Como funcionam as UTMs?

Modificado em Ter, 5 Ago na (o) 5:40 PM

Nesse artigo vamos falar sobre como as UTMs funcionam aqui na Dito.

Como foi falado nesse artigo, quando você deseja mensurar uma notificação no Google Analytics você vai conseguir entender os seus resultados inserindo as marcações UTMS dentro dos links do seu HTML ou no campo personalizado da Dito:

Para que servem e o que são os parâmetros UTM?

Para os clientes não só é desejável que os usuários notificados leiam e cliquem nos links presentes nas mensagens que foram enviados à eles, como também é desejável ter essa informação de que determinado cliente clicou no link de uma determinada notificação.

Em outras palavras, é preciso rastrear a origem do link que o usuário clicou a fim de validar a eficiência da notificação enviada.

A forma como isso é feito é adicionando-se “query-params” (parâmetros considerados necessários para análise de consulta) à URL do link. A vantagem desse método é que não afeta o funcionamento normal do link e permite que qualquer sistema que receba o link possa identificar sua origem.

Para fins de ilustração segue um exemplo de um link sem os parâmetros UTM e outro com as parâmetros UTM da Dito:

Com: https://example.com/home?dito=1&drfc=00102ag183jjsgsg1j8g3&utm_campaign=190622&utm_content=Dito_190622_2590852&utm_medium=email&utm_source=dito

Quais campos são adicionados as URLs pela Dito?

É válido informar que, caso a marca não adicione nenhum parâmetro nas URLs, são gerados automaticamente no envio o utm_campaign utm_content utm_medium e utm_source, conforme a imagem abaixo:

Nome do Campo

Conteúdo do Campo

dito

1

drfc

REFERENCE

utm_campaign

NOTIFICATION_ID

utm_content

DITO_ + NOTIFICATION_ID + LOG_ID

utm_medium

email

utm_source

dito

O campo “dito” sempre possui o valor 1, e é usado somente para informar que esse link foi está sendo rastreado pela Dito.

O campo “drfc” é uma sigla para “Dito ReFerenCe” e contém o reference do usuário que recebeu aquela notificação.

Os campos “utm_campaign”, “utm_content”, “utm_medium” e “utm_source” são nomes de parâmetros usados amplamente na área de marketing digital para fazer esse tipo de rastreamento e como tal cada campo já tem uma semântica documentada como descrito nessa página da Wiki em inglês, bem como em diversas fontes disponíveis na Web.

Um ponto importante, quando você adiciona as informações de UTM, o único campo que a Dito modifica é o utm_content, pegando o valor informado na notificação e adicionando “{NOTIFICATION_ID}_{LOG_ID}”.

Dando um exemplo prático, se você adicionou utm_content = teste, no disparo da Dito irá utm_content=teste_1234_4321 onde 1234 é o NOTIFICATION_ID e o 4321 é o LOG_ID.

IMPORTANTE: Não inserir caracteres especiais na UTM como o símbolo de + pois o caractere "+" é reservado em URLs e, ao utilizá-lo na UTM, ocorre um comportamento indesejado: quando o email é enviado para o usuário e este clica no link, o navegador substitui o "+" por um espaço antes de realmente acessar o link e não conseguiremos trazer o Last Click dessas notificações para a Dito.

Qualquer dúvida entre no chat que vamos ajudar ;)

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo