Com o objetivo de simplificar e dar maior clareza às regras construídas, realizamos algumas mudanças no uso dos operadores.
Vamos falar aqui, especificamente, o que foi mudado e adicionado. Caso você queira saber mais sobre o funcionamento de todos os operadores, basta acessar este link.
Unificação "Igual a" e "Pertence"
No CRM.Dito, existem dois operadores que funcionam de forma similar: o “Igual a” e o “Pertence”.
A diferença se dá na forma em que se compõe a regra.
O “Igual a” é utilizado quando você tem apenas um valor a ser selecionado, enquanto o “Pertence” é utilizado quando é necessário incluir mais de um valor. O exemplo abaixo expõe bem esse uso no CRM.Dito.
Ou seja, o “Pertence” foi pensado para facilitar a criação de regra com múltiplos itens “Igual a”.
Com a chegada do Segmentos 2.0, vimos que havia uma redundância entre esses dois operadores, já que, por padrão, é possível fazer a seleção múltipla em qualquer operador de valor.
Com isso, no Segmentos 2.0, mantivemos apenas o operador “Igual a”, onde é possível selecionar múltiplos valores, e o operador “Pertence” deixa de existir nessa nova versão.
Vale reforçar que o uso da múltipla seleção no operador “Igual a”, adiciona a condicionante “OU” entre os itens. Ou seja, da mesma forma que funcionava no operador “Pertence”, não havendo perda de funcionalidade.
Operadores de negativação
Ao criar uma nova caixa de regra no Segmentos 2.0, você irá perceber a existência de dois novos operadores que não existiam no ambiente do CRM.Dito:
Diferente de
Não contém
A implementação desses operadores serve para dar mais coerência e flexibilidade na formação das regras. Coerência, porque agora todo operador tem sua inversão:
Igual a / Diferente de
Contém / Não contém
Preenchido / Não preenchido
Maior que / Menor que
Maior ou igual / Menor ou igual
E flexibilidade, pois agora é possível realizar agregações com negativação. Por exemplo:
Comprou-produto → Categoria → Igual a → Tênis
COM Produto → Diferente → Adidas
Ficou bem mais simples criar a mesma regra (em comparação com o CRM.Dito).
No exemplo acima, é possível selecionar toda uma categoria, excluindo uma marca/modelo específico.
Esse tipo de agregação permitirá mais possibilidades e formas de simplificar a criação de regras.
Além disso, os operadores de negativação são importantes no uso de regras de Característica, já que o seletor “Fizeram / Não fizeram” não existe mais para este tipo de caixa de regra. Você pode saber mais sobre esta mudança neste artigo.
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