Como adicionar URL em notificações de SMS para acompanhar estatísticas de cliques

Modificado em Qui, 7 Ago na (o) 11:27 AM

Saiba como configurar e acompanhar as estatísticas de last click e cliques únicos nas suas campanhas enviadas pelo canal de SMS.

Sabemos que o SMS é uma estratégia que traz excelentes resultados nas réguas de comunicação utilizadas por nossos clientes, e pensando nisso a partir de agora você poderá acompanhar a receita de last click e também os cliques únicos dessas notificações dentro da Dito.

Essa funcionalidade contempla as notificações de envio único e agendadas, não estando disponível para notificações que são enviadas "de acordo com um comportamento".


Veja abaixo como é simples e rápido adicionar seu link na notificação para acompanhar essas estatísticas de SMS:


Passo 1: No passo "conteúdo da campanha" abaixo da caixa de texto da sua mensagem, clique na opção "Encurtar URL":



Passo 2: Após clicar em “Encurtar URL”, você será direcionado para um modal onde pode inserir sua URL:




IMPORTANTE: Todas as URLs inseridas precisam ser encurtadas por meio da Dito para que as estatísticas de receita last click e cliques únicos fiquem disponíveis. Por isso, recomendamos que você não utilize URLs encurtadas por ferramentas externas.


Passo 3: Após inserir e adicionar a sua URL, você será redirecionados para página de criação de notificação já com uma variável que exemplifica sua URL encurtada, contendo 30 caracteres:

 


Isso acontece porque o link será encurtado efetivamente apenas no momento do envio da notificação, que é quando tratamos a URL adicionando nossas UTMs e transformando em uma URL única. :)


Caso você queira ver, editar, adicionar ou excluir uma das URL’s encurtadas basta acessar novamente o fluxo e clicar em “Encurtar URL”.

Para editar sua URL basta realizar a modificação e clicar novamente em confirmar, para exclusão basta apagar o link no corpo da mensagem mesmo: 



Atenção para esse detalhe sobre a métrica de cliques nos links de SMS:


As operadoras incluem automaticamente um robô que faz a verificação de confiabilidade dos links adicionados nas mensagens de SMS. Ou seja, em alguns casos, o link é aberto mesmo que o destinatário não tenha clicado, o que pode impactar diretamente na taxa de abertura.

Após análise do nosso time da Dito, foi observado que aproximadamente 12% das mensagens enviadas podem ser impactadas pela ação dos robôs, impossibilitando a contagem exata do número de cliques nos links.

Agora que você conhece os passos para adicionar um link em suas notificações de SMS, é só enviar a sua notificação!


Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe de atendimento está prontinha para te atender através do nosso chat!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo