Integração do Google Analytics com a Dito

Modificado em Qui, 29 Mai na (o) 6:38 PM

A integração do Google Analytics (GA) na Dito permite acompanhar, de forma prática, as métricas de receita, transações e ticket médio calculadas pelo GA, sem a necessidade de acessar a ferramenta diretamente ou gastar tempo aplicando diversos filtros.

 

Para isso, a Dito analisa o utm_id das suas campanhas de e-mail e SMS, consolidando os resultados e exibindo uma visão geral das métricas no período escolhido.

 

 

 

Na tabela de performance que exibe as campanhas, você também pode analisar a métrica de receita (Last Click) atribuída a cada campanha, facilitando a avaliação do impacto individual de cada ação.

 

 

Processo de integração

Integração e definição da propriedade no Google Analytics

  • Para realizar a integração e configurar a propriedade do Google Analytics a ser utilizada pela Dito, você precisará:

    • Ter a permissão de “Editor” no Google Analytics da sua marca.

    • Ter a permissão de “Administrador” na Dito.

Apenas visualização de métricas

  • Caso você deseje apenas visualizar as métricas no Google Analytics sem configurar a propriedade utilizada, será necessário:Ter a permissão de “Visualizador” no Google Analytics da sua marca.

Com a credencial do Google Analytics em mãos, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a seção Google nas Configurações da Dito.

  2. Clique em Sincronizar minha conta Google.

  3. Siga o processo de autenticação para concluir a integração.

     

 

 

Após inserir suas credenciais, será necessário selecionar a propriedade do Google Analytics que corresponde aos dados do seu e-commerce. Essa etapa garante que as métricas exibidas na Dito estejam alinhadas com as informações do GA da sua marca.

 

Após selecionar a propriedade basta clicar em Sincronizar dashboard para salvar a definição.

 

 

 

 

Você também pode iniciar o processo de sincronização a partir do relatório de Resultados de Canais.

 

 

 

Pontos importantes

 

  1. Acesso individualizado

     

    1. Após a integração, apenas o usuário que realizou o processo terá acesso às informações do Google Analytics dentro da Dito.

    2. Para que outros colaboradores também tenham acesso, eles precisam ter permissões no Google Analytics e realizar a integração em suas próprias contas na Dito.

    3. Caso o usuário administrador da Dito, que configurou a propriedade do Google Analytics, perca o acesso ao GA, os demais usuários não serão impactados. Cada usuário mantém sua integração e acesso de forma independente.

       

  2. Disponibilidade de métricas no consolidado

     

    1. As métricas de receita, transações e ticket médio no consolidado da Dito estão disponíveis apenas para períodos a partir de 06/01/2025.

    2. Informações de períodos anteriores não estão disponíveis devido a ajustes realizados na funcionalidade em 05/01/2025.

       

  3. Possível divergência de métricas

     

    1. Caso sua marca envie campanhas de SMS sem utilizar o encurtador de links da Dito, pode ocorrer divergência entre os valores exibidos no consolidado e na tabela de campanhas.

       

    2. Isso ocorre porque a Dito utiliza os parâmetros utm_id e utm_content para identificar e buscar informações no Google Analytics. Sem esses parâmetros, as métricas podem não ser retornadas corretamente. Se você optar por usar outros encurtadores de links e desejar que a Dito exiba a receita do GA, é essencial configurar o utm_id com o seguinte formato: seu-termo-customizado_[ID da campanha na Dito]_DitoCRM

       

      1. Substitua [ID da campanha na Dito] pelo identificador da campanha da Dito.

      2. Certifique-se de manter o formato e as letras maiúsculas em _DitoCRM.

         

    3. Além disso, devido à mudança realizada em 05/01/2025, o consolidado pode apresentar alguma divergência em relação aos dados exibidos no Google Analytics. Isso ocorre porque campanhas enviadas antes dessa data ainda podem gerar vendas, mas não possuem as parametrizações necessárias utilizadas pela Dito para buscar as métricas no GA.

       

Conferir valores no Google Analytics

 

Caso você queira identificar os valores de receita diretamente da tela do Google Analytics, você pode seguir o passo a passo abaixo para encontrar suas campanhas.

  1. Acessar relatórios

    • Entre no Google Analytics e clique em Relatórios no menu lateral esquerdo.

    • Em seguida, localize e selecione o relatório Aquisição do tráfego.

       

 

 

2.Aplicar filtro para campanhas Dito

  • Dentro do relatório, clique no botão Adicionar filtro +.

  • Escolha a dimensão ID da campanha da sessão.

  • Selecione o operador termina com e insira o valor _DitoCRM.

  • Por fim, clique no botão azul Aplicar.

     

 

 

3.Agrupar métricas por campanha

  • Para organizar as métricas e facilitar a análise, altere a visualização do relatório.

     

  • Clique no botão + e adicione a opção ID da campanha da sessão como agrupamento.

     

 

 

 

 

 

 

Pronto! As métricas serão exibidas agrupadas pela identificação das campanhas da Dito, facilitando a análise e conferência.

 

Qualquer dúvida entre em contato com o nosso time de atendimento.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo