Recentemente, o Google anunciou que a versão padrão do Google Analytics (Universal Analytics) deixará de processar novos dados em 2023. A partir de 1º de julho de 2023, o Google Analytics 4 será a única ferramenta disponível para rastrear a atividade de um site.
A nova versão traz uma série de melhorias e foi projetada para ajudar empresas e profissionais de marketing com mais resultados importantes, incluindo a unificação de dados entre plataformas e o fornecimento de dados de clientes após a aquisição.
O que é Google Analytics 4?
O GA4 (Google Analytics 4) é a próxima geração do Analytics, que irá coletar dados com base em eventos de sites e apps e está focado em fornecer mais informações durante todo o ciclo de vida da jornada do cliente, incluindo seu nível de engajamento, monetização e retenção.
A plataforma também oferece mais acesso aos insights de aprendizado de máquina (machine learning) e análise de ciência de dados, ferramentas que anteriormente estavam disponíveis apenas no Google Analytics 360 de nível empresarial.
Um dos principais motivos para essa atualização diz respeito a mudanças no comportamento do consumidor, que hoje tem uma experiência fragmentada que envolve vários dispositivos e plataformas, além das mudanças significativas nas políticas de privacidade online.
Quando migrar para o Google Analytics 4?
Por enquanto, clientes Dito não precisam fazer qualquer ação em relação a essa migração. Orientamos que se mantenha o uso da Universal Analytics para que as contas integradas à Dito funcionem corretamente.
Não se preocupe, nós já estamos trabalhando para que seja feita a adequação à nova versão e, assim, que o ambiente esteja pronto para a mudança, sem que ocorra prejuízo para a integração, todos os clientes serão informados com antecedência.
Propriedades novas no Google Analytics, já são criadas com a nova versão do GA (GA4), porém existe uma opção ainda compatível com a versão antiga (Universal Analytics - UA), veja como configurar:
Importante: Utilizando a primeira opção (Imagem 2) são criadas duas contas, uma GA4 e outra UA e ambas ficam sincronizadas.
Se a versão UA já foi utilizada anteriormente, vocês podem verificar a lixeira (Trash Can) e validar se a propriedade UA equivalente à GA4 pode ser restaurada:
Neste link temos o passo a passo de como criar uma Propriedade Nova (GA4), vinculada à uma Propriedade Legada (UA).
Qualquer dúvida sobre o Google Analytics, é só entrar em nosso chat ao vivo! ?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo