Bloqueio de eventos antigos em Jornadas

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:33 PM

Saiba como configurar um bloqueio de eventos antigos para impedir que eventos atrasados iniciem suas jornadas.

O primeiro passo para configurar a sua jornada é definir a ‘Origem’ dos consumidores, neste artigo explicamos detalhadamente sobre essa etapa de configuração.

De acordo com a nossa regra de produto, era utilizado o dia e horário de recebimento do evento para ativar o comportamento e disponibilizar o consumidor no fluxo da jornada. Sendo assim, para reduzir os riscos de consumidores com eventos de comportamentos atrasados iniciar em sua jornada, a Dito mudou a regra, verificando a data em que o evento foi realizado, impedindo que eventos muitos antigos acionem a Jornada.

Exemplo prático:

Em uma jornada de Pós Venda, onde o consumidor entrará em uma régua de comunicações após efetivar a sua primeira compra na marca. O evento de compra é Offline, ou seja, ele é registrado no ERP e a Dito recebe em uma rotina de integração em D-1.

Neste exemplo prático, a base de dados da Dito recebeu o evento de compra no dia 21/10/2022, mas a compra do consumidor na loja física foi realizada no dia 01/09/2022. Sem a trava de segurança, o cliente que realizou a compra entraria no fluxo de Pós Venda de forma atrasada e receberia as notificações da mesma maneira.

Casos como este acima, podem acontecer mediante processos de uploads de cargas retroativas ou devido a instabilidades na rotina de integração. Saiba mais sobre as rotinas neste link.

Para que casos como estes não incomode a experiência dos consumidores com a sua marca, realizamos uma verificação dos eventos que são registrados na base de dados da Dito, observando o dia e horário em que o consumidor executou a ação.

Veja como é funcionamento:

Adicionamos o campo “Bloqueio de eventos antigos” para definir o prazo de tolerância de atrasos do eventos na origem da sua jornada:

Exemplo prático com o bloqueio de eventos antigos:

Considerando o exemplo de uma jornada de Pós Venda, o prazo de tolerância será de 2 dias e o evento origem da jornada será o ‘comprou’. Sendo assim, quando o evento ‘COMPROU’ entrar na base de dados da Dito, o sistema irá verificar o dia e horário da ação do consumidor.

  • Se a ação do consumidor tiver acontecido até 2 dias atrás, o consumidor está apto para iniciar a ‘Origem’ da jornada;

  • Se o consumidor tiver executado a ação antes do prazo de tolerância, ele não iniciará o fluxo da jornada.

OBS: Caso o consumidor realize um novo evento ‘comprou’ que cumpra os critérios do prazo de tolerância da jornada, ele se tornará apto.

Como definir o bloqueio de eventos antigos:

Dentro da criação, na etapa ‘Origem’ basta preencher o prazo do campo ‘Bloqueio de eventos antigos’ na origem por comportamento:

O prazo poderá ser definido considerando uma janela de 1 a 10 dias.

O campo naturalmente será preenchido com o valor padrão de 7 dias, que é o valor recomendado pela nossa equipe. Adotamos este prazo para respeitar os prazos das integrações com os ERPs que possuem rotinas de atualização que variam de marca para marca.

Entendemos que cada Jornada tem um contexto e que 7 dias pode ser um prazo muito extenso para algumas jornadas ou curto para outras. Por este motivo, deixamos livre a sua configuração com base no seu objetivo final de resultados.

Obs: Sempre leve em consideração, se o evento definido na ‘Origem’ é um evento real-time (online) ou se ele possui uma rotina para chegar na Dito.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto?

O time de atendimento está à disposição no chat! ?

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo