Entenda o que pode causar o banimento de números pelo Whatsapp e como evitar

Modificado em Sex, 1 Ago na (o) 11:23 AM

Nesse artigo vamos falar  o que pode causar banimentos no whatsapp e como esses banimentos podem ser evitados.


Está cada vez mais comum o whatsapp bloquear contas  devido a suas políticas de privacidade, isso pois, essa plataforma tem sido cada vez mais rigorosa  e tem se dedicado muito para manter que suas regras sejam seguidas pelos usuários.

A política de privacidade e termos de serviço do WhatsApp teve a última atualização em janeiro/2021 e com isso ele tem como diretrizes manter o caráter privado do WhatsApp e impedir o uso abusivo. 

 

Para saber mais, clique aqui e veja as políticas de privacidade de uso do whatsapp.

 

Existem algumas causas que podem fazer o whatsapp te bloquear, como participar de muitos grupos, ser bloqueado frequentemente por muitos usuários ou ser denunciado, conversar com pessoas que não tem seu contato salvo, enviar muitas mensagens em um curto espaço de tempo e violar os termos de serviço do aplicativo. 

 

Existem algumas formas de manter as boas práticas de uso e evitar os bloqueios do aplicativo de comunicação. Veja abaixo algumas das possíveis causas de bloqueios e como manter as boas práticas:

 

Mensagens Indesejadas: O Whatsapp tem como objetivo reduzir o número de mensagens indesejadas, e quando há muitas denúncias por parte dos usuários a sua conta acaba sendo banida: 

 


Nesse caso recomendamos que: 

  • Tenha uma lista de boas vindas para os consumidores que nunca foram abordados. Nessa primeira abordagem, evite enviar imagens, links e textos longos. Foque em dar uma recepção calorosa e se deixar à disposição - sempre pedindo para que o consumidor o adicione aos contatos.

     

  • Oriente seu time a focar no relacionamento e menos no assunto comercial, quando eles estiverem enviando uma mensagem para o consumidor pela primeira vez usando o atual número do aparelho.




Envio em massa: Quando muitas mensagens são enviadas em um curto intervalo de tempo , sem nenhuma personalização e sempre com cunho comercial, é muito cansativo. E isso deve ser levado em consideração na hora de se relacionar com o consumidor. Pois o consumidor tem o poder de bloquear ou denunciar uma conta de WhatsApp a qualquer momento.

 


Recomendamos nesses casos: 

  • Campanhas que possuam assuntos comerciais, o ideal é dar um intervalo de 30 dias para voltar a contatar o cliente. Apesar de parecer muito tempo, na média os vendedores possuem muitos outros clientes para realizar o contato, o que pode criar um ciclo ideal para voltar a contatar o consumidor.

  • Já para as campanhas, como: aniversário e pós-vendas, não é necessário ter intervalo, pois o foco é relacionamento.




Mensagem caracterizada como Spam: No WhatsApp, os usuários podem denunciar e bloquear contas caso recebam mensagens abusivas ou indesejadas. E o WhatsApp bane a grande maioria das contas abusivas utilizando um sistema de detecção automática.

 

Porém, as denúncias feitas por usuários ajudam a identificar contas que enviam mensagens em massa ou fazem uso abusivo do WhatsApp de outras formas.

 

Nesse caso recomendamos que: 

  • Que altere periodicamente os textos das campanhas ativas, para que vendedores que enviam apenas abordagem inicial sem personalização, não sejam confundidos como spam pelo WhatsApp.

     

  • Oriente o time de vendas a criar intervalos entre os envios de mensagens. Um alto volume de mensagens para os clientes com conteúdo idêntico, pode ser confundido como spam pelo WhatsApp.

     

  • Envios frequentes de mensagens em listas de transmissão podem levar as pessoas a denunciarem suas mensagens. O WhatsApp bane contas que são denunciadas várias vezes.




Por isso, é sempre importante os vendedores que utilizam o whatsapp como canal de comunicação deixar claro as intenções da comunicação, e o poder de decisão que o consumidor possui para não receber mensagens.

 

Não é estratégico o seu time de vendas investir tempo em consumidores que não respondem ou não querem ser abordados. 

 

Treine o seu time de vendas para identificar os momentos de sugerir aos clientes o descadastro. Isso pode se dar pela falta de resposta do consumidor nas últimas 5 interações, e pode ser feito com um simples parágrafo na mensagem, como: “se preferir não receber minhas mensagens, por favor, me avise por aqui” 

 

Além disso, outras causas comuns que fazem seu número ser bloqueado no aplicativo é ter seu número registrado em outro aparelho, pois, todas as contas do aplicativo são associadas a um número de telefone. O número do seu SIM card é como se fosse seu username/login. 

 

Porém tem sido muito comum as operadoras de celular reutilizarem os números de telefone de clientes que cancelaram a linha ou que, por falta de uso, recarga ou pagamento, deixaram que a linha ficasse inativa e isso geralmente acontece sem aviso. E com isso aquele número que só é usado para o whatsapp é bloqueado.

 

O que recomendamos é verificar se a sua linha está ativa, e para isso basta realizar ligações e verificar se completa a chamada ou ligar para operadora e pedir mais informações. 

 

Agora que você já sabe o que pode levar a um bloqueio no whatsapp: 

 


Recomendamos que entre em contato com o whatsapp e solicite análise do suporte, que pode ser feito através do próprio APP do WhatsApp ou desta página

 

Ficou alguma dúvida? O time de atendimento está à disposição. ?

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