Olá, a Dito lançou mais uma novidade, o Mapa de Cliques para e-mails, essa inovação tem como objetivo apoiar na visão estratégica das notificações de E-mail.
Com ela os times de CRM, Marketing e Design conseguem analisar o comportamento de cliques dos e-mails e assim gerar insumos preciosos para criar novas campanhas.
O que é o Mapa de Cliques?
O Mapa de Cliques é uma funcionalidade que permite visualizar, de forma consolidada, onde os destinatários estão clicando nos e-mails enviados. Com essa informação, equipes de CRM, Marketing e Design podem analisar o comportamento dos cliques e otimizar suas campanhas de e-mail.
Como funciona?
O Mapa de Cliques agrupa os cliques registrados em uma campanha e os exibe de maneira visual. O funcionamento varia conforme o tipo de campanha:
Campanhas com um único disparo: todos os cliques são exibidos de forma consolidada.
Campanhas recorrentes: um novo consolidado é gerado a cada novo disparo.
Observação: Atualmente, a funcionalidade não está disponível para campanhas por comportamento, jornadas e campanhas de pesquisas de satisfação (CX).
Como visualizar os cliques?
A métrica de clique contabiliza o número total de vezes que um link foi clicado, independentemente do usuário.
Ao passar o mouse sobre os links listados na lateral esquerda da interface, a seção correspondente no e-mail será destacada.
Para campanhas recorrentes, é possível definir um intervalo de datas para analisar momentos específicos.
Divergência no número de cliques do link de descadastro
Caso você perceba uma diferença entre o número de cliques no link de descadastro exibido no Mapa de Cliques e a estatística de descadastramento da campanha, isso ocorre porque alguns provedores de e-mail oferecem formas alternativas de cancelamento de inscrição.
Por exemplo, o Gmail exibe um botão "Cancelar inscrição" no topo do e-mail, permitindo que o usuário se descadastre sem necessariamente clicar no link inserido pela marca no corpo do e-mail. Essa funcionalidade pode gerar uma discrepância entre os cliques registrados no Mapa de Cliques e o número de usuários realmente descadastrados.
Casos de uso não suportados
O Mapa de Cliques pode apresentar divergências nos números em alguns cenários. Veja abaixo situações que não são suportadas:
Campanhas recorrentes com alteração no HTML
O Mapa de Cliques pode exibir cliques em links que não estão mais visíveis na versão atual do e-mail.
Cliques em links semelhantes podem ser somados indevidamente entre versões anteriores e posteriores do e-mail.
Códigos HTML comentados
Se o HTML da campanha contiver links dentro de comentários (<!-- -->), os cliques podem ser atribuídos a URLs diferentes das que foram realmente acessadas.
Uso da função CSS @import url
Se o HTML do e-mail utiliza @import url para carregar folhas de estilo externas, os cliques podem ser registrados incorretamente.
Exemplo de código problemático:
Problemas com rastreamento de cliques em links
Se os links do seu e-mail não estiverem sendo corretamente substituídos pelo sistema de rastreamento de cliques, pode haver um problema na formatação dos links dentro do HTML. Para que o rastreamento funcione corretamente, os links devem seguir as regras abaixo:
O link deve estar dentro de uma tag <a> e conter o atributo href corretamente formatado.
Não deve haver espaços ao redor do = dentro do atributo href.
A URL deve estar entre aspas (") e começar com http:// ou https://.
Exemplos de links corretamente formatados:
Exemplos de links que não serão rastreados corretamente:
Caso seus links não estejam sendo rastreados corretamente, verifique a formatação e ajuste conforme as diretrizes acima.
Para obter o melhor aproveitamento do Mapa de Cliques, evite esses cenários e utilize a funcionalidade dentro das recomendações descritas.
Qualquer dúvida entre em contato com o nosso time de atendimento.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo