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Dito CDP - RFM
O que é Análise RFM?
O que é Análise RFM?

Entenda a metodologia RFM e sua importância.

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Escrito por Gui Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

O que é Análise RFM?

A Análise de RFM é uma metodologia de segmentação utilizada para agrupar consumidores de acordo com o seu comportamento de compra com base nos dados de Recência, Frequência e Valor Gasto (Monetário).

Ou seja, para cada consumidor calculamos quantos dias desde a sua última compra (R), quantas vezes comprou (F) e o quanto gastou (M), dentro de um período determinado*.

Importância da Análise RFM

A análise RFM possibilita uma comunicação personalizada para o consumidor e rentável para a marca. A partir dela, seus consumidores são distribuídos em dez grupos que ajudam você a identificar aqueles mais significativos em termos de geração de receita e orientam estratégias de marketing coerentes com o histórico de compra e comportamento dos mesmos. E quanto mais coerente, mais eficaz. A importância do RFM pode ser justificada pelos fatores abaixo.

Cientificamente comprovada

Um dos primeiros registros da análise de RFM está no artigo "Optimal Selection for Direct Mail" de Jan Roelf Bult e Tom Wansbeek, publicado em uma edição de 1995 da Marketing Science. A metodologia foi usada de maneira eficaz pelos profissionais de marketing de catálogos da época para minimizar seus custos de impressão e transporte e maximizar o retorno.

Responde perguntas que auxiliam na tomada de decisões estratégicas

  • Quem são meus melhores clientes?

  • Quais clientes estão mais propensos a comprar agora?

  • Quem tem potencial para ser convertido em clientes mais rentáveis?

  • Quem são os clientes perdidos que você deve focar menos esforços?

  • Quais clientes você não pode perder de jeito nenhum?

  • Quem são seus clientes fiéis?

  • Qual grupo de clientes tem maior probabilidade de responder à sua campanha atual?

Promove o marketing orientado por dados

Um extenso estudo de Blattberg et al. em 2008 comprovou a eficácia da Análise de RFM quando aplicado a bancos de dados de marketing.

“Em vez de deflagrar um “bombardeio em massa” de mala direta com uma nova oferta enviada indiscriminadamente a todos os clientes de seu banco de dados, a empresa pode classificá-los de acordo com fatores como a data da compra mais recente, a frequência de compra e o valor monetário das compras do cliente (recency, frequency and monetary value - RFM) e enviar a oferta apenas para aqueles com a maior pontuação. Além de economizar nos gastos com correspondência, essa manipulação de dados costuma resultar em um índice de resposta mais efetivo. As empresas devem disponibilizar esses dados a seus executivos para tomada de decisões”. (Kotler, 2012)

Se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição no chat! 😄

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