Como funcionam as UTMs nas campanhas na Dito

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:11 PM

Veja quais UTMs você pode utilizar na Dito e como elas funcionam nas campanhas

Quando você deseja mensurar uma campanha no Google Analytics você vai conseguir entender os seus resultados inserindo as marcações UTMS dentro dos links do seu HTML ou no campo personalizado da Dito.

Na criação da campanha de e-mail você vai encontrar o quadro de inclusão das UTMs:

Com a atualização do GA 4 trazemos mais duas novas UTMs, sendo elas o UTM IDUTM term.

Para que servem e o que são os parâmetros UTM?

Para as marcas não só é desejável que os usuários notificados leiam e cliquem nos links presentes nas mensagens que foram enviados à eles, como também é desejável ter essa informação de que determinado usuário clicou no link de uma determinada campanha.

Em outras palavras, é preciso rastrear a origem que trouxe o consumidor até o site, para validar a eficiência das campanhas enviadas.

A forma como isso é feito, é adicionando parâmetros de identificação às URLs das campanhas. A vantagem desse método, é que não afeta o funcionamento normal do link e permite que qualquer sistema que receba o link possa identificar sua origem.

Para fins de ilustração segue um exemplo de um link sem os parâmetros UTM e outro com as parâmetros UTM da Dito:

Sem parâmetroshttps://example.com/home

Com parametros :https://example.com/home?dito=1&drfc=00102ag183jjsgsg1j8g3&utm_campaign=190622&utm_content=Dito_190622_2590852&utm_medium=email&utm_source=dito

Quais parâmetros são adicionados nas URLs pela Dito?

É válido informar que, caso a marca não adicione nenhum parâmetro nas URLs das campanhas, a Dito irá preencher automaticamente os campos no momento do envio. Isso garante que as campanhas sejam rastreadas, mesmo se nenhum parâmetro for especificado pela marca.

Veja na imagem abaixo como funciona o preenchimento da Dito neste caso.

  • dito: Este campo sempre terá o valor 1. Ele apenas indica que este link está sendo rastreado pela Dito.

  • drfc: Este é o "Dito Reference". Aqui você encontra a identificação do consumidor que recebeu a campanha.

  • utm_source: Se não for preenchido, automaticamente será definido como "dito". Este campo indica de onde o consumidor veio até o site.

  • utm_medium: Se não for preenchido, será definido como "email" ou "sms", dependendo do canal usado para enviar a campanha. Ele mostra o meio ou canal que levou o consumidor até o site.

  • utm_campaign: Se não for preenchido, será o valor de identificação da campanha. Este campo indica qual campanha trouxe o consumidor até o site.

  • utm_content: Se não for preenchido, será "Dito_" + identificação da campanhaidentificação do envio. Cada envio de uma mesma campanha gera uma identificação diferente. Este campo indica qual conteúdo levou o consumidor até o site.

    • Importante: quando você adiciona a utm_content nas URLs da campanha, a Dito acrescenta a identificação da campanhaidentificação do envio. Dando um exemplo prático, se você adicionou utm_contentinverno-2024, no momento do envio a Dito irá transforma-la para inverno-2024_1234_4321 onde 1234 é a identificação da campanha e o 4321 é a identificação do envio.

As UTMs “ID” e “Term” não são preenchidas automaticamente, mas você pode adicionar o valor que desejar.

Lembrando que caso você selecione a caixa de adicionar parâmetro será necessário que todos os parâmetros sejam preenchidos por você.

Segue na tabela como ficará o preenchimento dos campos das UTMs:

As UTMs são parâmetros usados amplamente na área de marketing digital para fazer rastreamento e, como tal, cada campo já tem uma semântica documentada, como descrito nessa página da Wiki em inglês, bem como em diversas fontes disponíveis na Web.

IMPORTANTE: Não inserir caracteres especiais na UTM como o símbolo de + pois o caractere "+" é reservado em URLs e, ao utilizá-lo na UTM, ocorre um comportamento indesejado: quando o email é enviado para o usuário e este clica no link, o navegador substitui o "+" por um espaço antes de realmente acessar o link e não conseguiremos trazer o Last Click dessas notificações para a Dito.

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