Como usar botões no e-mail para segmentar quem quer ou não receber suas campanhas

Modificado em Ter, 29 Jul na (o) 11:27 AM

Você quer dar ao seu cliente a liberdade de escolher se deseja ou não receber determinadas campanhas da sua marca? 

Com uma pequena estrutura personalizada, já é possível utilizar o Editor Visual para implementar uma comunicação mais interativa, permitindo a segmentação da base com base no clique dos usuários.

Neste artigo, vamos te mostrar como montar essa sugestão de fluxo, que pode ser adaptada às suas campanhas futuras. ?


Qual é a ideia?

Trata-se de um modelo sugerido de e-mail com dois botões, conforme o exemplo abaixo, onde o usuário pode escolher se deseja ou não receber comunicações sobre uma campanha específica (como Dia dos Pais, Black Friday, novidades, etc.).

A estrutura básica é:

  • Um botão para quem quer receber as próximas comunicações

  • Um botão para quem prefere não receber


A partir desses cliques, você poderá segmentar a base com mais precisão e respeitar a preferência de cada cliente.


O que você precisa criar:

Essa funcionalidade não é nativa da plataforma, então exige uma pequena construção da sua parte. Veja o que é necessário:

1. Criação de dois links distintos

A sua equipe deve gerar dois links diferentes, que podem redirecionar para:

  • Páginas simples da sua loja (como páginas de confirmação ou agradecimento)

  • URLs com parâmetros apenas para rastrear o clique

Exemplo:

https://www.sualoja.com/preferencia-campanha?tag=quero-receber   https://www.sualoja.com/preferencia-campanha?tag=nao-quero-receber

Essas páginas são de responsabilidade da sua equipe de marketing ou desenvolvimento.

2. Inserção dos links no editor visual da Dito

Durante a criação do e-mail, você pode usar o editor visual para adicionar dois botões com os links criados.

Sugestão:

  • Botão "Quero receber" → use o link com tag=quero-receber

  • Botão "Não quero receber" → use o link com tag=nao-quero-receber


      

Como a Dito registra?

Os cliques nos botões serão registrados automaticamente como o evento click-notification.

Com isso, será possível segmentar os usuários com base em qual link eles clicaram, e usar essa segmentação para campanhas futuras.

Exemplos de uso:

  • Criar um segmento com quem clicou em quero-receber

  • Excluir da campanha principal os que clicaram em não-quero-receber


Por que adotar essa estratégia?

  • Respeita a escolha do cliente

  • Evita descadastros e baixa reputação

  • Melhora a taxa de engajamento

  • Ajuda a filtrar campanhas futuras com mais inteligência


Importante lembrar:

  • Os links devem ser criados pela sua equipe.

  • A Dito apenas registra o evento de clique.

  • A estrutura sugerida pode ser personalizada conforme a linguagem e identidade da sua marca.


Ficou com alguma dúvida?

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Estamos à disposição para te ajudar com a configuração dos botões, validação dos eventos ou qualquer outro ponto relacionado à sua campanha.

É só nos chamar por lá, vamos adorar te apoiar!

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