A funcionalidade de Gestão de Metas possibilita orientar sua equipe de vendas para atingir os objetivos da marca, enquanto simplifica a comunicação entre a equipe, as lojas e os vendedores.
Agora, é possível estabelecer a quantidade de contatos que cada vendedor precisa realizar e monitorar, de maneira simples, quem está atingindo essa meta. Mesmo que sua equipe receba mais contatos do que o exigido diariamente, você ainda conseguirá acompanhar quem está ou não alcançando a meta estabelecida.
A funcionalidade está disponível no plano Premium do Dito Agenda e pode ser encontrada no menu superior da plataforma, selecionando o item “Metas” dentro do “Varejo”.

Caso a funcionalidade não esteja visível no menu da plataforma, você pode chamar nosso time por meio do Chat ou CS.
Quem tem acesso dentro da marca?

Administradores: Podem criar, editar e ver todas as metas (Lista de metas), além de poder visualizar os resultados (Resultados das metas).
Lojistas (Grupo de Lojas): Podem visualizar todas as metas (Lista de metas), além de poder visualizar os resultados (Resultados das metas).
Vendedores e Gerentes (Aplicativo): Vendedores podem ver as próprias metas, e gerentes podem ver as metas individuais de cada vendedor e da loja. Confira nos links abaixo como as metas são exibidas para eles:
- Metas para vendedores
Como criar uma meta?
Para definir a quantidade de contatos que sua equipe de vendas precisa realizar, siga os passos abaixo na guia "Lista de metas". Nessa área, você pode criar, editar e visualizar todas as metas estabelecidas.
Para criar uma nova meta, clique no botão verde localizado no canto direito, que diz "Criar meta".

A plataforma irá abrir o formulário de criação de metas, e a meta criada será aplicada igualmente a todas as lojas e vendedores da marca.
As metas são sempre definidas com base no desempenho diário do vendedor. Ou seja, na hora de criar uma meta, pense em quantos contatos um vendedor da marca deve realizar por dia

Nome da meta: Defina um nome para sua meta que facilite você identificá-la. Lembre-se que esta informação será exibida aos usuários do Grupo de Lojas e, futuramente, para vendedores e gerentes.
Descrição (opcional): Aumente o contexto do seu time registrando neste campo informações extras sobre esta meta. Lembre-se que esta informação será exibida aos usuários do Grupo de Lojas e, futuramente, para vendedores e gerentes.
Quantidade de contatos diários: Aqui você define o número de contatos a serem realizados diariamente por cada vendedor(a).
Para definir esse valor, considere o tempo médio ocioso que cada vendedor possui e quantos contatos seriam possíveis de serem realizados. Estimamos que, em média, os vendedores ficam até 3 horas ociosos em loja física, o que tornaria possível fazer 45 contatos (considerando 4 minutos por contato).
Caso um vendedor receba um número menor de contatos disponibilizados do que o número definido na meta, a meta dele será ajustada para o número de contatos disponibilizados naquele dia. Exemplo: se a meta for realizar 45 contatos, mas em determinado dia o vendedor recebeu apenas 30 disponibilizados, a meta naquele dia passa a ser 30.
Duração: Neste campo você define quando seu time poderá iniciar o progresso da meta e até quando ela estará visível e ativa.
Não é possível definir metas em que a data de início e ou fim sejam no passado.
Também não é possível criar metas nos períodos em que já existam outras metas vigentes.
Ao finalizar a criação, basta clicar no botão verde que diz “Salvar e ativar”.
Se a sua meta tem a data de início para hoje, ela já passa a estar ativa vigente e, dentro de 1 hora, será exibida na guia "Resultados das metas". Se a sua meta tem uma data de início futura, ela será exibida quando essa data futura chegar.
Como funciona a edição de metas?
Para editar uma meta você deve ir até a guia “Lista de metas", passar o mouse sobre a meta que deseja alterar e clicar sobre a opção “Editar”.

Alguns pontos importantes sobre a edição de metas:
Metas que já foram concluídas, ou seja, aquelas que têm uma data de término que já passou, não podem ser editadas. O mesmo se aplica quando a data de início da meta já passou, nesse caso, também não é possível fazer alterações. Esse mecanismo foi projetado para manter a integridade e confiabilidade no registro do progresso.
Ao alterar a quantidade de contatos a serem realizados, a alteração passa a ter efeito na meta a partir do dia seguinte à data da alteração.
As alterações salvas estarão visíveis na guia "Resultados das metas" em até 1 hora a partir do momento em que você salvar a alteração.
Como posso fazer o acompanhamento das metas?
Na guia “Resultados das metas” você pode analisar os números referente às metas.
O propósito dessa tela é auxiliar você a compreender quais metas, lojas, vendedores ou até mesmo dias tiveram suas metas atingidas ou não. Isso possibilita identificar queda na produtividade e alinhar mais rapidamente com seu time de lojas.

Indicadores
Os indicadores presentes nesta tela são:
Quantidade total de contatos: representa o número total de contatos que devem ser realizados pelos vendedores com base na meta diária definida.
Ao aplicar o filtro de data na tela, a plataforma analisa o intervalo e exibe quantos quantos deveriam ser realizados no período.
Durante o período em que os vendedores estiverem inativos, eles não receberão metas diárias de contatos a serem realizados.
Caso um vendedor receba um número menor de contatos disponibilizados do que o número definido na meta, a meta dele será ajustada para o número de contatos disponibilizados naquele dia. Exemplo: se a meta for realizar 45 contatos, mas em determinado dia o vendedor recebeu apenas 30 disponibilizados, a meta naquele dia passa a ser 30.
Contados realizados: representa o número de contatos que os vendedores executaram na meta. Aqui são somados os contatos confirmados, não confirmados e contatos que se tornaram descadastros. Ou seja, todo o esforço do vendedor.
O relatório soma apenas os números dos dias onde há uma meta vigente. Ao filtrar um período que não tenha uma meta definida, o resultado em tela será zero.
Progresso da meta: representa a porcentagem de “contatos realizados” sobre a “quantidade total de contatos” a serem realizados na meta.
Receita influenciada: representa a receita influenciada gerada pelas lojas no período de data aplicado.
Esta receita não necessariamente vem dos contatos realizados pela meta. O objetivo desse indicador é simplificar a análise, evitando a necessidade de alternar entre as seções "Resultados do Agenda" e "Resultados das metas" para compreender a relação entre eles.
Os demais indicadores já fazem parte do Dito Agenda e podem ser consultados no glossário de métricas do Dito Agenda. Para entender como os contatos são contabilizados no Dito Agenda, veja este outro artigo.
Os dados neste relatório são atualizados a cada uma hora.
Agrupamento de dados
Além da análise por metas, é possível também agrupar os dados de acordo com as lojas, vendedores e dias. O que possibilita uma análise individualizada.

Progresso da meta
Na guia “Resultados das metas”, há dois principais locais onde você pode monitorar o avanço das metas: um deles é o consolidado da marca e o outro é a tabela de acompanhamento detalhada.
No consolidado da marca, o progresso da meta é representado até atingir 100%. Na tabela de acompanhamento, esse progresso pode ultrapassar 100%.
Ainda no consolidado da marca, a cor do progresso muda de acordo com o avanço alcançado:
Vermelho: quando o progresso está entre 0% e 33%.
Amarelo: quando o progresso está entre 34% e 66%.
Verde: quando o progresso é superior a 66%.

Mudança no código de loja
Caso a loja sofra alterações de código, se a alteração foi devidamente registrada na Dito por meio do Gestão de Lojas, os dados do vendedor na loja antiga serão unificados a loja nova, evitando duplicidade.
Boas práticas
Para que você tenha um bom acompanhamento das suas metas, sugerimos alguns cuidados:
Para garantir a confiabilidade e a integridade dos dados, a plataforma não permite o registro de metas retroativas. Portanto, é importante antecipar-se e registrar as metas futuras, evitando possíveis esquecimentos.
Evite ativar ou desativar campanhas ao longo do dia. Ao criar uma nova campanha, é aconselhável programar a data da ação com antecedência e utilizar a funcionalidade de agendamento para que ela ocorra no dia seguinte. Dessa forma, evita-se que vendedores com metas cumpridas sejam pegos de surpresa, recebendo contatos fora do horário de expediente no dia seguinte
O mesmo princípio anterior vale para desativar campanhas: você pode agendar o desligamento para evitar que os contatos já contabilizados nas metas sejam removidos da agenda do vendedor durante o dia. Isso ajuda a manter a consistência e previsibilidade nas atividades da equipe.
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