LGPD x Limite de caracteres no disparo de SMS

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 8:14 PM

Você sabe qual a relação da LGPD com o limite de caracteres permitidos em um disparo de SMS?

Sabemos que hoje temos uma limitação de caracteres para envio de SMS. Atualmente, por padrão, esse limite é de 160 caracteres.

Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foram definidas diversas diretrizes para dar autonomia ao cidadão em relação à forma de tratar seus dados pessoais, inclusive em ambientes digitais. Com isso, a DITO realizou diversas transformações internas, garantindo o cumprimento dessa lei para todos os nossos clientes e parceiros.

Uma dessas adaptações foi a inclusão do opt-out nas mensagens de SMS. O Opt-out é o serviço responsável por informar ao cliente final qual é a empresa que está se comunicando com ele, e também dar a opção para o cliente decidir se quer continuar recebendo esse contato, mais conhecido como: “(p/ sair envie PARE)”.

A funcionalidade impacta diretamente na quantidade de caracteres de um envio, pois será acrescido no conteúdo o nome da empresa junto com a mensagem de sair.
Exemplo:
Dito Teste:
(p/ sair envie PARE)

A inclusão do header (nome da empresa) e do opt-out (opção de sair), será contabilizada de forma dinâmica, e o limite de caracteres será adaptado conforme a necessidade de cada cliente.

Além disso, o uso de variáveis e links também pode impactar na contagem de caracteres e gerar um envio duplo de SMS.

Em nosso dashboard, a DITO não contabiliza este envio duplo, pois entendemos que atualmente ele pode inflar os dados e taxas que são retornados deste canal. Entretanto, esse envio duplo pode impactar no seu pacote contratado de SMS.

Mas o que significa um envio duplo de SMS?

O envio duplo é quando o conteúdo do SMS extrapola a quantidade de caracteres devido ao uso de variáveis e links encurtados. Ao incluir essas opções dentro da mensagem, e esse valor de caracteres for acima do permitido, será enviado dois SMS que se complementam, gerando um envio para DITO e duas mensagens para o usuário final.

Qual a melhor forma de evitar esse envio duplo?

A melhor forma de evitar esse envio duplo é considerar que o conteúdo do SMS deve respeitar a quantidade de caracteres delimitadas para o header e opt-out. Também é importante considerar o uso de variáveis. Então recomendamos que, caso você utilize variáveis ou links de qualquer tipo em sua mensagem, também considere essa opção ao escrever seu conteúdo.

Como será feita a cobrança desse envio?

Atualmente, para usar a funcionalidade de SMS, o cliente contrata um pacote de envio com uma quantidade específica de SMS que faça sentido para sua estratégia. Quando a quantidade de envio ultrapassa o plano contratado, é gerado uma cobrança excedente.

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