Em setembro de 2021, a Apple anunciou o lançamento do iOS 15 e do MacOS Monterey e, dentre as novidades apresentadas no sistema operacional, está a Proteção de privacidade do Apple Mail, neste artigo vamos detalhar a influência dessa atualização em seus disparos de e-mail.
Essa mudança feita pela Apple poderá impactar diretamente a capacidade de obter dados precisos nas campanhas de e-mail, exigindo uma atenção extra para escolha e análise das métricas deste canal.
O que é a Proteção de Privacidade do Apple Mail?
A Proteção de Privacidade do Apple Mail impede que os remetentes consigam coletar informações dos usuários. Como esse processo acontece na prática: a fim de saber quando um e-mail é aberto pelo cliente, é colocado um pixel invisível na mensagem que, ao ser carregado, é considerado como métrica de abertura.
O recurso de proteção de privacidade busca impedir que os remetentes saibam quando um e-mail é aberto e mascara o endereço IP para que não se possa detectar outras atividades online ou determinar sua localização.
O MPP (Mail Privacy Protection) afeta qualquer e-mail aberto dentro do aplicativo Apple Mail em qualquer dispositivo, sem levar em conta o serviço de e-mail usado (como Gmail ou uma conta de trabalho). Porém, isso não afeta outros aplicativos de e-mail usados em dispositivos Apple, como o aplicativo Gmail em um iPhone, por exemplo.
Como funciona?
Quando alguém abre o aplicativo Apple Mail pela primeira vez, recebe uma mensagem solicitando “Proteger a atividade do Mail” ou “Não proteger a atividade do Mail”. Nenhuma das opções virá pré-selecionada, ou seja, é necessário escolher ativar o MPP.
Ao selecionar a opção “Proteger a atividade do Mail”, a Apple irá encaminhar os e-mails por meio de um servidor proxy para pré-carregar o conteúdo da mensagem, incluindo pixels de rastreamento, antes de entregar aos leitores.
Logo, se essa opção for selecionada, não é possível saber quem abriu os e-mails enviados, nem quando e onde foram abertos via Apple Mail. Mesmo que os leitores não abram esses e-mails, será mostrada uma taxa de abertura de 100% dentro da Dito para quem habilitar a proteção, gerando resultados inflados que não refletem o número real de pessoas que fizeram a abertura.
Quais ações podem amenizar os efeitos da nova “MPP”?
Primeiro de tudo, recomendamos não usar a taxa de abertura como métrica de desempenho. Orientamos que você inclua e dê maior atenção a outras métricas, tais como:
Taxa de conversão: porcentagem de destinatários de e-mail que fizeram uma ação específica, como “efetuar uma compra”.
Taxa de crescimento da lista: velocidade com que são adicionados novos assinantes de e-mail versus a velocidade com que se perde pessoas que clicaram em “cancelar inscrição”.
Receita influenciada: soma de todas as receitas de suas notificações.
Taxa de cliques: porcentagem de seus destinatários que clicam em um link do e-mail.
As atualizações de privacidade, como a Apple Mail Privacy Protection, tornam a taxa de abertura menos precisa e convincente. Com isso, devemos focar cada vez mais em entender quem é nosso público-alvo e o que estas pessoas estão procurando para que possamos gerar conteúdos relevantes para impactar a conversão esperada.
Conte com as nossas soluções para gerar interações multicanais valiosas, traçar estratégias personalizadas e analisar diversas métricas eficazes e confiáveis para garantir que a mensagem certa seja entregue à pessoa certa, no momento certo.
Qualquer dúvida, é só contar com o nosso atendimento pelo chat ao vivo! ?
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