Gestão de status de vendedores

Modificado em Qui, 17 Abr na (o) 7:19 PM

Veja no passo a passo como ativar e desativar vendedores da sua loja

Lançamos uma nova funcionalidade no app dos Gerentes que da loja que permite ter um controle maior sobre os status de vendedores em momentos pontuais. Entenda melhor no passo a passo como a gestão é feita.

Os gerentes conseguem ausentar vendedores e redistribuir os clientes para que não fiquem sem contatos durante a ausência do vendedor, ou, então, não redistribuir os clientes caso seja uma ausência de curta duração.

Obs.: Ao ausentar um vendedor, ele vai perder acesso ao aplicativo imediatamente. Mas os clientes da carteira dele serão redistribuídos na próxima rotina que acontece durante a madrugada.

Casos de uso

Vendedor é desligado da marca mas leva-se vários dias para o departamento pessoal da marca inativar a pessoa no sistema. Isso acontece porque o vendedor precisa se manter ativo para gerar a próxima folha de pagamento, ou por falha na solicitação/comunicação.

Quando um vendedor se ausenta da loja, seja por férias, licença ou imprevistos, e não é inativado na plataforma, ele continua a receber contatos. Isso por sua vez prejudica o acompanhamento das metas da loja e resulta na perda de oportunidades para impactar esses clientes, que ficam "presos" na carteira do vendedor até o seu retorno.

Passo a passo

Passo 1 - O gerente precisa entrar no aplicativo e acessar a tela "Vendedores" presente no menu do topo do aplicativo

Passo 2 - O gerente vai entrar na lista de Vendedores e nessa listagem é possível ver os status de cada vendedor da loja:

Importante: Existe uma regra de negócio nesta tela onde só exibimos os vendedores que a marca está enviando como ativo. Se por acaso a marca inativar um vendedor na integração/sistema, ele deixará de ser exibido para o gerente.

Passo 3 - O gerente vai entrar no perfil do vendedor que deseja alterar o status. Todas as informações do vendedor vão ser mostradas na tela, e para alterar o status siga na opção “Editar status”

Passo 4 - Após editar o vendedor, a tela vai ser atualizada e mostrar o novo status:

Obs: A última edição é exibida em destaque no perfil do vendedor.

Importante:

  • Os gerentes de loja só podem ausentar vendedores ativos, que são informados pela marca.

  • Também só é possível ativar vendedores que foram colocados como ausentes. Vendedores que forem inativados pela marca não podem ser reativados pelos gerentes.

  • Só é possível alterar o status de pessoas que possuem o cargo de vendedor. Os gerentes não podem alterar o status de outros gerentes, apenas a marca.

  • Os gerentes podem alterar o status apenas dos vendedores da loja em que está acessando o aplicativo. Se o vendedor trabalha em múltiplas lojas, é necessário ausentá-lo em cada uma das lojas.

  • Caso haja mudança de cargo e um vendedor que estava ausentado, passe a ser gerente iremos desconsiderar automaticamente a ausência e ele terá acesso ao aplicativo normalmente.

Redistribuição de clientes: Na edição de status, o gerente pode optar por redistribuir ou não os clientes do vendedor ausente. A redistribuição acontece no dia seguinte à mudança.

Ao optar por “Não redistribuir”, os clientes ficaram na carteira do vendedor, mas a plataforma não irá gerar contatos para estes clientes até que o vendedor volte a ficar ativo ou a opção seja “Redistribuir”.

A redistribuição de clientes segue a regra de encarteiramento de clientes onde busca-se o próximo vendedor cujo cliente comprou mais. Na ausência desse vendedor, a plataforma irá priorizar o vendedor com menor número de clientes em carteira.

Após a edição do vendedor é possível retornar ao status Ativo novamente:

Gostou da novidade?

Qualquer outro ponto seguimos à disposição!


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo