Jornadas de Boas Vindas

Modificado em Ter, 15 Abr na (o) 7:37 PM

É muito importante encantar os nossos novos leads para incentivarmos uma primeira compra em nossa marca.

Neste artigo, vamos construir juntos uma Jornada de boas vindas com incentivo a primeira compra.

Passo 01: Selecione a origem pelo comportamento de “cadastro”.

O consumidor não deverá entrar na jornada caso tenha realizado o evento “comprou”.

A recorrência que o consumidor pode ser impactado por essa jornada é única, já que o evento de cadastro não pode ser repetido pelo mesmo consumidor.

O objetivo deverá ser preenchido com o evento ‘comprou’, uma vez que nosso foco é incentivar a primeira compra do consumidor.

Passo 02: Escolha qual o canal deseja utilizar para essa primeira notificação:

  • E-mail

  • SMS

  • Agenda

Aproveite esse momento para agradecer o consumidor pelo seu cadastro, e direcionar ele para suas redes sociais e/ou catálogo de produtos.

Lembrando que, para ter o canal de SMS e/ou Agenda habilitado, você precisa ter o serviço contratado.

Passo 03: Selecione a atividade ou o canal.

Em nosso exemplo a seguir, vamos utilizar o canal de E-MAIL para a primeira comunicação.

Neste momento, você pode criar uma nova notificação ou selecionar alguma notificação já existente no Jornadas.

Passo 04: O próximo passo é adicionar uma divisão de comportamento sua jornada, utilizando o evento de comportamento ‘open-notification’ com intervalo de 2 dias:

Para que essa divisão olhe somente a abertura da notificação anterior é necessário adicionar uma propriedade id-notificação com o ID da notificação que você deseja que ele abra. O ID da notificação fica disponível no card da notificação na Jornada.

Assim, podemos dividir os consumidores que abriram ou não a primeira notificação e fazer comunicações diferentes para cada público.

Passo 05: Para clientes que seguiram para a ramificação de open-notification, iremos adicionar uma nova divisão de comportamento para entender se eles comparam na janela de 2 dias:

  • Se “comprou”, o consumidor recebe um contato no canal AGENDA de pós compra e conclui a jornada com sucesso.

  • Se não comprou, recebe um cupom de desconto pelo canal de SMS, podendo ter outras divisões a partir desse passo.

Alternar os canais de comunicação pode incentivar e engajar o cliente para novas conversões.

Passo 06: Voltando para a ramificação de saída de clientes que não abriram a primeira notificação, é importante tentar engajar com uma segunda notificação para o cliente não "esfriar":

E construir o fluxo novamente com o open-notification:

Em nosso exemplo, se o cliente abrir a segunda notificação ele segue para a ramificação ‘Comprou’ em até 2 dias.

  • Se comprou, o consumidor recebe um contato pelo Agenda de pós compra e conclui a jornada com sucesso.

  • Se não comprou, poderemos seguir com a ramificação de engajamento.

Para os consumidores que não abriram nenhuma das notificações de EMAIL, tentaremos comunicar através do canal do SMS com um cupom de desconto:

Veja um resumo da nossa jornada final:

A construção da sua jornada permite diversos caminhos alternativos, neste artigo demonstramos apenas um exemplo. Use sua criatividade e estratégia para construir caminhos ainda mais assertivos para atingir o objetivo.

Caso tenha alguma dúvida sobre a construção da sua jornada, não hesite em nos chamar pelo chat ao vivo! ?

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