Como é feita a contabilização de contatos do Agenda?

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:18 PM

Aprenda algumas métricas e como os contatos são contabilizados no Agenda.


Dentro do Agenda, usamos o conceito de contatos, que se divide em várias métricas para facilitar o entendimento da performance da marca, das lojas e dos vendedores. 

Antes de aprofundar em cada uma dessas métricas, primeiro vamos relembrar como é o funcionamento das campanhas e da segmentação da Dito.

 

Quando a marca cria um segmento e vincula a uma campanha do Agenda, todos os clientes que atenderem ao critério deste segmento serão disponibilizados para que os vendedores entrem em contato com eles.

 

Exemplo: se o segmento for “pessoas que não compraram nos últimos 90 dias”, isso quer dizer que, enquanto os clientes se encaixarem nessa categoria, eles ficarão disponíveis na campanha para a abordagem do vendedor.

 

Principais métricas

Agora que você entendeu o contexto, vamos explicar as principais métricas relacionadas a contatos.

 

Contatos disponibilizados

 

São as oportunidades de contatos que os vendedores recebem para abordar os clientes com base nas campanhas vigentes. 

 

A contabilização dessa métrica varia de acordo com o agrupamento de dados usado no relatório do Agenda. 

 

Exemplo: um cliente está em uma campanha de aniversariantes e, em seguida, entra em uma campanha de lançamento de coleção. Nesta situação, temos:

  • Ao ver os dados agrupados por campanha no relatório, significa que uma oportunidade de contato está sendo contabilizada para cada campanha.

  • Ao ver os dados agrupados por loja, vendedor e dia no relatório, significa que apenas uma oportunidade de contato está sendo contabilizada.

 

Contatos realizados

 

A partir dos contatos disponibilizados, os realizados são aqueles em que os vendedores fizeram o contato, seja ele confirmado ou não. 

 

Vale ressaltar que, quando um cliente é contatado por um vendedor, ele é automaticamente removido das outras campanhas em que está presente, evitando outras abordagens no mesmo dia. E, neste cenário, é contabilizado um único contato.

 

Contatos confirmados

 

Refletem as oportunidades de contato em que os vendedores registraram ter conseguido entregar a mensagem com sucesso ao cliente.

 

Contatos não confirmados

 

Englobam as situações em que os vendedores relataram não ter conseguido entregar a mensagem. Isso pode ocorrer quando o consumidor não atendeu a ligação ou quando o WhatsApp não confirmou o recebimento a tempo do registro do contato pelo vendedor.

 

Como tudo isso funciona na prática?

Vamos explorar 5 cenários comuns do dia a dia para que você entenda melhor como os contatos disponibilizados e realizados são contabilizados nos relatórios.

A legenda de cores abaixo ajudará a entender cada um dos cenários.

 

 

Cenário 1 - Cenário comum

Descrição

  • Um cliente foi disponibilizado na campanha A nos dias 2 e 3, e na campanha B nos dias 5 e 6.

     

  • No dia 6, o vendedor realizou o contato com o cliente pelo motivo da campanha B

 

 

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos

Consolidado do período

Total de 2 contatos disponibilizados

Total de 1 contato realizado

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

1 contato realizado para a campanha B

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 2 contatos disponibilizados

Total de 1 contato realizado

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para cada um dos dias (2, 3, 5 e 6)

1 contato realizado para o dia 6


Cenário 2 - Cliente participando de múltiplas campanhas

Descrição do cenário

  • Um cliente foi disponibilizado na campanha A dos dias 2 a 5, e na campanha B nos dias 4 e 5.

  • No dia 5 o vendedor realizou o contato com o cliente pelo motivo da campanha A

 

 

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos

Consolidado do período

Total de 1 contatos disponibilizados

Total de 1 contato realizado

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

1 contato realizado para a campanha A

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 1 contatos disponibilizados

Total de 1 contato realizado

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para cada um dos dias (2, 3, 4 e 5)

1 contato realizado para o dia 5


Cenário 3 - Cliente retornando no dia seguinte após o contato

Descrição do cenário

  • O cliente foi disponibilizado na campanha A nos dias 2 e 3, e recebeu contato do vendedor nessa campanha no dia 3.

  • No dia 4 (seguinte), o cliente foi disponibilizado na campanha B e o vendedor o contatou novamente no dia 5.

 

 

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos

Consolidado do período

Total de 2 contatos disponibilizados

Total de 2 contato realizado

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

1 contato realizado para cada campanha (A e B)

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 2 contatos disponibilizados

Total de 2 contato realizado

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para cada um dos dias (2, 3, 4 e 5)

1 contato realizado para o dia 3 e 5


Cenário 4 - Carrinho abandonado

Descrição do cenário

  • O cliente foi disponibilizado na campanha A nos dias 3 e 4, e recebeu contato do vendedor nessa campanha no dia 4 logo pela manhã.

  • Ainda no dia 4, o cliente foi disponibilizado na campanha B ao longo do período da tarde e o vendedor o contatou novamente.

 

 

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos

Consolidado do período

Total de 2 contatos disponibilizados

Total de 2 contato realizado

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

1 contato realizado para cada campanha (A e B)

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 2 contatos disponibilizados

Total de 2 contato realizado

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para o dia 3

2 contatos disponibilizados para o dia 4

2 contato realizado para o dia 4


Cenário 5 - Atenção ao filtro de data

Descrição do cenário

  • O cliente foi disponibilizado na campanha A no dia 1 e voltou a ser disponibilizado somente no dia 7.

  • O mesmo cliente foi disponibilizado na campanha B no dia 3 e permaneceu até dia 5.

 

 

O ponto de atenção neste cenário é que, ao filtrar períodos diferentes e somá-los, o resultado pode não ser o mesmo que seria ao filtrar o período todo. Isso acontece porque um cliente pode ter ficado disponível na campanha por vários dias e a mesma oportunidade de contato pode estar presente nos períodos filtrados.

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos ao filtrar do dia 1 a 3

Consolidado do período

Total de 2 contatos disponibilizados

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 2 contatos disponibilizados

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para os dias 1 e 3

 

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos ao filtrar do dia 5 a 7

Consolidado do período

Total de 2 contatos disponibilizados

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 2 contatos disponibilizados

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para os dias 5 e 7

 

 

Como será contabilizado no relatório

Análise dos dados

Contabilização dos contatos ao filtrar do dia 1 a 7

Consolidado do período

Total de 3 contatos disponibilizados

Agrupado por campanha

1 contato disponibilizado para cada campanha (A e B)

Agrupado por loja ou vendedor

Total de 3 contatos disponibilizados

Agrupado por dia

1 contato disponibilizado para os dias 1, 3, 4, 5 e 7

 

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