Clientes aptos e inaptos: que impacto eles causam?

Modificado em Qui, 17 Abr na (o) 6:44 PM

Você já parou para pensar que pode estar criando segmentos errados e, como consequência, disparando campanhas para clientes que nem podem recebê-las? Isso acontece frequentemente quando clientes inaptos estão incluídos nos seus segmentos, o que pode gerar relatórios com números de conversão que não correspondem ao esperado.

 
Mas não se preocupe! Neste artigo, vamos mostrar como identificar esses clientes inaptos e oferecer algumas recomendações para minimizar o impacto nas suas campanhas.

Como identificar clientes aptos e inaptos:

 

Ao criar um segmento, é comum que uma parte dos clientes nele incluídos não esteja apta a receber suas campanhas, seja por e-mail, SMS ou outros canais de comunicação.

Para verificar isso, siga o passo a passo:

  1. Clique no segmento que você criou.

  2. Escolha a opção "Ver análise".

 

Clique no segmento e escolha a opção "Ver análise"

 

3. Compare o número total de pessoas no segmento com o número de pessoas aptas a receber suas comunicações em cada canal.

 

 

Diferença entre o número de pessoas no segmento e aptas a receber e-mail.

Você pode perceber que o número de pessoas no segmento é maior que o de pessoas aptas a receber e-mails. 

 

Por que essa diferença acontece?

Isso acontece, provavelmente, pelos seguintes motivos:

  • Descadastros de e-mails: Clientes que optaram por não receber mais suas comunicações.

  • E-mails inválidos: Endereços de e-mail incorretos ou inativos.

  • Erros de cadastro nas lojas: Informações incompletas ou incorretas fornecidas pelos clientes.

  • Base de dados com erros: Dados enviados incorretamente para a plataforma Dito.

  • Perfis duplicados: Clientes que possuem múltiplos perfis, o que pode causar inconsistências nos relatórios.

 

O que recomendamos?

Para evitar que seus segmentos incluam muitos clientes inaptos, aqui estão algumas dicas:

  • Monitore o número de pessoas aptas em cada canal: Sempre que criar um segmento, verifique quantas pessoas estão realmente disponíveis para receber suas comunicações por e-mail, SMS ou push.

  • Incentive a atualização dos cadastros: Oriente suas equipes de loja a garantir que os cadastros de clientes sejam completos e precisos. O uso do Dedo-duro pode ajudar a identificar cadastros incompletos ou incorretos.

  • Corrija perfis duplicados: Se houver perfis duplicados na sua base, utilize o recurso de Perfil Unificado para consolidar as informações de cada cliente e evitar erros nos relatórios.

  • Verifique a integração de dados: Se houver inconsistências na integração de dados da sua base com a Dito, entre em contato com nosso time de Atendimento via chat para corrigir eventuais problemas.




Aproveite também para conferir nossos artigos com recomendações de como criar segmentos mais estratégicos e segmentos a partir do RFM.

 

Agora que você já está por dentro das dicas, é só colocar em prática!


Qualquer dúvida entre em contato com o nosso time de atendimento.

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