Sabemos que hoje temos uma limitação de caracteres para envio de SMS. Atualmente, por padrão, esse limite é de 160 caracteres.
Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foram definidas diversas diretrizes para dar autonomia ao cidadão em relação à forma de tratar seus dados pessoais, inclusive em ambientes digitais. Com isso, a DITO realizou diversas transformações internas, garantindo o cumprimento dessa lei para todos os nossos clientes e parceiros.
Uma dessas adaptações foi a inclusão do opt-out nas mensagens de SMS. O Opt-out é o serviço responsável por informar ao cliente final qual é a empresa que está se comunicando com ele, e também dar a opção para o cliente decidir se quer continuar recebendo esse contato, mais conhecido como: “(p/ sair envie PARE)”.
A funcionalidade impacta diretamente na quantidade de caracteres de um envio, pois será acrescido no conteúdo o nome da empresa junto com a mensagem de sair.
Exemplo:
Dito Teste:
(p/ sair envie PARE)
A inclusão do header (nome da empresa) e do opt-out (opção de sair), será contabilizada de forma dinâmica, e o limite de caracteres será adaptado conforme a necessidade de cada cliente.
Além disso, o uso de variáveis e links também pode impactar na contagem de caracteres e gerar um envio duplo de SMS.
Em nosso dashboard, a DITO não contabiliza este envio duplo, pois entendemos que atualmente ele pode inflar os dados e taxas que são retornados deste canal. Entretanto, esse envio duplo pode impactar no seu pacote contratado de SMS.
Mas o que significa um envio duplo de SMS?
O envio duplo é quando o conteúdo do SMS extrapola a quantidade de caracteres devido ao uso de variáveis e links encurtados. Ao incluir essas opções dentro da mensagem, e esse valor de caracteres for acima do permitido, será enviado dois SMS que se complementam, gerando um envio para DITO e duas mensagens para o usuário final.
Qual a melhor forma de evitar esse envio duplo?
A melhor forma de evitar esse envio duplo é considerar que o conteúdo do SMS deve respeitar a quantidade de caracteres delimitadas para o header e opt-out. Também é importante considerar o uso de variáveis. Então recomendamos que, caso você utilize variáveis ou links de qualquer tipo em sua mensagem, também considere essa opção ao escrever seu conteúdo.
Como será feita a cobrança desse envio?
Atualmente, para usar a funcionalidade de SMS, o cliente contrata um pacote de envio com uma quantidade específica de SMS que faça sentido para sua estratégia. Quando a quantidade de envio ultrapassa o plano contratado, é gerado uma cobrança excedente.
Ficou com alguma dúvida? É só nos acionar no Suporte! ?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo