Como integrar e configurar o canal de Mobile Push

Modificado em Ter, 29 Jul na (o) 2:27 PM

Este artigo tem como objetivo te ensinar a configurar corretamente o aplicativo mobile com a Dito, garantindo o correto envio de notificações push para os dispositivos dos usuários. 


 Perguntas que esse artigo responde


  • Como faço para integrar meu aplicativo com a plataforma Dito?

  • Quais SDKs estão disponíveis para a integração com a Dito?

  • Quais são os passos para configurar o Firebase para notificações push?

  • Como gerar e subir o arquivo JSON necessário para o envio das notificações push?

  • Como garantir que as notificações push cheguem corretamente aos dispositivos dos usuários?

  • Quais funcionalidades a integração técnica com a Dito possibilita no aplicativo?



Índice


1. Integração técnica do aplicativo com a Dito


2. Token 


3. Configuração do Firebase e envio do JSON 


4. Configuração dos Eventos de Cliques e Entrega


5. FAQ – Perguntas Frequentes


6. Conclusão


1. Integração técnica do aplicativo com a Dito


Antes de mais nada, o time de tecnologia da marca precisa realizar a integração do app com a Dito.


 O passo a passo está detalhado neste artigo da nossa documentação técnica:


 Como integrar a Dito com aplicativos mobile


Além disso, temos alguns outros artigos de apoio:

Essa integração permite que o app:

  • Identifique corretamente os usuários logados;

  • Envie eventos de comportamento para a base da Dito;

Registre o token de push de cada dispositivo (necessário para o envio das notificações). 

Observação: Se o aplicativo da marca já possuía usuários registrados antes da integração com a Dito, será necessário enviar os tokens desses clientes para a Dito por meio da API.

Caso contrário, só conseguiremos considerar os clientes que começarem a usar o app após a integração, pois não é possível recuperar tokens gerados antes desse processo. 



2. Token

Para enviar o token dos clientes para a Dito, é necessário fazer o processo detalhado na documentação: 


https://developers.dito.com.br/reference/cadastrar-token-mobile


3. Configuração do Firebase e envio do JSON

Com a integração realizada, é necessário configurar o Firebase e subir o arquivo JSON no app.dito:

Essa etapa garante a integração entre Dito e Firebase da marca para que os disparos das notificações ocorram corretamente. 




4. Configuração dos Eventos de Cliques e Entrega


Para que as notificações push enviadas pela Dito possam ser monitoradas corretamente, é fundamental que a marca configure os eventos de entrega e clique das notificações.


Sem essa configuração, as notificações podem ser enviadas normalmente, mas a plataforma não terá dados para gerar estatísticas. Isso dificulta o acompanhamento da eficácia das campanhas e a tomada de decisões baseadas em dados.


Portanto, recomendamos que o time de tecnologia configure esses eventos no app conforme orientado na documentação oficial da Dito:


Eventos e como se relacionam com a SDK


Assim, você garante uma visão completa dos resultados das suas notificações push e pode otimizar as campanhas para gerar mais engajamento e conversão.


Após concluir todos os passos acima, seu aplicativo estará integrado, habilitado para o envio de notificações push pela Dito e configurado para a visualização das estatísticas das notificações.


Observação: Para realizar o envio de teste no mobile push, a ficha precisa ter o canal habilitado, e, para que isso ocorra, o aplicativo deve ter enviado previamente o token para essa ficha.




5. FAQ – Perguntas Frequentes




1. É obrigatório integrar o aplicativo com a Dito para enviar notificações push?


Sim. A integração técnica é o primeiro passo para permitir que o aplicativo envie notificações push por meio da Dito.


2. Quais plataformas de SDK a Dito oferece suporte?


A Dito disponibiliza SDKs para Android, iOS e Flutter, além de um documento auxiliar para projetos em React Native.


3. O que a integração do app com a Dito permite?


A integração possibilita:


  • Identificação correta dos usuários logados no app;

  • Envio de eventos de comportamento para a base da Dito;

  • Registro do token de push dos dispositivos, essencial para o envio das notificações.


4. Já tenho usuários registrados no app antes da integração com a Dito. O que fazer?


Nesse caso, será necessário enviar os tokens desses usuários via API. Caso isso não seja feito, apenas os usuários que acessarem o app após a integração serão considerados, pois não é possível recuperar tokens retroativamente.


5. Por que preciso configurar o Firebase e subir um JSON no app.dito?


Essa etapa é obrigatório para envio de notificações mobile, a tecnologia de entrega está relacionado do Google Firebase.


6. O que acontece se eu não configurar os eventos de clique e entrega?


As notificações poderão ser enviadas, mas não haverá dados de estatísticas para acompanhamento na Dito. Sem esses eventos, não será possível visualizar entregas, cliques e performance das campanhas.


7. Onde posso encontrar as orientações para configurar esses eventos?


Na documentação da Dito: Eventos e como se relacionam com a SDK


8. Como posso testar o envio de uma notificação push?


Para testar, a ficha do cliente precisa ter o canal mobile push habilitado. Isso só acontece se o aplicativo tiver enviado previamente o token do dispositivo para essa ficha.



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Seguindo todos os passos descritos acima, desde a integração técnica do aplicativo, configuração do Firebase, envio do JSON, até a implementação dos eventos de clique e entrega, sua marca estará pronta para utilizar o canal de notificações push da Dito de forma completa e eficiente.


Essa estrutura garante não apenas o envio das notificações, mas também o monitoramento de resultados, permitindo análises e tomadas de decisão baseadas em dados reais de entrega e engajamento.


Caso surjam dúvidas durante a implementação, o time de tecnologia da marca pode consultar a documentação técnica da Dito. Assim, sua operação ganha agilidade, controle e mais poder de relacionamento com os clientes via aplicativo.


Se ainda ficou com dúvidas ou precisa de ajuda com a configuração do Mobile Push, fale com a gente pelo chat!

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