Glossário de métricas do agenda

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:05 PM

Um guia completo para entender as principais métricas

Aqui, você terá acesso a todas as métricas do Agenda, um guia abrangente que explica as principais métricas de desempenho e resultados.

Esse guia apresenta definições claras e exemplos práticos das métricas. Abaixo, estão os dados de cada indicador:

 

Contatos disponibilizados: É a quantidade de oportunidades de contatos disponibilizados em uma campanha durante todo o tempo em que a campanha esteve ativa. Um consumidor pode ser contabilizado uma ou mais vezes na mesma campanha.

  • Um exemplo, é o consumidor que é disponibilizado na campanha de carrinho abandonado, o contato é realizado e, após alguns dias, o consumidor volta a ser disponibilizado novamente na mesma campanha por ter abandonado outro carrinho. Esse consumidor poderá ser contatado duas vezes por haver duas oportunidades de contato.

     

  • Consumidores que forem disponibilizados em várias campanhas ao mesmo tempo, ao analisar essa métrica pela ótica de loja e vendedor, será contabilizado como uma única oportunidade de contato disponibilizado. Ao analisar pela ótica de campanha, cada campanha contabilizará uma oportunidade disponibilizada.

 

Contatos realizados: É a quantidade de contatos realizados em uma campanha durante o tempo em que ela está ativa. São contabilizados os contatos em que o vendedor marcou que conseguiu ou não contato com o consumidor.

 

Contatos confirmados:  É a quantidade de contato que foi realizado e o vendedor marcou que conseguiu enviar a mensagem ao consumidor.

 

Contatos confirmados (%) : É o percentual de contatos confirmados em relação à quantidade de contatos realizados. O cálculo é (contatos confirmados / contatos realizados) x 100.

 

Contatos não confirmados: É a quantidade de contato que foi realizado e o vendedor marcou que não conseguiu enviar a mensagem ao consumidor.

 

Contatos não confirmados (%): É o percentual de contatos não confirmados em relação à quantidade de contatos realizados. O cálculo é (contatos não confirmados / contatos realizados) x 100.

 

Clientes únicos impactados: É a quantidade de consumidores únicos que tiveram um contato confirmado pelo vendedor. 

 

  • Na prática, esse indicador fornece clareza sobre o alcance de pessoas únicas que receberam as ofertas do Agenda durante um determinado período. Com essa informação, sua marca pode compreender que, mesmo realizando o mesmo número de contatos em comparação ao mês anterior, o fato de ter se comunicado com um maior número de consumidores únicos pode gerar mais oportunidades de vendas. Isso auxilia a compreender os aumentos ou quedas na receita influenciados por esse fator.

 

Clientes únicos impactados (%): É o percentual de clientes únicos impactados em relação à quantidade de contatos confirmados. O cálculo é (clientes únicos impactados / contatos confirmados) x 100.

 

Frequência de contato: É a quantidade média de contatos que um consumidor recebeu. O cálculo é (contatos confirmados / clientes únicos impactados)

 

  • Na prática, esse indicador é importante para que as abordagens com os usuários não sejam cansativas prejudicando a experiência do cliente. Além disso, esse indicador pode ser analisado em conjunto com os consumidores únicos impactados para entender se está focando em falar com os mesmo clientes ou expandindo a comunicação, o que acaba gerando mais oportunidade de realizar uma venda.

 

Descadastros: É a quantidade de clientes que um vendedor realizou descadastro através do aplicativo do Agenda. 

 

  • Na prática, o descadastro no Agenda significa que um cliente não será mais disponibilizado nas campanhas e, por isso, não receberá mensagens do vendedor. É uma ação realizada pelo vendedor mas que pode ter vindo do pedido do cliente ou o vendedor pode ter identificado que o número de telefone do cliente é inválido.

 

Vendas influenciadas: É a quantidade de vendas que ocorreram em até 30 dias após o consumidor receber um contato com sucesso (confirmado) de um vendedor. Explicando melhor, considera no relatório a data que essa venda foi faturada. 

 

Obs: Consideramos vendas influenciadas apenas eventos com receita positiva.

 

Conversões: É a quantidade de contatos únicos confirmados que se tornaram vendas influenciadas em até 30 dias. Exemplificando, são os contatos confirmados que foram convertidos em receita por meio da influência do contato. A conversão é gerada na data que o contato foi feito. 

 

  • Na prática, esse indicador revela sempre quando o vendedor enviou uma mensagem ao cliente. 

 

Clique aqui para entender melhor sobre Conversões x Vendas Influenciadas.?

 

 

Conversões (%): É o percentual de conversões em relação à quantidade de contatos realizados. O cálculo é (conversões / contatos realizados) x 100. 

 

  • Na prática, este indicador mostra o quanto do esforço do vendedor em realizar contatos, estão de fato sendo efetivos e gerando vendas. Ele pode ser usado para criar previsibilidade de vendas em datas futuras.

 

Receita pelo contato: É a soma da receita influenciada por um vendedor através dos contatos enviados por ele mesmo.

 

Obs: Consideramos vendas influenciadas apenas eventos com receita positiva.

  • Na prática, esse indicador permite você identificar os vendedores que possuem maior capacidade de gerar vendas através do canal Agenda - não necessariamente os clientes compraram com este mesmo vendedor. Clique aqui para saber mais sobre esse indicador.

 

Receita Influenciada : É a soma da receita influenciada por um vendedor através dos contatos enviados por ele e também outros vendedores. É atribuída para a data que a compra foi realizada. 

 

Obs: Consideramos vendas influenciadas apenas eventos com receita positiva.

  • Na prática, esse indicador permite você identificar os vendedores que dão um ótimo atendimento em loja e garantem que a venda se concretize. Clique aqui para saber mais sobre esse indicador.


 Lembrando que se você é lojista, as dúvidas devem ser direcionadas ao time de CRM da sua marca.


Ficou alguma dúvida? O time de suporte está à disposição. ?

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