Campanha de Carrinho Abandonado

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 6:45 PM

Utilize umas das estratégias campeãs de conversão no Agenda
Esse artigo é voltado para clientes que possuem o produto Agenda contratado.

Por meio da campanha de carrinho abandonado, os vendedores poderão abordar em tempo real, os clientes que abandonaram produtos no carrinho e acompanhar os resultados dessa ação.

Contudo, antes de criar essa campanhas, algumas configurações precisam ser realizadas, são elas:

  • E-commerce Vtex: Se você utiliza a plataforma de e-commerce VTEX, é necessário configurar a integração de carrinho abandonado que está explicada neste passo a passo.

  • Outras plataformas de e-commerce: Se você utiliza outra plataforma de e-commerce, é necessário configurar a integração de carrinho abandonado enviando os dados de carrinho abandonado via API.

Porém, se você já tem a integração, mas ainda não criou uma campanha de carrinho abandonado veja este passo a passo.

Regras de negócio da integração VTEX:

  • A informação de abandono de carrinho será enviada para a Dito a partir do momento que o consumidor adicionar um produto ao carrinho e não finalizar a compra dentro de 30 minutos. Esta é uma regra do MasterData VTEX.

  • O MasterData VTEX só enviará essa informação caso ele consiga reconhecer quem é a pessoa que abandonou o carrinho. Ou seja, o consumidor precisa ter logado alguma vez no site, para que o VTEX consiga reconhecer a pessoa e informar a Dito qual é o cliente. Essa identificação é feita através do CPF.

Regras de negócio Dito:

  • Para esta estratégia de contato, é necessário criar uma lista através da funcionalidade campanha por comportamento.

    • Apenas clientes que possuem loja e vendedor de preferência poderão ser contatados por meio do Agenda.

    • Hoje o contato gerado via campanha por comportamento, possui uma validade de 24 horas antes da expiração. No momento, não há opção para ajustar o tempo de validade da lista.

    • O contato será gerado na lista do vendedor de acordo com o tempo configurado na etapa 1 da lista, com base no dia e hora de chegada do evento.

    • Uma vez contactado, o cliente sai da lista e pode retornar após abandonar outro carrinho.

IMPORTANTE:

Depois de configurar a integração de carrinho e o evento "abandonou-carrinho" começar a chegar na Dito, a marca precisa criar a campanha pelo comportamento "novo" que foi gerado pela integração VTEX e escolher esse evento como gatilho.

Carrinho abandonado no aplicativo do vendedor

Após a criação da campanha de comportamento, a lista de carrinho abandonado será apresentada no aplicativo dos vendedores, caso algum cliente do vendedor(a) abandone o carrinho conforme exemplo abaixo:

Sempre que o(a) vendedor(a) abrir o perfil deste cliente a partir da lista de carrinho abandonado, além das informações do cliente que já são apresentadas, o vendedor encontrará o link do carrinho deste cliente.


Acresce que, o link do carrinho abandonado ficará disponível no perfil do cliente na Agenda do(a) vendedor(a) por até 7 dias. Sendo assim, ao buscar o cliente pelo CPF, o vendedor ainda poderá ter acesso a esse link, mesmo que o contato tenha expirado.

Dessa forma, ele poderá acessar todos os produtos abandonados.

Agora, se você utiliza a plataforma VTEX, é possível modificar este carrinho para incluir e remover produtos, ou até mesmo, inserir cupons antes de enviar ao cliente. Aprenda mais acessando: Social Selling da VTEX.

Ficou com alguma dúvida? Estamos sempre à disposição! ?

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo