O mobile push é uma poderosa ferramenta de comunicação que permite às marcas enviar notificações diretamente para os dispositivos móveis dos seus clientes, proporcionando uma forma eficiente de engajamento.
Neste artigo, explicaremos como as métricas do mobile push são coletadas e detalharemos suas definições. Além disso, você aprenderá como começar a utilizar o novo produto de mobile push no ambiente atualizado da Dito (app.dito), aproveitando as novas funcionalidades de análise para otimizar os resultados das suas campanhas.
Definição de métricas
Para ajudar a monitorar o desempenho das suas notificações mobile push, o app.dito oferece um conjunto de métricas detalhadas.
Um contexto prévio importante para ser considerado nessas definições, é que no app.dito trouxemos uma otimização na contabilização das métricas por meios dos tokens válidos. Ou seja, cada token válido é referente a um dispositivo móvel que o cliente tem cadastrado. Isso significa que se uma pessoa possui dois celulares, por exemplo, ela poderá receber notificações em cada um deles, aumentando as chances de ser impactada.
A seguir estão as definições de cada uma delas e dos respectivos comportamentos registrados na ficha dos clientes.
Envio: quantidade de notificações enviadas para os tokens/dispositivos dos clientes, considerando todos que estavam aptos a receber a comunicação no momento do envio da campanha.
Se uma pessoa tiver 2 ou mais tokens válidos, o envio é feito para cada um deles.
Se houver duas fichas na base de dados com o mesmo token, ao enviar a campanha, a plataforma identificará essa duplicidade e fará apenas um envio.
should-receive-mobile-push-notification: o evento é gerado na ficha de todos os usuários que estão aptos na tentativa de disparo da notificação.
Entrega: quantidade de envios que foram efetivamente entregues/exibidos aos dispositivos dos clientes.
receive-android-notification ou receive-ios-notification: Os eventos são gerados nas fichas de todos os clientes que receberam com sucesso a notificação de push em seus dispositivos.
Clique: Número de cliques nas notificações entregues, pelo qual os clientes são redirecionados para o app ou página.
click-notification: o evento é gerado quando o cliente interage com a notificação por meio do clique.
Bounce: O "bounce" refere-se às notificações que não foram entregues aos usuários, seja por motivos temporários ou permanentes. É dividido em duas categorias:
Hard bounce: Número de envios não entregues devido a um erro permanente. Os motivos para isso são:
Desinstalou o app: Quando uma pessoa desinstala o aplicativo, o token de notificação associado ao dispositivo é removido.
Expiração do token: Tokens de dispositivos têm um tempo de vida útil. Após um determinado período, o token expira e não pode mais ser usado para enviar notificações.
Obs: Em casos de hard bounce o token é descadastrado, deixando de ser apto a receber notificações push. Se o token for revalidado é gerado um evento de “assinou-mobile-push” (saiba mais abaixo) e o mesmo volta a ser apto.
Soft bounce: Número de envios não entregues devido a um erro temporário. Alguns exemplos de casos em que isso ocorre:
O dispositivo do usuário está offline ou fora de alcance da rede.
Problemas temporários com o cache do dispositivo que impedem a recepção de notificações.
Obs.: O retorno do erro acontece exatamente no momento do envio. Então é identificado em apenas uma tentativa.
Além disso, temos também um evento referente ao cadastro de clientes no canal mobile push, sendo ele definido da seguinte forma.
assinou-mobile-push: O evento é gerado quando o usuário aceita receber notificações pelo canal mobile push e um token válido é cadastrado em seu perfil. Esse evento ocorre sempre que um novo token é inserido, seja para substituir um token expirado ou para registrar novos dispositivos.
Caso tenha alguma dúvida, é só nos acionar no chat!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo