Jornada de Carrinho Abandonado

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:40 PM

É muito importante comunicar com o consumidor no momento em que ele está com interesse em algum produto do seu site, incentivando a compra.

Neste artigo, vamos construir uma jornada para falar com consumidores que adicionaram um produto ao carrinho mas não compraram.

Acesse [https://app.dito.com.br/] em Menu > Automações > Jornadas > Criar jornada:

Vamos utilizar o comportamento ‘adicionou-produto-ao-carrinho’.

Para utilizar o evento de ‘adicionou-produto-ao-carrinho’, você precisa ter uma integração online com a Dito e esse evento ter sido mapeado no seu plano de tracking. Veja mais sobre a integração online neste artigo.

Passo 01: Defina as configurações da sua “origem” por comportamento

Origem: adicionou-produto-ao-carrinho em 4 horas e não fez-pedido

Recomendamos uma validação de pelo menos 4h para o evento de comportamento ser registrado.

Recorrência: Múltipla

A recorrência dessa jornada foi definida como múltipla, pois é o comportamento que pode se repetir outras vezes por parte do consumidor.

Objetivo: Comprou

Passo 02: Insira atividades ou canais na sua jornada. Neste exemplo, vamos seguir configurando uma notificação de canal de EMAIL.

Caso ainda não tenha uma notificação de carrinho-abandonado, você poderá clicar em Criar e-mail e iniciar a construção do seu conteúdo. Trabalhe nessa notificação um conteúdo que relembre o consumidor que ele deixou o produto no carrinho e não finalizou a compra.

Passo 03: O próximo passo é adicionar uma divisão em sua jornada, utilizando o evento de comportamento ‘open-notification’ com intervalo de 1 dia:

Para que essa divisão olhe somente a abertura da notificação anterior é necessário adicionar uma propriedade id-notificacao com o ID da notificação que você deseja que ele abra.

O ID da notificação fica disponível no card da notificação na Jornada.

Assim, podemos dividir os consumidores que abriram ou não a primeira notificação e fazer comunicações diferentes para cada público.

Passo 04: Para clientes que seguiram para a ramificação de “open-notification”, iremos adicionar uma nova divisão para entender se eles comparam na janela de 5 horas:

  • Se comprou, o consumidor recebe um novo EMAIL de pós compra e conclui a jornada com sucesso.

  • Se não comprou, recebe um cupom de desconto pelo canal de SMS, podendo ter outras divisões a partir desse passo.

Alternar os canais de comunicação pode incentivar e engajar o cliente para novas conversões.

Passo 05: Voltando para a divisão de clientes que não abriram a primeira notificação, é importante tentar engajar com uma segunda notificação:

E construir o fluxo novamente com o open-notification:

Em nosso exemplo, se o cliente abrir a notificação ele segue para a ramificação do evento de “‘Comprou” em até 2 dias.

  • Se comprou, o consumidor recebe um novo EMAIL de pós compra e conclui a jornada com sucesso.

  • Se não comprou, recebe um cupom de desconto pelo canal de SMS, podendo ter outras divisões a partir desse passo.

Para os consumidores que não abriram nenhuma das notificações de EMAIL, tentaremos comunicar através do canal do AGENDA.

Veja um resumo da nossa jornada final:

A construção da sua jornada permite diversos caminhos alternativos, neste artigo demonstramos apenas um exemplo. Use sua criatividade e estratégia para construir caminhos ainda mais assertivos para atingir o objetivo.

Caso tenha alguma dúvida sobre a construção da sua jornada, não hesite em nos chamar pelo chat ao vivo! ?

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