Aprenda algumas métricas e como os contatos são contabilizados no Agenda.
Dentro do Agenda, usamos o conceito de contatos, que se divide em várias métricas para facilitar o entendimento da performance da marca, das lojas e dos vendedores.
Antes de aprofundar em cada uma dessas métricas, primeiro vamos relembrar como é o funcionamento das campanhas e da segmentação da Dito.
Quando a marca cria um segmento e vincula a uma campanha do Agenda, todos os clientes que atenderem ao critério deste segmento serão disponibilizados para que os vendedores entrem em contato com eles.
Exemplo: se o segmento for “pessoas que não compraram nos últimos 90 dias”, isso quer dizer que, enquanto os clientes se encaixarem nessa categoria, eles ficarão disponíveis na campanha para a abordagem do vendedor.
Principais métricas
Agora que você entendeu o contexto, vamos explicar as principais métricas relacionadas a contatos.
Contatos disponibilizados
São as oportunidades de contatos que os vendedores recebem para abordar os clientes com base nas campanhas vigentes.
A contabilização dessa métrica varia de acordo com o agrupamento de dados usado no relatório do Agenda.
Exemplo: um cliente está em uma campanha de aniversariantes e, em seguida, entra em uma campanha de lançamento de coleção. Nesta situação, temos:
Ao ver os dados agrupados por campanha no relatório, significa que uma oportunidade de contato está sendo contabilizada para cada campanha.
Ao ver os dados agrupados por loja, vendedor e dia no relatório, significa que apenas uma oportunidade de contato está sendo contabilizada.
Contatos realizados
A partir dos contatos disponibilizados, os realizados são aqueles em que os vendedores fizeram o contato, seja ele confirmado ou não.
Vale ressaltar que, quando um cliente é contatado por um vendedor, ele é automaticamente removido das outras campanhas em que está presente, evitando outras abordagens no mesmo dia. E, neste cenário, é contabilizado um único contato.
Contatos confirmados:
Refletem as oportunidades de contato em que os vendedores registraram ter conseguido entregar a mensagem com sucesso ao cliente.
Contatos não confirmados:
Englobam as situações em que os vendedores relataram não ter conseguido entregar a mensagem. Isso pode ocorrer quando o consumidor não atendeu a ligação ou quando o WhatsApp não confirmou o recebimento a tempo do registro do contato pelo vendedor.
Como tudo isso funciona na prática?
Vamos explorar 5 cenários comuns do dia a dia para que você entenda melhor como os contatos disponibilizados e realizados são contabilizados nos relatórios.
A legenda de cores abaixo ajudará a entender cada um dos cenários.

Cenário 1 - Cenário comum
Descrição
Um cliente foi disponibilizado na campanha A nos dias 2 e 3, e na campanha B nos dias 5 e 6.
No dia 6, o vendedor realizou o contato com o cliente pelo motivo da campanha B.

| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos |
Consolidado do período | Total de 2 contatos disponibilizados Total de 1 contato realizado |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) 1 contato realizado para a campanha B |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 2 contatos disponibilizados Total de 1 contato realizado |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para cada um dos dias (2, 3, 5 e 6) 1 contato realizado para o dia 6 |
Cenário 2 - Cliente participando de múltiplas campanhas
Descrição do cenário
Um cliente foi disponibilizado na campanha A dos dias 2 a 5, e na campanha B nos dias 4 e 5.
No dia 5 o vendedor realizou o contato com o cliente pelo motivo da campanha A.

| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos |
Consolidado do período | Total de 1 contatos disponibilizados Total de 1 contato realizado |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) 1 contato realizado para a campanha A |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 1 contatos disponibilizados Total de 1 contato realizado |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para cada um dos dias (2, 3, 4 e 5) 1 contato realizado para o dia 5 |
Cenário 3 - Cliente retornando no dia seguinte após o contato
Descrição do cenário
O cliente foi disponibilizado na campanha A nos dias 2 e 3, e recebeu contato do vendedor nessa campanha no dia 3.
No dia 4 (seguinte), o cliente foi disponibilizado na campanha B e o vendedor o contatou novamente no dia 5.

| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos |
Consolidado do período | Total de 2 contatos disponibilizados Total de 2 contato realizado |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) 1 contato realizado para cada campanha (A e B) |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 2 contatos disponibilizados Total de 2 contato realizado |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para cada um dos dias (2, 3, 4 e 5) 1 contato realizado para o dia 3 e 5 |
Cenário 4 - Carrinho abandonado
Descrição do cenário
O cliente foi disponibilizado na campanha A nos dias 3 e 4, e recebeu contato do vendedor nessa campanha no dia 4 logo pela manhã.
Ainda no dia 4, o cliente foi disponibilizado na campanha B ao longo do período da tarde e o vendedor o contatou novamente.

| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos |
Consolidado do período | Total de 2 contatos disponibilizados Total de 2 contato realizado |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) 1 contato realizado para cada campanha (A e B) |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 2 contatos disponibilizados Total de 2 contato realizado |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para o dia 3 2 contatos disponibilizados para o dia 4 2 contato realizado para o dia 4 |
Cenário 5 - Atenção ao filtro de data
Descrição do cenário
O cliente foi disponibilizado na campanha A no dia 1 e voltou a ser disponibilizado somente no dia 7.
O mesmo cliente foi disponibilizado na campanha B no dia 3 e permaneceu até dia 5.

O ponto de atenção neste cenário é que, ao filtrar períodos diferentes e somá-los, o resultado pode não ser o mesmo que seria ao filtrar o período todo. Isso acontece porque um cliente pode ter ficado disponível na campanha por vários dias e a mesma oportunidade de contato pode estar presente nos períodos filtrados.
| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos ao filtrar do dia 1 a 3 |
Consolidado do período | Total de 2 contatos disponibilizados |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 2 contatos disponibilizados |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para os dias 1 e 3 |
| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos ao filtrar do dia 5 a 7 |
Consolidado do período | Total de 2 contatos disponibilizados |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 2 contatos disponibilizados |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para os dias 5 e 7 |
| Como será contabilizado no relatório |
Análise dos dados | Contabilização dos contatos ao filtrar do dia 1 a 7 |
Consolidado do período | Total de 3 contatos disponibilizados |
Agrupado por campanha | 1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B) |
Agrupado por loja ou vendedor | Total de 3 contatos disponibilizados |
Agrupado por dia | 1 contato disponibilizado para os dias 1, 3, 4, 5 e 7 |
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