Receita Influenciada x Last Click

Modificado em Ter, 5 Ago na (o) 5:43 PM

Nesse artigo vamos explicar o que é Receita Influenciada e Last Click e por fim mostrar as diferenças entre esses dois conceitos.

Receita influenciada é toda receita gerada por consumidores que realizam compras após receberem contato de algum canal da Dito, dentro da janela de conversão dos eventos. Ela é uma métrica da Dito para mensurar os resultados das notificações que foram enviadas.


A receita pode ser influenciada tanto por Abertura quanto por Clique, no caso de E-mail e por Entrega e Clique, no caso de sms.


A receita influenciada por abertura abrange todas as pessoas que abriram a notificação e realizam uma compra na janela de tempo definida na notificação. Exemplo: o cliente recebe a notificação, abre a notificação e compra na marca dentro do período de conversão dessa notificação.


Obs: a receita por abertura é somente nas notificações via e-mail. Notificações de SMS e Mobile Push não possuem receita por abertura.


Já a receita influenciada por entrega abrange todas as pessoas que receberam a notificação e realizam uma compra na janela de tempo definida na notificação. Exemplo: o cliente recebe a notificação e compra dentro do período de conversão da notificação.


Conforme nas imagens abaixo (exemplo de notificação de e-mail), que podem ser encontradas quando você entra na página principal da notificação.



Last Click é uma métrica do Google Analytics que indica as conversões de compras que foram feitas no site dentro de até 30 minutos depois do clique. (Esse é o tempo padrão de uma visita ou sessão realizada por um usuário e que resultou em uma compra no site). Ou seja, é uma venda praticamente instantânea e o último clique antes da conversão de compra.


Você pode ver os números do Last Click na tela de Resultados de Canais na parte de Performance:



Tanto o valor total quanto o de cada notificação é calculado pelo próprio Google Analytics. Ou seja, a Dito não calcula, apenas busca a informação do Google Analytics da marca.


O dado de last click é retirado direto pela API do Google Analytics, sendo feito da seguinte forma:

  • No consolidado fazemos uma requisição fazendo filtro por todas as notificações do período e o range de data da tela.

  • Na listagem é feita uma requisição por notificação filtrado pelo mesmo range de data da tela, porém essas requisições são feitas apenas para as notificações da página atual.


Como o consolidado de Last Click abrange todas as notificações, dependendo do range de data da tela pode ser necessário analisar mais de quinhentos mil sessões no google analytics e nesses casos eles não fazem uma análise em cima de tudo e sim de uma amostra do total de sessão, assim diminuindo a precisão do dado informado no consolidado.

Nesses casos o recomendado é analisar um período menor.


Ficou alguma dúvida? Não se preocupe!

Basta chamar nosso time de suporte pelo chat! ?

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo