Diferença no cálculo de ticket médio entre Segmentação e Perfil do Consumidor

Modificado em Seg, 16 Jun na (o) 7:08 PM

Nesse artigo você terá acesso à explicação sobre a diferença no cálculo do ticket médio na segmentação e no perfil dos consumidores.


Objetivo


O objetivo deste artigo é esclarecer as diferenças no cálculo do ticket médio na segmentação e no perfil dos consumidores, garantindo a compreensão das possíveis divergências ao segmentar.


Índice

  1. Perguntas que esse artigo responde

  2. Contexto

  3. Solução / Explicação técnica

  4. Conclusão

  5. Perguntas Frequentes (FAQ)


Perguntas que esse artigo responde


  • Como é feito o cálculo do ticket médio na tela de segmentação?

  • Como é feito o cálculo do ticket médio no perfil do consumidor?


Contexto


Ao segmentar consumidores por ticket médio igual a um valor específico, por exemplo, R$100,00, pode acontecer de aparecerem clientes com ticket médio diferente, como R$200,00.


Veja abaixo:


O segmento está configurado com a condição de retornar consumidores que tenham o ticket médio igual a R$ 100,00:




Mas, ao abrir a ficha do consumidor, o ticket médio exibido é de R$ 200,00, conforme imagem abaixo:




Esse cenário costuma gerar dúvidas, mas ocorre devido a uma diferença no cálculo do ticket médio entre as duas telas.

Explicação 

Na segmentação:
O ticket médio é calculado como a soma de todos os comportamentos com receita, dividida pelo total de comportamentos com receita, mesmo que a receita seja negativa.

No perfil do consumidor:

Nessa tela, o cálculo do ticket médio é feita de forma mais correta, somando todas receitas e dividindo apenas pelo total de eventos com receita positiva

Exemplo de um caso na prática:

Usando o mesmo exemplo acima: segmentei consumidores com ticket médio igual a R$ 100,00 e o sistema retornou um consumidor que, ao analisar o perfil, aparece com ticket médio de R$ 200,00.

Ao abrir a ficha do cliente, observamos os seguintes eventos com receita:

  • Evento 1: comprou R$ 898,00

  • Evento 2: devolveu R$ 698,00

Aplicando o cálculo da segmentação:
 (898 - 698) ÷ 2 = R$ 100,00
 Esse é o valor que atende à condição do segmento, justificando o retorno desse consumidor.

Aplicando o cálculo do perfil do consumidor:
 (898 - 698) ÷ 1 = R$ 200,00
 Aqui, o sistema desconsidera o evento com receita negativa (devolução), considerando apenas o evento com receita positiva para o cálculo.

Conclusão

A diferença nos valores de ticket médio entre a segmentação e o perfil do consumidor ocorre por conta dos diferentes métodos de cálculo adotados em cada tela.

Perguntas Frequentes (FAQ)


Como o ticket médio é calculado na tela de segmentação?
É a soma de todas as receitas dividida pelo total de eventos com receita, incluindo aqueles com receita igual a zero.

Como o ticket médio é calculado no perfil do consumidor?
É a soma das receitas dividida apenas pelos eventos que têm receita positiva, refletindo uma média mais precisa do gasto real do cliente.

Por que, ao segmentar por ticket médio igual a X, aparecem consumidores com ticket médio diferente?
Por causa da forma de cálculo diferente entre as telas.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo