CX + Segmentação: Como impactar os clientes de acordo com as respostas das pesquisas.

Modificado em Qui, 17 Abr na (o) 6:59 PM

Saiba como segmentar seus consumidores a partir das avaliações e montar estratégias.

Quando um cliente registra uma avaliação em uma pesquisa, o evento de ‘respondeu-pesquisa’ é gerado em sua ficha contendo diversos atributos.

Com esses atributos, é possível criar diversas estratégias de segmentação.

Para criar essas segmentações estratégicas, é importante que você compreenda cada uma das notas de sua pesquisa.

Pesquisa NPS:

Os resultados das pesquisas NPS nos dão 3 classificações de clientes, que são:

  1. Promotores: Clientes que estão completamente satisfeitos com a marca e responderam a sua pesquisa com notas 9 ou 10;

  2. Neutros: Clientes que consideram a marca indiferente, ou seja, não estão satisfeitos ou insatisfeitos, com notas 7 e 8;

  3. Detratores: Consumidores que não estão satisfeitos com a marca e que tiveram uma experiência negativa, eles respondem sua pesquisa com notas de 0 a 6.

Pesquisa CSAT:

Na pesquisa CSAT, a satisfação do cliente é dividida entre 1 à 5, que são:

  1. Satisfeitos: Notas 4 e 5

  2. Insatisfeitos: Notas de 1 a 3

Dicas de como analisar a satisfação dos clientes, através de segmentação:

Separamos aqui algumas estratégias que vocês podem utilizar como exemplo, na criação dos segmentos.

  • Pesquisa NPS

No caso do NPS, para criar tratativas de acordo com as notas dos clientes, você pode criar segmentações dessa forma:

Nesse primeiro exemplo, buscamos pelos detratores, clientes que não indicariam a marca. Para esses clientes, vocês podem enviar uma notificação contendo um formulário, perguntando como a marca pode melhorar a experiência de compra do cliente, demonstrando zelo e preocupação

Nesse caso, selecionamos apenas os clientes Neutros, para esses clientes vocês podem enviar uma notificação com o intuito de torná-los Promotores, uma vez que essas pessoas estão satisfeitas com a marca, mas existem pontos que podem ser melhorados para que elas sejam mais engajadas.

Por fim, os Promotores, com notas entre 9 e 10. Para esses clientes, vocês podem enviar uma notificação incentivando uma nova compra. Tente manter esses clientes engajados, pois eles tendem a indicar sua marca para novos clientes.

  • Pesquisa CSAT

Na pesquisa CSAT, vocês podem criar segmentações dessa forma:

Para clientes com notas iguais ou menores que 3, envie uma notificação buscando entender o motivo da nota e em como vocês podem melhorar a experiência do cliente.

Para clientes com notas entre 4 e 5, que são clientes que tiveram uma experiência positiva, a marca pode enviar notificações que estimulem uma recompra.

Agora você já sabe como utilizar o evento ‘respondeu-pesquisa’!

Ficou alguma dúvida? É só nos chamar no chat.?

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