Casos de uso do calculo de Conversão e Receita Influenciada

Modificado em Qui, 17 Abr na (o) 9:27 PM

Veja exemplos de como é aplicado o calculo de Receita e Conversão na tela de Resultados de Canais pelo App.Dito


Mostramos no artigo Cálculo de Conversão e Receita influenciada como as métricas de Receita Influenciada e Conversão funcionam, agora vamos ilustrar alguns cenários para explicar melhor como essas métricas são calculadas, utilizando como base de exemplo os resultados influenciados pelo canal de e-mail em uma janela de conversão de 7 dias.

 

Cenários baseados em apenas 1 campanha

Considerações: 

  1. Os exemplos serão com base em campanhas de e-mail, mas a lógica se replica da mesma forma para os canais SMS e mobile push.

  2. A janela de conversão dos exemplos é 7 dias, mas a lógica é a mesma para os demais períodos (15 e 30 dias). Essa janela começa a ser contabilizada a partir do momento em que ocorrem os eventos analisados (abertura/clique).

  3. As conversões são contabilizadas no relatório a partir da data em que a(s) compra(s) ocorrer(em).

  4. A análise dos resultados é separada por cada canal (e-mail, SMS, mobile push).

  5. Os dias de exemplo nas tabelas se referem ao período 01/10/2023 até 10/10/2023.

  • Cenário 1 - conversão simples

Descrição do cenário:  conversão com base nas interações no cliente em apenas 1 campanha.

  • Um cliente recebeu uma campanha no dia 01/10/23;

  • O cliente interagiu com a campanha;

  • O cliente comprou no dia 06/10/23 com valor de R$ 100,00 reais;

  • Janela de conversão analisada: 7 dias. Considerando que este período é contabilizado a partir da interação e não do recebimento, no canal de e-mail.

Objetivo do cenário: exemplificar como as conversões são contabilizadas de forma geral, considerando as interações dos clientes.

 

  • Cenário 2 - conversão com várias interações

Descrição do cenário: conversão com base em várias interações do cliente em apenas 1 campanha.

 

Um cliente recebeu uma campanha no dia 01/10/23 e interagiu com a mesma como mostra a tabela.

  • O cliente comprou no dia 07/10/23 com valor de R$ 100,00 reais.

  • Janela de conversão analisada: 7 dias. Considerando que este período é contabilizado a partir da interação e não do recebimento, no canal de e-mail.

Objetivo do cenário: exemplificar que uma conversão é sempre atrelada à última interação do cliente, independente de quantas sejam elas.

 

  • Cenário 3 - conversão com mais de 1 compra

Descrição do cenário: conversão com base nas interações no cliente em apenas 1 campanha, sendo que ele comprou mais de uma vez no período. 

  • Um cliente recebeu uma campanha no dia 01/10/23 e interagiu com a mesma como mostra a tabela.

  • O cliente comprou: 

  1. no dia 07/10/23 com valor de R$ 100,00 reais.

  2. no dia 10/10/23 com valor de R$ 200,00 reais.

  • Janela de conversão analisada: 7 dias. Considerando que este período é contabilizado a partir da interação e não do recebimento, no canal de e-mail.

Objetivo do cenário: exemplificar que uma conversão é contabilizada como única independentemente da quantidade de compras ocorridas após a interação dos clientes com as campanhas.

 

  • Cenário 4 - conversão intercalando interações e compras no período

Descrição do cenário: conversão com base nas interações no cliente em apenas 1 campanha, sendo que ele comprou mais de uma vez no período e teve interação entre as compras.

  • Um cliente recebeu uma campanha no dia 01/10/23 e interagiu com a mesma como mostra a tabela.

  • O cliente comprou: 

  1. no dia 06/10/23 com valor de R$ 100,00 reais.

  2. no dia 10/10/23 com valor de R$ 200,00 reais, depois de uma nova interação.

  • Janela de conversão analisada: 7 dias. Considerando que este período é contabilizado a partir da interação e não do recebimento, no canal de e-mail.

Objetivo do cenário: exemplificar o caso em que as compras de uma mesma conversão podem ter datas de início da janela de conversão diferentes.

 

Cenários baseados em 2 ou mais campanhas

Considerações: 

  1. Os exemplos serão com base em campanhas de e-mail, mas a lógica se replica da mesma forma para os canais SMS e mobile push.

  2. A janela de conversão dos exemplos é 7 dias, mas a lógica é a mesma para os demais períodos (15 e 30 dias). Essa janela começa a ser contabilizada a partir do momento em que ocorrem os eventos analisados (abertura/clique).

  3. As conversões são contabilizadas no relatório a partir da data em que a(s) compra(s) ocorrer(em).

  4. A análise dos resultados é separada por cada canal (e-mail, SMS, mobile push).

  5. Os dias de exemplo nas tabelas se referem ao período 01/10/2023 até 10/10/2023.

  6. Nesse cenário é preciso considerar a contabilização da conversão por campanha. 

     

  • Cenário 5 - conversão com interação em 2 campanhas

Descrição do cenário: conversão com base nas interações no cliente em 2 ou mais campanhas.

  • Um cliente recebeu campanhas:

  1. A primeira no dia 01/10/23

  2. A segunda no dia 02/10/23

  • O cliente comprou no dia 06/10/23 com valor de R$ 100,00 reais.

Objetivo do cenário: exemplificar que no caso geral em que o cliente é impactado por mais de uma campanha, a conversão é contabilizada para a última campanha que teve a interação.

 

  • Cenário 6 - conversão com interações intercaladas em mais de uma campanha

     

    Descrição do cenário: conversão com base nas interações no cliente em 2 ou mais campanhas e interações intercaladas entre as campanhas.

     

    • Um cliente recebeu campanhas:


    1. A primeira no dia 01/10/23

    2. A segunda no dia 02/10/23


    • O cliente comprou:

      1. no dia 06/10/23 com valor de R$ 100,00 reais.

      2. no dia 10/10/23 com valor de R$ 200,00 reais.

  •  

    Objetivo do cenário: exemplificar o caso de ter mais de uma conversão atribuídas a campanhas distintas, de acordo com as interações do cliente em cada uma delas.

     

 

 

Ficou mais claro? Não deixe de conferir os outros artigos da coleção de Lançamento Canais 2.0.

 

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