Importando uma base no app.dito

Modificado em Ter, 22 Abr na (o) 6:20 PM

Conheça o novo processo de importação de bases no ambiente do app.dito


Abaixo, o novo processo de importação de bases e as melhorias aplicadas no novo importador:

  1. Aperfeiçoamento da lista de importações para o padrão app.dito com busca

  2. Novo padrão de etapas para a execução da importação

  3. Etapa de validação para o arquivo e para o mapeamento

  4. Preview da tabela com destaque para a coluna selecionada

  5. Possibilidade de edição das etapas durante a importação

  6. Mais eficiência para criar valores para características existentes e novas caracterísicas extras

  7. Possibilidade de remover valores de características

  8. Definição do tipo do campo de data

 

Importante: Somente as permissões de administrador e administrador de dados terão acesso à página.

 


 

Etapas da importação

  1. Primeiro, clique no menu do topo da Dito "Consumidores" e depois clique na aba "Lista de importações";

     

  2. Depois clique em Importar base.

 

Dividimos a importação em 4 etapas:

  1. Selecionar arquivo

  2. Configurar arquivo

  3. Configurar ID

  4. Mapear campos

Observações: 

  • Só é possível concluir as etapas em ordem, por isso a etapa só ficará ativa após completar a etapa anterior. 

  • O botão "Continuar" só ficará ativo para finalização da importação após as 4 etapas estarem completas.

 

 


 

Etapa 1 - Selecionar arquivo

Selecione um arquivo de acordo com o formato padrão:

  • 100mb

  • CSV

É possível arrastar o arquivo ou selecionar clicando no botão "Selecionar arquivo"

 

Um link para o artigo ficará disponível para o usuário ler e tirar dúvidas.

 

 

Caso o usuário saia antes de salvar, irá perder o arquivo carregado e a etapa não será completa.

 

Alertas de verificação do arquivo: 

Caso dê algum erro ao carregar, aparecerá um alerta em vermelho com o erro. 

 

 

Possíveis erros: 

  • "Arquivo acima de 100MB"

  • "Extensão do arquivo inválida"

  • "Tentou enviar múltiplos arquivos"

Observação: Encoding do arquivo (Conjunto de caracteres)

São suportados:

  • Unicode (UTF-8)

  • Europa ocidental (ISO-8859-1)

  • Europa ocidental (WINDOWS-1252)

 

 

Após selecionar o arquivo iremos exibir o Status do carregamento:

  • Carregando: Será exibida uma animação indicando que o arquivo está sendo carregado.

     

    É possível apagar durante o carregamento.

     

  • Sucesso no Upload: O carregamento indicará sucesso e ficará verde.

       Somente após carregar, o botão "Salvar" ficará disponível.

     

  • Erro no upload: No caso de erro, o usuário tem a opção de tentar novamente ou apagar o arquivo.

     

    O usuário pode clicar no botão ”Selecionar outro arquivo” para escolher outro, ou arrastar novamente.


 

Etapa 2 - Configurar arquivo

Nessa etapa, será necessário configurar o separador e o campo que identificará os consumidores.

 

Importante: A configuração do arquivo pode levar algum tempo para salvar as informações.

 

As duas opções são:

 

1 - Separar colunas por virgula "," ou ponto e virgula ";"

2 - Delimitar texto por aspas duplas (”) ou aspas simples  (‘).

 

Deve ser escolhida a opção conforme o arquivo foi gerado. 

 

 

Após a configuração completa, o botão ”Salvar” fica ativo.

 

Exemplo: uso do separador de colunas e do delimitador de texto

 


 

Etapa 3 - Configurar ID

Configure o ID da importação e salve após verificar a pré-visualização.

 

1 - Gerar ID por

O campo ID será o identificador único do consumidor na Dito. Necessário compreender qual dado é utilizado por padrão nas integrações da marca para escolher a informação correta.

 

Opções:

  • CPF/CNPJ - São válidos apenas números (11 caracteres para CPF e 14 pra CNPJ)

  • E-mail - Devem estar no formato nome@exemplo.com.br

  • Telefone - São validados apenas números (no mínimo 10 caracteres, incluindo DDD)

  • SHA1 (hash) do telefone - Devem estar no formato SHA1

  • ID customizado - O campo não pode conter caracteres especiais

  • User ID (Exportado da Dito) - exatamente o mesmo dado exportado, contendo o prefixo “ID=”

2 - Coluna

Define qual é a coluna do arquivo que será considerado como ID do usuário.

 

Preview:

  • Depois que o usuário selecionar a Coluna, ela ficará em destaque na Tabela de preview

  • A coluna selecionada fica em destaque no canto esquerdo da tabela, fixada e separada por sombreamento.

  • Caso o usuário altere a coluna, a preview será alterada.

 

 

 


 

Etapa 4 - Mapeamento dos campos

 

Defina o ID que será utilizado para identificarmos os usuários na Dito ou para criar as fichas.

 

1 - Campo do ID

A área do "Campo do ID” mostra um quadro com o Campo do ID selecionado na fase anterior. Não é permitida a alteração e não é possível ignorar o campo, é só para visualização. O botão ”Visualizar” fica ativo e ao clicar, abre uma "tabela" para visualizar as 5 primeiras linhas da coluna).

 

2 - Etapa - Mapear características (obrigatória)

Definição das características na Dito ou criação de características extras para os campos do CSV.

 

3 - Etapa - Adicionar e/ou remover valores (opcional)

Associar e/ou remover valores de características.

 

 

Definindo as características na Dito ou criando características extras para os campos do arquivo:

 

1 - Campo de busca

O usuário pode buscar por um campo do CSV que foi carregado. 

 

2 - Coluna das ações

A coluna de ações é composta pelos botões de:

  • Visualizar - Permite a pré visualização de até 5 linhas deste campo no CSV

  • Ignorar - O campo será ignorado e não será carregado para a Dito

3 - Coluna Campos do CSV

A coluna ”Campos do CSV" mostra os dados extraídos do CSV carrecado. Os campos do CSV são desabilitados para edição

 

4 - Coluna Características na Dito

A coluna ”Características na Dito” é onde o usuário irá escolher qual campo na Dito corresponde ao campo extraído no CSV. 

 

5 - Ícones de feedback

O ícone entre as colunas inicialmente indica para o usuário que ele está associando o Campo do CSV com uma Característica na Dito. Quando o campo for ignorado, mostrará um ícone correspondente, e quando a associação for realizada, mostrará um ícone indicando que está feito.

 

Associando uma característica na Dito

  • Ao clicar no Select, o usuário vai escolher uma Característica na Dito que representa o dado extraído ou uma Característica extra já existente.

  • O Select irá dividir em 2 clusters:

    • Características na Dito

    • Características extras

  • Também será possível adicionar uma Característica pelo Select, como é feito na segmentação.

 

 

Campo ignorado:

  • Caso o usuário clique no ícone de ”Ignorar”, o campo fica Disable.

  • Depois que todos os campos da linha ficam Disable, é possível clicar no botão de ”Editar” para voltar e selecionar o campo.

  • Quando ignorado, o campo do meio fica com o ícone ”Ignorado".

  • Ainda é possível fazer preview 

 

 

 

Criando nova característica extra

  • Em vez de selecionar uma Característica extra existente ou uma Característica na Dito, é possível associar o Campo do CSV a uma nova característica extra. 

  • Ao digitar no campo um nome que não exista na lista, será mostrado no primeiro campo o nome digitado + o nome "(novo)", indicando que está sendo criada uma nova característica

 

 

ATENÇÃO: Não é permitido enviar/atualizar características que são geradas pela Dito.

⚠️ Para criar uma característica, use apenas letras minúsculas, sem números e caracteres especiais (acento, cedilha, espaços, etc.). Caso a palavra seja composta, utilize hífen (-) ou underline (_).

 

Os campos abaixo não podem ser atualizados/enviados via importação de base: 

  • propensao_compra

  • propensao_compra_migracao

  • propensao_compra_pontos

  • rfm_category

  • rfm_segment

  • rfm_frequency

  • rfm_recency

  • rfm_monetary

  • rfm_aov

  • rfm_segment previous month

  • rfm_segment previous year

  • rfm_flg year group change

  • loja_preferencia

  • vendedor_preferencia

 

Tipo de campo de data

Quando o Campo do arquivo for tipo data, o usuário também vai precisar definir o formato.

 

Após digitar a nova Característica extra, o usuário precisa definir o tipo do campo é um formato comum (somente texto) ou de data. Opções do formato de data:

  • YYYY-MM-DD

  • YYYY/MM/DD

  • DD-MM-YYYY

  • DD/MM/YYYY

  • MM-DD-YYYY

  • MM/DD/YYYY

 

Associando todos os campos:

  • Após associar todos os campos, os ícones do meio vão indicar e o botão "Salvar" fica disponível. 

  • Não é possível ignorar todos os campos, pelo menos um precisa ser associado

  • É possível editar os campos

 

Aviso de nome duplicado

Caso o usuário tente criar uma nova característica repetida (já existente anteriormente ou criada recentemente), o nome ficará no modo "bloqueado" com uma caixa de aviso.

 

 

Aviso de caracteres inválidos

Caso o usuário digite algum caractere não permitido, o nome ficará no modo "bloqueado" e mostraremos as regras. 

 

Regras:

  • Usar apenas letras minúsculas

  • Sem caracteres especiais (acento, cedilha, espaços etc.). 

 

 

Adicionar características/custom data (opcional) 

  • É possível atribuir atribuir um valor a uma nova característica ou a uma característica já existente.

  • O valor será adicionar a todas as linhas da coluna selecionada da base importada. Ou vai criar nova coluna e adicionar o valor em todas as linhas da base importada

  • Abrirá o mesmo Select do Mapeamento dos campos obrigatórios

  • Caso o usuário escolha uma nova característica, precisará informar o Formato do campo. Depois de tudo selecionado, o ícone do meio fica ”Check”

  • É possível adicionar diversas características. 

  • É possível apagar uma característica inserida antes de salvar a sub-etapa.

 


 

Remover valor para características 

  • O usuário também pode ”Remover valor para características (opcional)”. para isso, vai precisar clicar no Multiselect, onde irá selecionar quais características quer apagar os valores. 

  • Não é possível adicionar nova característica nessa parte.

  • Só pode apagar dos já existentes na Dito e não do CSV que está sendo carregado

  • Não é possível apagar os valores de dados gerados pela Dito

  • Quando o usuário seleciona alguma opção, divide o Dropdown em 2 grupos:

    • Itens Selecionados

    • Itens existentes

 

 

 

Depois de mapear os campos

Após o mapeamento dos campos, é possível salvar a etapa. 

 

A sub-etapa "Adicionar e/ou remover valores" é opcional.

 

 

 

Ainda é possível editar as etapas do mapeamento antes de salvar.

 

Após configurar todas as etapas

 

Após completar ”Mapear campos", o usuário pode clicar no botão "Continuar" para ir para a preview da importação

 

 

Pré-visualização dos dados

Depois de visualizar o preview, é possível Finalizar e enviar.

 

O preview é o mesmo mostrado na Etapa ”Configurar ID”, onde mostra uma tabela com todas as colunas e com a Coluna do ID fixa do lado esquerdo.

 

O preview da tabela é de até 5 linhas.

 


 

 

Status e Ícone de loading

 

 

Caso tenha alguma dúvida é só nos acionar via chat.

 

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