Lançamos uma nova funcionalidade no app dos Gerentes que da loja que permite ter um controle maior sobre os status de vendedores em momentos pontuais. Entenda melhor no passo a passo como a gestão é feita.
Os gerentes conseguem ausentar vendedores e redistribuir os clientes para que não fiquem sem contatos durante a ausência do vendedor, ou, então, não redistribuir os clientes caso seja uma ausência de curta duração.
Obs.: Ao ausentar um vendedor, ele vai perder acesso ao aplicativo imediatamente. Mas os clientes da carteira dele serão redistribuídos na próxima rotina que acontece durante a madrugada.
Casos de uso
Vendedor é desligado da marca mas leva-se vários dias para o departamento pessoal da marca inativar a pessoa no sistema. Isso acontece porque o vendedor precisa se manter ativo para gerar a próxima folha de pagamento, ou por falha na solicitação/comunicação.
Quando um vendedor se ausenta da loja, seja por férias, licença ou imprevistos, e não é inativado na plataforma, ele continua a receber contatos. Isso por sua vez prejudica o acompanhamento das metas da loja e resulta na perda de oportunidades para impactar esses clientes, que ficam "presos" na carteira do vendedor até o seu retorno.
Passo a passo
Passo 1 - O gerente precisa entrar no aplicativo e acessar a tela "Vendedores" presente no menu do topo do aplicativo
Passo 2 - O gerente vai entrar na lista de Vendedores e nessa listagem é possível ver os status de cada vendedor da loja:
Importante: Existe uma regra de negócio nesta tela onde só exibimos os vendedores que a marca está enviando como ativo. Se por acaso a marca inativar um vendedor na integração/sistema, ele deixará de ser exibido para o gerente.
Passo 3 - O gerente vai entrar no perfil do vendedor que deseja alterar o status. Todas as informações do vendedor vão ser mostradas na tela, e para alterar o status siga na opção “Editar status”
Passo 4 - Após editar o vendedor, a tela vai ser atualizada e mostrar o novo status:
Obs: A última edição é exibida em destaque no perfil do vendedor.
Importante:
Os gerentes de loja só podem ausentar vendedores ativos, que são informados pela marca.
Também só é possível ativar vendedores que foram colocados como ausentes. Vendedores que forem inativados pela marca não podem ser reativados pelos gerentes.
Só é possível alterar o status de pessoas que possuem o cargo de vendedor. Os gerentes não podem alterar o status de outros gerentes, apenas a marca.
Os gerentes podem alterar o status apenas dos vendedores da loja em que está acessando o aplicativo. Se o vendedor trabalha em múltiplas lojas, é necessário ausentá-lo em cada uma das lojas.
Caso haja mudança de cargo e um vendedor que estava ausentado, passe a ser gerente iremos desconsiderar automaticamente a ausência e ele terá acesso ao aplicativo normalmente.
Redistribuição de clientes: Na edição de status, o gerente pode optar por redistribuir ou não os clientes do vendedor ausente. A redistribuição acontece no dia seguinte à mudança.
Ao optar por “Não redistribuir”, os clientes ficaram na carteira do vendedor, mas a plataforma não irá gerar contatos para estes clientes até que o vendedor volte a ficar ativo ou a opção seja “Redistribuir”.
A redistribuição de clientes segue a regra de encarteiramento de clientes onde busca-se o próximo vendedor cujo cliente comprou mais. Na ausência desse vendedor, a plataforma irá priorizar o vendedor com menor número de clientes em carteira.
Após a edição do vendedor é possível retornar ao status Ativo novamente:
Gostou da novidade?
Qualquer outro ponto seguimos à disposição!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo