Por meio de uma API, a Dito integra os dados de qualquer sistema de cashback para que a sua marca possa trabalhar com novos eventos de comportamento e amplie suas estratégias de comunicação.
A seguir, você confere os dados, eventos e detalhes técnicos dessa integração.
1 - Entenda quais são os eventos de Cashback que serão usados na Dito
Para garantir que a sua equipe técnica saiba quais dados precisam ser enviados para a API, é essencial realizar um estudo de negócios. Dessa forma, será possível obter uma visão clara dos eventos e propriedades que sua marca deseja utilizar nas estratégias de comunicação.
Neste artigo, apresentamos uma lista de todos os eventos e propriedades disponíveis para serem trabalhados nos produtos Dito. A partir dessa lista, você poderá fazer uma análise detalhada das opções disponíveis e selecionar as mais relevantes para o seu cenário específico. Após definir os eventos e propriedades que precisam ser integrados, recomendamos que você discuta com seu time técnico a viabilidade de implementar o envio desses dados.
2 - Informe a necessidade de integração
Com os eventos e propriedades já definidos, é importante entrar em contato com o CS da sua conta ou com o time de Atendimento para manifestar o interesse no processo de integração. Dessa forma, será possível solicitar a liberação da API para o seu time técnico (essa liberação faz parte do plano Premium do CDP). É necessário também informar para o CS ou para o time de Atendimento o e-mail do time técnico que enviará os dados para a API.
Com a liberação para avançar com o processo de integração, temos duas atividades que podem ocorrer em paralelo: o passo 3, focado na finalização das atividades de negócios, e o passo 4, focado em atividades técnicas.
3 - Finalize seu plano de tracking junto com a Dito
Após receber o feedback positivo confirmando a possibilidade de avançar com a integração, o próximo passo será fechar o plano de tracking. Nesse momento, é crucial que a sua marca já tenha uma compreensão clara dos eventos e propriedades que serão trabalhados nos produtos Dito.
Para isso, é necessário preencher um modelo de documento, especificando todos os campos do sistema de cashback a serem integrados.
Exemplo prático:
Se sua marca deseja trabalhar o evento “gerou_cashback”, o modelo de tracking deverá conter o correspondente de cada propriedade desse evento em relação ao seu sistema de cashback.
Além dessas propriedades, é fundamental entender o tracking de outros dados importantes para a criação dos eventos. É necessário também compreender o correspondente de cada um desses dados em relação ao sistema de cashback.
O fechamento desse plano de tracking poderá ser realizado em uma reunião com o nosso time de negócios.
Obs. 1: As propriedades em negrito representam os dados obrigatórios em todos os eventos.
Obs. 2: A Propriedade “Evento_Origem” é relevante, pois é a informação que faz com que a API compreenda qual é o evento que deve ser gerado.
4 - Realize configurações para a utilização da API
Após a liberação da API, o time técnico precisará realizar, em paralelo, uma requisição ao OpenAPI para gerar o token de autenticação que será utilizado posteriormente. Para isso, o time técnico receberá um e-mail informado no passo 2, contendo as instruções para criar uma senha.
As informações de login (e-mail) e a senha serão necessárias para que o time técnico possa, então, gerar o token.
5 - Envie os dados para a API
Para enviar os dados para a API, o time técnico precisará seguir o plano de tracking para identificar os campos necessários do sistema de cashback. Além disso, para enviar uma requisição, a API requer os campos obrigatórios:
Token de autenticação gerado no passo 4.
Nome da marca, que deve corresponder exatamente à informação utilizada dentro da plataforma Dito. Por exemplo: a marca pode ser chamada ABCDEFGH, mas na API, é necessário informar o valor destacado, como abcd-efgh.
Com essas informações em mãos, a API estará pronta para receber qualquer conjunto de dados em formato JSON, respeitando o limite máximo de 4 MB. Para detalhes técnicos mais aprofundados, consulte a documentação da API na seção Ingest API.
Dessa forma, bastará enviar os campos acordados no plano de tracking e, após o nosso time técnico realizar as configurações necessárias, os eventos já estarão disponíveis no dashboard da sua marca, prontos para serem utilizados de maneira estratégica.
Assim, o processo de integração estará concluído, proporcionando novas possibilidades para aprimorar suas estratégias de comunicação.
6 - Delay na atualização de informações
A integração do cashback, considerando o modelo de integração D-1 (os dados de hoje chegam no dia seguinte), deve ser considerada com cuidado pelas marcas, pois pode impactar diretamente os dados exibidos para os clientes.
O delay na atualização das informações significa que os dados das transações de cashback podem não ser refletidos imediatamente nas campanhas.
Como resultado, a marca pode não ter acesso às informações mais recentes para tomar decisões em tempo real, o que pode afetar as informações que são enviadas aos clientes.
Dessa forma, é fundamental que as marcas considerem esse fator ao utilizar variáveis personalizadas, como os custom data, em suas campanhas e garantir que sempre informem nas comunicações que o saldo está sujeito à mudanças.
Recomendações:
Ajustar expectativas e cronogramas de campanhas para refletir o tempo de atualização dos dados na Dito..
Assim, é importante planejar as campanhas com a compreensão de que a atualização das informações pode não ser imediata, garantindo uma estratégia mais alinhada com a realidade da integração.
Legal saber mais sobre isso, né? Caso fique alguma outra dúvida, basta entrar em contato com nosso time de Atendimento ou CS.
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