Criando segmento: Win Back

Modificado em Seg, 11 Ago na (o) 2:16 PM

Convide seu cliente para retornar a sua loja!

Como criar um segmento de Win Back?

Passo 1: No menu clique em "segmentos" e em seguida, clique no botão Criar Segmento:


Passo 2: Clique em "Tiveram um comportamento" e escolha a ação "Comprou":





Passo 3: Clique no "e" para adicionar uma condição ao segmento criado e repita o processo:




Passo 4: Clique em "Adicionar propriedade" para escolher um período no segundo evento de compra:



Passo 4: Clique em "Escolha uma propriedade" e selecione a opção "Data de criação":



Passo 5: Nesse próximo passo, você definirá a janela de tempo que deseja buscar as pessoas que não fizeram a compra de acordo com a estratégia da comunicação. Suponhamos que seja pessoas que não compraram nos últimos 90 dias, você selecionaria depois ou igual a 90 dias atrás:


Data dinâmica: O segmento é considerado “vivo” porque ele se atualiza automaticamente conforme o tempo passa. 

Isso significa que, quando você define uma condição como “compra nos últimos 90 dias”, esses 90 dias são sempre contados a partir da data atual - ou seja, do dia em que o segmento está sendo usado.

Exemplo:
Se hoje é 08/08/2025, o segmento vai considerar os clientes que compraram a partir de 10/05/2025 (ou seja, nos últimos 90 dias). Amanhã, 09/08/2025, o mesmo segmento será automaticamente atualizado para considerar compras a partir de 11/05/2025 e assim por diante. Esse comportamento faz com que os segmentos estejam sempre refletindo dados atualizados, sem que você precise ajustar as datas manualmente.



Data fixa: Nesse caso, o segmento é estático, ou seja, ele não muda com o passar dos dias. Se você configurar o segmento para considerar compras a partir de 10/05/2025, por exemplo, ele sempre puxará as pessoas que compraram a partir dessa data específica, independentemente do dia em que o segmento for utilizado. Diferente de um segmento "vivo", ele não se atualiza automaticamente com base na data atual. Isso é útil quando você quer analisar ou trabalhar com uma janela de tempo bem definida.





Passo 6: Esse passo é muito importante, porque você deseja quem não comprou. Isso significa que você precisa trocar a chave para o "Não fizeram":



Note que isso foi feito apenas no segundo evento, porque o intuito do Win Back é notificar pessoas que compraram em algum momento com a marca e não fizeram nenhuma outra compra nos últimos dias (que no exemplo seria 90 dias).


Passo 7: Crie um nome para seu segmento e salve-o.


Passo 8: Após o envio da notificação crie uma "trava" para evitar que o e-mail seja enviado para o mesmo usuário duas vezes, você deverá criar mais uma condição onde somente as pessoas que não receberam a notificação serão notificadas novamente. Para isso, siga o mesmo processo, porém ao invés de usar o comprou, use o evento "receive-email-notification. Em seguida, escolha uma propriedade chamada id-notificacao e adiciona o ID da notificação (o ID são os números presentes na URL da notificação).



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