Com o Resultados de Canais, você conseguirá analisar o engajamento e resultados das suas campanhas de e-mail e SMS.
Com ele, você conseguirá analisar os resultados de forma mais detalhada permitindo:
Identificar tendências de alta ou queda no engajamento por meio de gráficos temporais;
O valor do impacto na receita das lojas, gerada pelas campanhas.
Além da possibilidade de exportação de dados para análises mais específicas.
Filtros do relatório
O relatório conta com uma série de filtros para te ajudar a entender a performance e resultado de suas campanhas. Os filtros aqui, são:
Data: este filtro busca pela data do acontecimento das métricas. Ou seja, a data que o envio da campanha foi realizado, a data que o consumidor abriu ou clicou na comunicação, a data que a compra foi realizada.
Canal: este é o canal de comunicação das campanhas enviadas, podendo ser e-mail, SMS ou mobile push. Aqui é exibido até mesmo os canais que a marca ainda não possui contratado.
Evento de conversão: você pode escolher qual interação do consumidor com a campanha, é o ideal para mensurar a conversão. Caso queira aprender mais sobre a conversão, visite este artigo.
Janela de conversão: você pode definir o tempo máximo que uma conversão e venda influenciada poderá ser contabilizada, após o consumidor interagir com a campanha.
Tags: você pode buscar todas as campanhas que possuem uma ou mais tags. Para adicionar tags às suas campanhas, visite este artigo.
Campanhas: você também pode buscar uma ou mais campanhas para definir quais serão apresentadas no relatório.
Consolidado de engajamento e receita
O relatório conta com um gráfico temporal que traz as principais métricas de engajamento e resultados das campanhas. Para conhecer cada uma das métricas e a forma como elas são contabilizadas, visite este artigo.
Importante notar que as métricas são exibidas com base na data em que ocorreram. Portanto, é normal encontrar casos em que o período filtrado mostre aberturas, cli ques, bounces, rejeições, vendas influenciada; mas sem envios. Isso sugere que a campanha foi enviada em datas anteriores ao período filtrado.
Acima do gráfico, é possível clicar sobre cada métrica para analisar o comportamento ao longo do tempo. Passando o mouse sobre a linha do gráfico, você pode observar o valor exato do período.
Além disso, o gráfico também permite fazer agrupamento das métricas para facilitar as análises. As opções disponíveis são: diário, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual. As opções visíveis podem variar de acordo com a quantidade de dias selecionado no filtro de data, onde a tela busca criar a melhor visualização possível ao gráfico.
Tabela com os dados de performance
Na tabela de performance, são exibidos todas as métricas de engajamento e resultados das campanhas, dando a liberdade para que você possa agrupá-los por campanhas, lojas e disparos.
Para conhecer cada uma das métricas e a forma como elas são contabilizadas, visite este artigo.
Agrupamento por Campanhas
O objetivo desse agrupamento, é permitir que você possa ver suas campanhas e as estatísticas geradas por elas no período. Caso a campanha não tenha gerado métricas no período selecionado, ela não irá aparecer.
Apenas neste agrupamento temos a coluna Plataforma, que diz se a campanha foi criada no ambiente crm.dito ou app.dito.
Os métricas disponíveis neste agrupamento, são:
Métricas de engajamento: envios, entregas, aberturas, cliques, CTR, CTOR, bounces, rejeições.
Métricas de resultados: receita influenciada, conversão, venda influenciada, ticket médio influenciado.
Agrupamento por Lojas
O objetivo deste agrupamento, é permitir que você possa analisar quais lojas tiveram influência na receita por conta das campanhas enviadas.
Os métricas disponíveis neste agrupamento, são:
Métricas de engajamento: neste agrupamento não há métricas de engajamento, pois as campanhas são enviadas a nível de marca, e não lojas.
Métricas de resultados: receita da loja, receita influenciada, conversão, venda influenciada, ticket médio influenciado.
Agrupamento por Disparo
O objetivo deste agrupamento, é permitir que você possa analisar as métricas agrupadas pelas datas em que uma campanha recorrente realizou envio.
Os métricas disponíveis neste agrupamento, são:
Métricas de engajamento: envios, entregas, aberturas, cliques, CTR, CTOR, bounces, rejeições.
Métricas de resultados: conversão, venda influenciada, receita influenciada, ticket médio influenciado.
Observação:
Este agrupamento não é aplicável a todos os tipos de campanhas, sendo exibido apenas quando o usuário interagir com campanhas recorrentes, ou seja, aquelas que são configuradas para ocorrer de forma diária, semanal ou mensal. Sendo assim, só estará visível quando o usuário clicar especificamente sobre uma campanha desse tipo.
É importante destacar que esse agrupamento não está disponível para campanhas baseadas em comportamento. Ou seja, campanhas que são criadas para atingir usuários com base em suas ações ou interações dentro de uma plataforma não terão essa visualização.
Exemplo de Campanha por Segmento:
Neste tipo de campanha, você encontrará a visualização mencionada, uma vez que ela é compatível com o agrupamento descrito.
Filtrando na Tela de Resultados Canais, você consegue agrupar por Disparo:
Exemplo de Campanha por Comportamento:
Neste tipo de campanha, a visualização não estará disponível, pois não é compatível com o formato de campanhas baseadas em comportamento.
Filtrando na Tela de Resultados Canais, você não consegue agrupar por Disparo:
Exportação de dados
Além das possibilidades de análise do relatório, você também pode exportar os dados para criar novas análises. Todos os agrupamentos de dados permitem a exportação.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento, combinado?
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