O que é o Benchmark e como funciona.

Modificado em Qui, 17 Abr na (o) 8:15 PM

Saiba tudo sobre o Benchmark e como utilizá-lo para impulsionar suas estratégias.


O que é o Benchmark e como funciona. 

 

O benchmarking é uma prática fundamental para avaliar o desempenho empresarial e identificar oportunidades de melhoria. Ao comparar indicadores-chave de desempenho (KPIs) com os de outras empresas do mesmo setor ou melhores do mercado, é possível obter insights valiosos para aprimorar processos e estratégias. 

 

O Benchmark permite comparar o desempenho da marca em relação a outras marcas da mesma vertical, e permite identificar o progresso das métricas para criar estratégias mais eficientes.

 

Neste artigo, exploraremos o benchmarking de cinco indicadores essenciais para o varejo: qualidade de cadastro, receita gerada nos canais digitais, receita gerada por recompra, frequência de compras e gasto anual de clientes.

 

Para acessar a tela de Benchmark é muito simples, basta você acessar o menu superior do app.dito em relatórios e procurar por benchmarck na lista:

 

 

 

 

Benefícios do benchmark

 

  • A possibilidade de identificar o desempenho da sua empresa relativo a outras marcas da mesma vertical;

  • Ter um ponto de referência para poder traçar planos de melhoria em cada um dos cinco indicadores;

  • Avaliar o progresso da empresa em cada uma das métricas para entender se as ações estão trazendo resultados e o que pode ser melhorado na estratégia;

  • Com isso, o Benchmark irá ajudar na criação e reavaliação de estratégias mais eficientes.

 

Métricas

 

1. Qualidade de Cadastro

 

A qualidade de cadastro é um indicador crucial para assegurar que as informações dos clientes estão corretas e atualizadas. 

 

Comparar a precisão dos dados cadastrais com a de empresas referência pode revelar deficiências nos processos de coleta e manutenção de informações. 

 

Nesse indicador:

  • Compare a taxa de erros de cadastro com empresas similares.

  • Avalie a eficácia das estratégias de validação de dados utilizados.

  • Identifique áreas de melhoria na coleta e atualização de informações.

 

Obs: Se faltar alguma das fichas no cadastro (CPFs preenchidos, E-mails preenchidos ou Telefones preenchidos), o cadastro é considerado como inválido.

 

 

2. Impacto Digital

 

Os canais digitais desempenham um papel fundamental nas estratégias de vendas modernas. O Impacto Digital calcula a porcentagem de receita proveniente de canais digitais (SMS, E-mail e Agenda).

Comparar a receita gerada nesses canais com a média do mercado pode ajudar a avaliar a eficácia das estratégias online.

 

Nesse indicador:

  • Compare a proporção de receita proveniente de canais digitais.

  • Analise a taxa de conversão dos canais digitais em relação a empresas líderes.

  • Identifique oportunidades de otimização na jornada online do cliente.

3. Receita Gerada por Recompra

 

A Recompra indica a fidelidade dos clientes e a qualidade dos seus produtos/serviços. Ela é calculada pela receita de pessoas que compraram mais de uma vez dividida pelo total de receita.

 

Comparar essa receita com a de empresas bem-sucedidas no mesmo setor pode ajudar a avaliar a capacidade de manter clientes satisfeitos e engajados. 

 

Nesse indicador:

  • Compare a proporção de receita proveniente de recompras.

  • Avalie a taxa de retenção de clientes em relação aos líderes do mercado.

  • Identifique oportunidades de melhorias nos programas de fidelidade e pós-venda.

     

 

4. Frequência de Compras

 

A frequência de compra reflete o envolvimento contínuo dos clientes com sua marca. É calculada pela quantidade de vezes que a pessoa comprou nos últimos 12 meses.

 

Comparar essa frequência com a de concorrentes de destaque pode fornecer insights sobre a lealdade e a satisfação dos clientes. 

 

Nesse indicador:

  • Compare a média de compras por cliente ao longo de um período específico.

  • Avalie a eficácia das campanhas de marketing direcionadas à repetição de compras.

  • Identifique maneiras de aumentar o engajamento e a interação com os clientes.

 

Obs: A frequência de compra não retornará o mesmo valor de RFM, pois o RFM desconsidera os outliers, já o Benchmark, não.  

 

5. Gasto Anual dos Clientes

 

O Gasto anual revela o valor que os clientes trazem para sua marca. É calculado pelo total de receita dividido pela quantidade de pessoas que compraram nos últimos 12 meses.

 

Comparar esse valor com empresas líderes pode ajudar a entender a rentabilidade dos clientes e a eficácia das estratégias de aumento de gastos. 

 

Nesse indicador:

  • Compare o valor médio gasto por cliente anualmente.

  • Avalie a proporção de clientes de alto valor em relação ao total.

  • Identifique táticas utilizadas por empresas referência para aumentar o gasto dos clientes.

     

Atualização

 

A atualização dos dados será realizada no dia 01 de cada mês para todas as marcas. 

 

Os dados serão atualizados mensalmente, em uma janela fixa para conseguir equalizar todas as marcas. 

 

Visualização dos dados

  • Os Big Numbers mostram os dados do último mês, sendo possível mudar a visualização entre os indicadores

  • Os indicadores de comparação vão mostrar se os valores subiram ou desceram em relação ao mês anterior

  • Só será possível visualizar os dados dos últimos 12 meses

  • Ao passar o mouse nas linhas do gráfico, é possível visualizar onde a marca se encaixa em comparação às medianas da métrica (Alto, Mediano, Baixo)

 

 

Metodologia de Mediana

 

O Benchmark usa a Mediana para calcular a dispersão nos eixos sem uma possível interferência dos outliers. São feitas 3 divisões formando 4 grupos entre as empresas analisadas, cada grupo com 25% do total dessas empresas. Em cada interseção dos grupos,atribuímos um ponto que traz o resultado real do indicador analisado: Alto, Mediano e Baixo. 

 Score do indicador

 

O Score do indicador considera exclusivamente a posição da marca no ranking de todas as marcas da sua vertical/tier.  Atribuímos uma classificação para demonstrar se a posição é ruim, razoável, bom ou excelente. 

 

Comparativo

 

O comparativo ajuda a entender a posição relativa entre o ponto alto, mediano e ponto baixo. Todas as métricas terão os comparativos:

  • Abaixo do nível Baixo: Quando a sua marca estiver aqui, isso indica que seu desempenho está entre os 25% mais baixos em relação à métrica escolhida, comparada com as outras marcas da sua vertical.

  • Entre Baixo e Mediano: Estar nesta faixa indica que a sua marca está progredindo, mas ainda não atingiu a posição mediana. Ela está melhor do que 25% das marcas e tem muito espaço para crescimento.

  • Entre Mediano e Alto: Quando a sua marca estiver aqui, isso indica que seu desempenho está acima da metade das marcas, mas ainda não atingiu o nível de maior destaque.

  • Acima do nível Alto: Se a sua marca está aqui, ela está em uma posição excelente. Isso indica que seu desempenho está entre os 25% melhores em relação à métrica escolhida.

Agora você já possui todas as informações sobre o benchmark e pode utilizar para impulsionar ainda mais para os resultados da sua marca.

 

 

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