Como criar uma notificação de Mobile Push

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:51 PM

Aprenda como criar um envio de Mobile Push na aba de canais 2.0 no App.Dito

A Dito é uma plataforma multicanal que permite você se comunicar através de E-mail, SMS, Browser Push e Mobile Push.

Esse novo fluxo de Mobile Push permite criar, ler, atualizar, apagar e ver estatísticas de engajamento de notificações de Mobile Push a partir do app.dito, você vai aumentar sua eficiência operacional em uma única plataforma.

Mas o que é o Mobile Push?

O Mobile Push é aquela notificação que você recebe de aplicativos que você tem instalados no seu smartphone, que tem o intuito de fazer você usar o app ou te atualizar de alguma informação, por exemplo os aplicativos de banco que enviam notificações informando alterações cadastrais ou de movimentação financeira.

Esse push, quando permitido pelo usuário do smartphone, pode aparecer na tela de bloqueio ou na barra de notificações, e o seu tamanho de visualização depende das configurações feitas pelos desenvolvedores do app, portanto não é algo que pode ser alterado dentro da Dito.

Para que as notificações de push dos canais iOS e Android funcionem, é necessário que você tenha criado um app mobile para a sua loja e que seus usuários tenham o aplicativo instalado em seus dispositivos.

Vamos mostrar os passos para conseguir criar sua notificação de Mobile Push em novas configurações e métricas de acompanhamento.

Novo fluxo de criação de Mobile Push

A partir do menu do app.dito, você poderá selecionar, na coluna campanhas, a opção Canais. Na sua nova tela de listagem, clique em Criar notificação e selecionar o canal de Mobile Push:

Configurações Gerais

Nessa tela você vai configurar as seguintes etapas:

  • Nome da notificação

  • Tags

Obs: as Tags poderão ser utilizadas para buscar, classificar e filtrar telas de resultado e de listagem.

Após isso, selecione o canal do envio da notificação e o tipo:

  • Canal: Mobile push

Obs: os canais visíveis serão os canais contratados da marca e o tipo de notificação disponível nessa fase Beta será apenas o tipo Segmentado.

Para seguir com as Etapas de configuração você tem que preencher duas colunas: Configurações de envio e Conteúdo da notificação.

Vamos ver cada uma delas, primeiro as Configurações de envio:

Aqui você configura todos os detalhes da sua notificação e como ela será enviada.

Base de consumidores

  • Selecione o segmento que receberá esta notificação;

  • Estarão disponíveis somente segmentos criados no Segmentos 2.0.

Você também pode criar um novo segmento a partir do botão Criar um novo. Ao criar um novo segmento ele será automaticamente adicionado à lista.

Enviar Para:

  • Selecione para qual sistema operacional você quer fazer o disparo desta notificação: Android e iOS, somente iOS ou somente Android.

A partir dessa seleção, as configurações do conteúdo ficarão personalizadas a partir da opção selecionada

Envio

  • Aqui você definirá o agendamento da notificação;

  • Na fase beta está disponível a opção assim que ativar.

Com as configurações de envio preenchidas, agora você precisa criar o Conteúdo da Notificação

Conteúdo da mensagem

Após selecionar a opção Conteúdo da notificação, esta tela irá abrir e nela você poderá realizar as seguintes opções:

  • Título

Aqui você poderá definir o título da sua mensagem, tanto Android quanto iOS o limite será 45 caracteres.

Você poderá adicionar emojis no título.

  • Mensagem

Aqui você poderá escrever o corpo da sua mensagem:

Você poderá adicionar emojis.

Obs: As variáveis ainda não estão disponíveis.

Temos um contador no canto inferior direito, informando o número de caracteres utilizado e também o seu limite:

  • Android: Você tem o limite de 300 caracteres;

  • IOS: Você tem o limite de 144 caracteres;

  • Android e IOS: Você tem o limite de 144 caracteres.

Informamos se você atingiu o limite de caracteres máximo do conteúdo.

Pré-visualização

Aqui você poderá ver o conteúdo criado em visão reduzida e expandida.

Temos opção de visualização para Android e IOS, basta mudar no botão azul ao lado do título do bloco.

  • Os ícones utilizados na pré-visualização é o ícone do seu dashboard, mas ao realizar o disparo o ícone utilizado será o do seu app.

Android Reduzida

Na visão reduzida o título terá sempre 1 linha e a mensagem também.

  • O tamanho do dispositivo e da fonte utilizada pelo consumidor, influencia o volume de caracteres, que será exibido.

Android Expandida:

O Título pode ter quebra de linha dependendo do tamanho da fonte que o consumidor está utilizando em seu dispositivo.

  • A mensagem será exibida totalmente, a quebra de linha poderá variar de acordo com o tamanho do dispositivo e fonte que ele está utilizando.

Obs: O tamanho do dispositivo e da fonte utilizada pelo consumidor, influencia o volume de caracteres, que será exibido. Por isso recomendamos testar também a notificação utilizando o envio de teste.

IOS Reduzida

Na visão reduzida o título terá sempre 1 linha.

  • A mensagem ficará com no máximo 4 linhas o que fica em torno de 144 caracteres no zoom padrão do iOS.

IOS Expandida:

O Título terá sempre 1 linha.

  • A mensagem será exibida totalmente, a quebra de linha poderá variar de acordo com o tamanho do dispositivo e fonte que ele está utilizando.

Obs: O tamanho do dispositivo e da fonte utilizada pelo consumidor, influencia o volume de caracteres, que será exibido. Por isso, recomendamos testar também a notificação utilizando o envio de teste.

Agora vamos mostrar mais informações sobre como usar o Deeplink de uma seção específica do app no novo fluxo.

Segue as duas opções para envio de consumidores:

Seu app

Ao selecionar esta opção, quando o consumidor clicar em seu push ele será direcionado para a tela inicial do seu app.

Deeplink

Ao selecionar esta opção, quando o consumidor clicar em seu push ele será direcionado para o deeplink descrito nos campos disponibilizados.

  • Você pode adicionar 1 link por notificação.

Você terá a opção de preencher os links de acordo com os sistemas operacionais escolhidos.

  • Em ambos os sistemas operacionais o deeplink pode ter no máximo 255 caracteres.

Você pode adicionar links externos, mas eles podem não funcionar, pois depende da integração do seu app com a Dito.

Obs: Recomendamos que você faça um envio de teste para verificar se os links estão funcionando como esperado nos sistemas operacionais escolhidos.

Envio de Teste

Aqui você pode enviar um Mobile push de teste para o usuário que preferir.

  • Os usuários deverão ser adicionados aqui com o seu e-mail;

  • É necessário que este usuário tenha uma ficha em seu dashboard, com e-mail e possua um token de acesso do App válido, como na imagem ao lado.

Já haverá uma lista com os usuários padrões.

Obs: Serão os mesmos e-mails selecionados para o envio de teste do canal e-mail.

Você pode selecionar os contatos que você deseja que recebam a notificação de teste, por meio da lista ou apagando-os no campo ‘Mobile push de teste’

Você também pode incluir um novo usuário para receber esse disparo escrevendo-o no campo.

Segue abaixo alguns exemplos de envios de Teste:

iOS

Android

Obs: Os e-mails padrões estarão presentes na API de configuração do Canais e os e-mails já presentes no CRM também vão aparecer. Caso precise inserir outro e-mail entre em contato com nosso time que vamos seguir com um pedido de chamado interno para os desenvolvedores.

Após conferir todo o conteúdo você pode:

  • Salvar Rascunho

Você agora tem maior liberdade para salvar uma notificação em rascunho e voltar depois para editá-la.

Para salvar uma notificação em rascunho é necessário que ela tenha pelo menos o canal, seu tipo e um nome definido.

Caso opte por Salvar como Rascunho você poderá:

  • Editar o agendamento, conteúdo e assunto da notificação;

  • Modificar nome e segmento escolhido;

  • Ativar, excluir ou duplicar a notificação.

Obs: Você não poderá mudar canal, e tipo de notificação

Após preencher todos os campos obrigatórios para ativar uma notificação, o botão continuar da tela de criação de notificação lhe encaminhará para a tela de revisão e finalização.

Nessa tela você poderá visualizar a notificação criada e também todas as informações configuradas por você. Após conferir todo o conteúdo você pode:

  • Finalizar e ativar

Ao clicar terá uma confirmação se você quer realmente ativar a notificação.

Ao confirmar a notificação ela será encaminhada a fila de disparo o envio acontecerá de acordo com o agendamento configurado.

Caso opte por Finalizar e ativar, você poderá Duplicar ou excluir a notificação.

Obs: após finalizar e ativar você não poderá editar a notificação.

Novidade: Após iniciarmos a coleta das estatísticas da sua campanha você terá uma visão por sistema operacional (Android ou iOS) na análise dos resultados.

Gostou do novo fluxo? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time de Atendimento, combinado?

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