Aqui você vai encontrar definições sobre as métricas apresentadas no relatório Resultados de Canais no app.dito, e te ajudará entender melhor o impacto das campanhas e os resultados obtidos por meio delas.
Para facilitar o entendimento, vamos dividir em duas partes:
métricas de engajamento.
métricas de resultados financeiros.
Métricas de engajamento
Envios: é o número de envios únicos que a plataforma realizou para as pessoas que estavam aptas a receber a comunicação no momento do envio da campanha.
Aplica-se a todos os canais.
Se houver duas fichas na base de dados da marca com o mesmo endereço de e-mail, celular ou token de push, ao enviar a campanha, a plataforma identificará automaticamente essa duplicidade, e fará o envio e contabilização apenas uma vez.
Entregas: é o número de envios realizados no qual o provedor da pessoa confirmou a entrega da campanha.
Aplica-se a todos os canais.
A não entrega pode acontecer por diversos motivos, consulte os indicadores hard-bounce e soft-bounce no glossário.
Aberturas: é o número de envios no qual a pessoa realizou abertura da campanha.
Aplica-se apenas ao canal de e-mail.
Cliques: é o número de envios no qual a pessoa clicou em algum link da campanha.
Aplica-se apenas ao canal de e-mail e SMS.
No SMS, para realizar a contabilização de cliques, o link precisa ser gerado pelo encurtador da Dito.
Importante ressaltar que a métrica de clique na Dito é contabilizado de forma única, ou seja, se um consumidor recebe um e-mail e clica diversas vezes e em diversos links do mesmo e-mail, a Dito sempre contabilizará como 1 único clique.
Já o GA (Google Analytics) contabilizará sessões. Considerando o mesmo exemplo acima, cada clique tem potencial para gerar 1 sessão resultando em inúmeras sessões. Se o usuário clicar, irá gerar uma sessão, se ele ficar 30 minutos sem interagir com o site e clicar novamente, irá gerar uma nova sessão (Central Ajuda Google).
CTR (Click Through Rate): é a taxa que identifica a quantidade de cliques em relação às entregas.
CTOR (Click To Open Rate): é a taxa que identifica a quantidade de cliques em relação às aberturas.
Rejeição: é o número de envios que foram rejeitados (spam e descadastro) pelas pessoas.
Aplica-se apenas ao canal de e-mail e SMS.
A rejeição pode acontecer por diversos motivos, consulte os indicadores de spam e descadastro no glossário.
Spam: é o número de envios onde a pessoa recebeu a campanha e sinalizou como spam no provedor.
Aplica-se apenas ao canal de e-mail.
Importante destacar que, essa métrica não contabiliza os envios de e-mail que caem na caixa de spam - esses são considerados envios entregues.
Descadastros: é a quantidade de pessoas que se descadastraram do recebimento das suas campanhas, por meio link de descadastro no e-mail ou resposta de PARE no SMS.
Aplica-se apenas ao canal de e-mail e SMS. Demais canais possuem mecanismos próprios de descadastro, mas não são contabilizados nas métricas das campanhas.
Bounce: é o número de envios que não foram entregues por algum motivo temporário ou permanente.
Aplica-se apenas ao canal de e-mail e SMS.
Soft-bounce: este erro acontece quando o envio não pode ser entregue por algum motivo temporário, como por exemplo:
E-mail: o provedor de e-mail do consumidor está temporariamente indisponível; a conta de e-mail do consumidor está desabilitada; a caixa de e-mail do consumidor está cheia impedindo novos recebimentos; a reputação de e-mail da marca está baixa e o provedor do consumidor rejeita temporariamente o recebimento.
SMS: a operadora do consumidor está temporariamente indisponível; o consumidor está fora de área ou com celular desligado; conteúdo da mensagem é proibido no SMS.
Hard-bounce: este erro acontece quando o envio não pode ser entregue por algum motivo permanente, como por exemplo:
E-mail: o endereço de e-mail está inválido ou inexistente; o provedor do consumidor realizou o bloqueio permanente dos envios da marca - normalmente ligado aos filtros anti spam do próprio provedor;
SMS: o número de celular está inválido ou inexistente; número de celular do consumidor é proibido/bloqueado de receber mensagem pela própria operadora da pessoa.
Métricas de resultados financeiros
Receita total: corresponde à soma da receita de todas as transações da marca realizadas no período, como por exemplo: compra e devoluções.
Janela de conversão: chamamos de janela de conversão, o período entre o consumidor interagir com a campanha até a realização da compra. As interações com a campanha podem ser:
E-mail: abertura (momento em que o cliente abre uma campanha de e-mail) e clique (momento em que o cliente clica em algum link da campanha).
SMS: entrega (momento em que o cliente recebe o SMS) e clique (momento em que o cliente clica no link da mensagem, caso ele exista).
Mobile push: entrega (momento em que o cliente recebe o mobile push).
Conversões: a conversão é registrada uma única vez quando o consumidor realiza uma ou mais compras dentro da janela de conversão, após interagir com a campanha.
Vendas influenciadas: é a soma de todas transações com receita positiva que foram realizadas dentro da janela de conversão, após o consumidor interagir com a campanha.
Receita influenciada: é a soma da receita gerada pelas vendas influenciadas.
Base influenciada: é a quantidade de pessoas únicas que geram vendas influenciadas.
Ticket médio influenciado: é o valor monetário gasto, em média, em cada venda influenciada. É calculado dividindo o valor total da receita influenciada pelo número total de vendas influenciadas.
Neste artigo, trouxemos uma explicação mais a fundo sobre como a Dito mensura o impacto financeiro dos Canais, com exemplos do dia a dia.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento, combinado?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo