Entenda passo a passo do nosso processo de DE/PARA
1 - O que é um DE/PARA?
O DE/PARA é a configuração da integração para ler um novo código de loja e/ou vendedor e unificá-lo à uma loja já existente na Dito.
Tecnicamente falando, o DE/PARA funciona da seguinte forma:
Os dados que a Dito recebe da marca e que contem informação de identificação da loja, como compras e vendedores; são transformados do código novo para o código antigo.. Dessa forma, a Dito mantém todas as informações com a mesma chave de referencia, garantindo o funcionamento esperado da plataforma.
Observação: Em casos de alteração de código de loja em que o código novo deve ser transformado em código antigo, o nome da loja será atualizado para o novo.
Se for necessário manter o nome antigo da loja, deve ser informado para que um DE/PARA no nome da loja seja realizado no mesmo processo.
Exemplo: Se a loja ANTIGA tem o nome "Shopping BH" e loja NOVA tem o nome "Shopping SC", com o DE/PARA sendo realizado, o nome será na loja nova (Shopping SC). Caso o nome precise ser da loja antiga, é preciso sinalizar!
2- Quando solicitar um DE/PARA?
Quando uma loja troca seu identificador único (ex: código da loja) no sistema da loja (ERP) e você quer manter os dados unificados.
Isso pode acontecer em situações, como:
Quando uma loja franquia é repassada para um novo dono;
Quando há a necessidade de se trocar o CNPJ da loja por questões fiscais, e normalmente o sistema da marca necessidade que seja feito um novo cadastro de loja no sistema
Quando uma loja é fechada e reaberta posteriormente.
Quando o vendedor troca seu identificador único no banco (o identificador único é o código do vendedor) e você quer manter os dados unificados.
A marca consegue visualizar os dados unificados em uma mesma loja, mesmo com a mudança de código de loja sendo necessária administrativamente.
No caso dos vendedores, se houver mudança de código, o DE/PARA garante a unificação das informações em um único código, não impactando a distribuição de contatos e relatórios do Agenda.
3 - Quando eu tenho que solicitar um DE/PARA?
O ideal é abrir a solicitação com 15 dias de antecedência das alterações.
Obs.: Não tem nenhum impacto se o DE/PARA for configurado antes dos novos dados estarem disponíveis. Como o objetivo é que os dados da nova loja sejam apontados para a loja antiga, o DE/PARA só vai ter efeito quando esses dados forem importados para a Dito
4 - Posso usar o DE/PARA para fazer repasse de clientes entre lojas?
Ex: uma loja fechou e quero que os clientes sejam direcionados para uma loja já existente.
Não. Quando uma loja encerra a operação, os clientes que a tinham como loja de preferência serão redistribuídos, caso essas pessoas tenham compras em outras lojas. Os consumidores que só possuíam compras na loja fechada ficarão sem vendedor de preferência até realizarem outra compra. Isto pois, a redistribuição de clientes levam em consideração os eventos de compra.
Atualmente, o DE/PARA não consegue atender a necessidade de alocar clientes sem vendedor de preferência em outras lojas, pois, como explicado no tópico 1, o DE/PARA sempre irá referenciar o código novo da loja ao antigo. Portanto, se esse processo fosse realizado com esse objetivo, perderíamos os dados de uma das lojas envolvidas no DE/PARA
5 - Quais informações são necessárias para aplicarmos o de-para?
São necessárias as seguintes informações:
- Identificador único da loja antiga
- Identificador único da loja nova
- Nome da loja antiga
- Nome da loja nova
- Códigos antigos dos vendedores da loja antiga que serão migrados para loja nova
- Códigos novos dos vendedores da loja antiga que serão migrados para loja nova
6 - Se uma loja trocar de código e eu não fizer o DE/PARA o que pode acontecer?
Todos os eventos que forem importados com o código novo da loja permanecerão associados a esse código. Esses eventos não serão reprocessados para o código antigo mesmo se um DE/PARA for solicitado depois, perdendo assim, a associação de histórico dessa loja e todos os contatos relacionados a esse período importado.
7 - O DE/PARA pode ser solicitado/executado depois que os novos dados já estiverem chegando na Dito? Qual o impacto?
Sim, o DE/PARA pode ser realizado depois que os dados estão chegando na Dito, mas essa ação tem alguns impactos.
* No caso de eventos compras:
Se o DE/PARA não for realizado antes dos eventos da nova loja serem enviados para a Dito, esses eventos não estarão associados à loja antiga. Dessa forma, teremos um período de dados associado apenas ao código novo. Dessa forma, a plataforma irá interpretar como sendo 2 lojas distintas.
* No caso de vendedores:
O DE/PARA dos vendedores deve ser realizado quando um vendedor já existente tem seu código alterado. Caso o DE/PARA de vendedores não seja realizado, é importante entender que o vendedor terá dois cadastros:
- Código novo: Em que a cartela de clientes deverá ser construída do zero com base nos eventos de compra que irão chegar no novo código de loja.
- Código antigo: Os clientes que estavam associados a esse código serão redistribuídos de acordo com as regras de encarteiramento de contatos. Caso não tenha compras em outros lugares, ficarão sem vendedor de preferência.
8 - Como realizar o cadastro dos vendedores de uma loja que passará pelo processo de DE/PARA?
Os vendedores precisam estar cadastrados na nova loja.
Mesmo que o vendedor permaneça na loja com o mesmo código, ele precisa estar cadastrado sob essa nova loja.
Para que o processo ocorra de forma correta, todos os dados precisam estar atrelados à nova loja.
9 - Como identificar que o DE/PARA foi realizado com sucesso?
Atualmente, a forma que temos de conferir se o DE/PARA foi realizado corretamente é via segmentação.
Exemplo:
Tenho a loja cujo código é A e que será alterado para o código B. Ao solicitar o processo de DE/PARA, é esperando que, tudo que chegue na Dito com o código B seja transformado ao código A.
Dito isso, uma vez que o processo de DE/PARA for concluído, é esperado que as compras enviados no código B sejam inseridas na plataforma com o código A.
Portanto, ao segmentar pessoas que compraram na loja B após o processo de DE/PARA não podemos encontrar ninguém, o esperado é encontrar compras nesse mesmo período no código A. Assim, conseguimos concluir que o processo de DE/PARA foi realizado corretamente.
10 - Se houve DE/PARA de vendedores, com qual código meu vendedor deve acessar? Com o código novo ou antigo?
O vendedor deve continuar acessando com o código antigo. Isso vale inclusive, se o código do vendedor não for alterado, mas o usuário de acesso dele possui o código da loja unificado com o código de vendedor.
11 - É possível reverter um DE/PARA já realizado?
O processo pode ser desfeito, mas o que foi registrado na Dito no período do DE/PARA não será corrigido. Depois de desfeito começa a salvar compras com o novo código.
12 - Como funciona a distribuição de contatos para lojas novas que não permaneceram com os vendedores antigos?
Se os vendedores da nova loja são novos, não existe DE/PARA de vendedores. Teríamos esse DE/PARA caso os vendedores antigos permaneçam, porém, com um novo código.
No caso de vendedores novos, os contatos serão redistribuídos de forma equilibrada para todos os vendedores novatos.
13- A marca poderá segmentar todos os clientes que compraram na loja antiga e nova a partir de um único código?
Se o DE/PARA for pedido no prazo correto, é esperado que todos os dados da loja estejam apenas em um único código - o antigo.
Se recebemos eventos de compra com o código novo da loja, e só depois disso realizarmos o DE/PARA, vamos ter que fazer segmentos com os dois códigos de loja, para contemplar todos os eventos e clientes.
No segundo caso, a marca precisa manter uma documentação interna para controle dos códigos já atrelados a cada loja. Dessa forma, a marca saberá como segmentar os compradores na plataforma Dito.
14 - Se eu mantenho parte dos vendedores e o restante são novos, como é feita a redistribuição de clientes?
Se os vendedores permanecerem com o mesmo código, eles permanecerão com a sua carteira.
Se os vendedores permanecerem com um código diferente, é necessário solicitar o DE/PARA desses vendedores para que a carteira de clientes continue.
Para os novos vendedores não existe DE/PARA, eles receberão clientes por redistribuição.
15- Qual o prazo de finalização do DE/PARA?
Depois da aprovação comercial, o DE/PARA será realizado em até 5 dias úteis.
16- Quando uma loja tem um DE/PARA o Grupo de Lojas é atualizado automaticamente?
Como mantemos o histórico da loja antiga, manteremos o grupo de loja existente.
Obs: Caso aconteça um DE/PARA só depois que os novos dados chegaram na Dito (como respondido na pergunta 6), o grupo de loja poderá sofrer impacto.
É comum descobrirmos problemas no grupo de loja, quando o lojista fala que parou de ver os resultados da sua loja em um determinado período de tempo. Ao investigar, percebemos que a loja mudou as informações de código.
Com isso será necessário adicionar a “nova loja” no grupo de lojas, para que os lojistas consigam ver o resultado em sua totalidade.
Isso vai gerar uma “duplicidade” nos resultados, pois eles vão ver as duas lojas até o DE/PARA ser concluído de fato.
17 - Se a loja muda apenas o CNPJ, é necessário fazer um DE/PARA?
Somente se o CNPJ for o código da loja.
18 - Quais os impactos nos relatórios caso um DE/PARA não seja realizado ou solicitado depois que informações da nova loja já chegaram na Dito?
Caso o de-para não seja realizado teremos duplicidade nos relatórios, ou seja, vamos ver a mesma loja duas vezes ( o código novo e o antigo). Esse problema vai se refletir em todos os relatórios onde há agrupamento e a visão dos dados por loja.
Se o DE/PARA for realizado, a duplicação vai parar a partir do processo concluído.
19- Quando um DE/PARA é realizado, qual impacto nos eventos retroativos de compras?
O DE/PARA é idealmente realizado considerando o de como o novo código e o para como o código que já era enviado. Dessa forma, quando identificarmos o novo dado, ele será transformado para o antigo, sem trazer impacto nas informações retroativas.
20- Por que o processo de DE/PARA não fica com o código novo?
Mantemos o código antigo, porque a arquitetura técnica da Dito não permite alterar ou deletar eventos. O processo de DE/PARA é para ter os dados unificados loja nova + antiga, sendo assim, mantemos os dados antigos pois eles já existem na Dito.
Qualquer dúvida estamos à disposição!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo