Agora no segmentos 2.0 você terá a informação de ticket médio do segmento.
No novo Segmentos 2.0, implementamos uma métrica há muito tempo solicitada por nossos clientes: o dado de Ticket Médio de compra.
Esta métrica é calculada da seguinte forma:
Receita total do segmento / nº total de eventos “com revenue” (Ex.: evento “comprou”)
Com isso, você poderá ter uma visão do valor médio de cada comportamento de compra realizado pelas pessoas daquela base.
Ticket Médio X Gasto Médio: qual a diferença?
É muito comum confundir as duas métricas. Mas é importante separar seu entendimento e o seu uso, pois elas ajudam a entender diferentes comportamentos.
Ticket Médio: gasto médio por cada compra realizada. Ou seja, valor total gasto pelos clientes dividido pela quantidade de compras. Associamos essa compra a uma “receita positiva” (revenue), pois os eventos de “comprou” podem ser diferentes para cada marca.
Gasto Médio: gasto médio que uma pessoa tem com a marca. Ou seja: é o valor total gasto pelos clientes dividido pela quantidade de clientes que compraram no período.
É possível realizar diferentes análises para cada métrica.
Ex.: No exemplo abaixo, podemos dizer que, o “Cliente 1”, apesar do ticket menor, possui maior recorrência de compra, sendo mais fiel. Já o “Cliente 2” tem um ticket médio maior, porém não engajou.

Ao entender o Ticket Médio, podemos gerar uma suposição a ser testada de, por exemplo, trazer um melhor preço de produto a ser oferecido para aquela base segmentada. O que, no caso acima, pode gerar um ganho de receita com o “Cliente 1” e uma volta de engajamento com o “Cliente 2”.
Vale ressaltar que o exemplo acima serve apenas para ressalvar a diferença dessas duas métricas. Para você ter uma qualidade de análise efetiva, que traga resultado para a sua segmentação, recomendamos que você conheça o nossomódulo RFM, metodologia já reconhecida no mercado por realizar de forma automatizada o agrupamento de clientes a partir da Recorrência, Frequência e Valor Monetário gasto. O ticket médio é uma informação importante para trabalhar diferentes bases do RFM.
Ficou com alguma dúvida? Nós chame no chat ?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo