Ticket Médio de compra

Modificado em Qui, 17 Abr na (o) 8:54 PM

Agora no segmentos 2.0 você terá a informação de ticket médio do segmento.


No novo Segmentos 2.0, implementamos uma métrica há muito tempo solicitada por nossos clientes: o dado de Ticket Médio de compra.

 

Esta métrica é calculada da seguinte forma:

  • Receita total do segmento / nº total de eventos “com revenue” (Ex.: evento “comprou”)

Com isso, você poderá ter uma visão do valor médio de cada comportamento de compra realizado pelas pessoas daquela base.

 

Ticket Médio X Gasto Médio: qual a diferença?

 

É muito comum confundir as duas métricas. Mas é importante separar seu entendimento e o seu uso, pois elas ajudam a entender diferentes comportamentos.

 

Ticket Médio: gasto médio por cada compra realizada. Ou seja, valor total gasto pelos clientes dividido pela quantidade de compras. Associamos essa compra a uma “receita positiva” (revenue), pois os eventos de “comprou” podem ser diferentes para cada marca.

 

Gasto Médio: gasto médio que uma pessoa tem com a marca. Ou seja: é o valor total gasto pelos clientes dividido pela quantidade de clientes que compraram no período.

É possível realizar diferentes análises para cada métrica.

 

Ex.: No exemplo abaixo, podemos dizer que, o “Cliente 1”, apesar do ticket menor, possui maior recorrência de compra, sendo mais fiel. Já o “Cliente 2” tem um ticket médio maior, porém não engajou.

 


Ao entender o Ticket Médio, podemos gerar uma suposição a ser testada de, por exemplo, trazer um melhor preço de produto a ser oferecido para aquela base segmentada. O que, no caso acima, pode gerar um ganho de receita com o “Cliente 1” e uma volta de engajamento com o “Cliente 2”.

 

Vale ressaltar que o exemplo acima serve apenas para ressalvar a diferença dessas duas métricas. Para você ter uma qualidade de análise efetiva, que traga resultado para a sua segmentação, recomendamos que você conheça o nossomódulo RFM, metodologia já reconhecida no mercado por realizar de forma automatizada o agrupamento de clientes a partir da Recorrência, Frequência e Valor Monetário gasto. O ticket médio é uma informação importante para trabalhar diferentes bases do RFM.

 

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