidores.


CONCLUSÃO


Com o entendimento das vendas influenciadas e da janela de conversão, é possível analisar resultados de forma estratégica, compreender o impacto das ações de venda e aprimorar continuamente as campanhas.


Ficou com alguma dúvida ou identificou algum problema? Acione nosso time pelo chat disponível no app dito. (Horário de Atendimento de Segunda a Sexta das 9hrs as 18hrs) 




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FAQ – Perguntas Frequentes sobre Vendas Influenciadas no Dito Agenda 


1. Por que minha venda não aparece como influenciada?
Isso pode acontecer se o vendedor não registrou o contato logo após realizá-lo ou se o consumidor realizou a compra após o período de 30 dias da interação.Verifique também se a compra possui identificação de loja e vendedor caso contrário, será exibida como “não identificada”.


2. O que significa o evento “recebeu-contato”?
Esse evento indica que o vendedor confirmou o envio bem-sucedido da mensagem ao consumidor no aplicativo.Somente após esse registro o sistema passa a monitorar as compras para contabilizar as vendas influenciadas.


3. Posso alterar a janela de conversão no aplicativo?
Não. A opção de alterar a janela de conversão (7, 15 ou 30 dias) está disponível apenas para administradores da plataforma.Os vendedores, gerentes e usuários de grupo de lojas visualizam apenas a janela padrão de 30 dias.


4. Como posso usar o indicador de janela de conversão para melhorar resultados?
Acompanhe o desempenho das lojas e vendedores e identifique quem faz o cliente voltar a comprar mais rápido.Use essas informações para replicar boas práticas e testar novas ofertas e campanhas que incentivem a recompra em menos tempo. 

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