Precisamos entender qual o percurso que o e-mail realiza até chegar na caixa do consumidor, para isso vamos conferir o fluxo do envio de e-mails abaixo:
Quando a marca faz um disparo de e-mail na Dito, com o domínio deles “@marca.com” o e-mail chega primeiro lá no servidor do cliente. Os servidores podem ser o Gmail, Yahoo ou Outlook, assim que esse e-mail chega nesses servidores ele vai passar por algumas verificações mais técnicas da mensagem enviada.
Nessa verificação técnica o Servidor vai olhar se as entradas de DNS estão configuradas corretamente. As chaves de DNS garantem que o envio saiu do domínio da sua marca, ou seja, elas confirmam que o envio não está tentando enviar por outro domínio que não seja o da marca.
Aqui na Dito você encontra as chaves DNS da marca na parte de Configurações dos E-mails, conforme na imagem abaixo:

Lembrando que numa certa frequência, é necessário que a marca realize a verificação dessas entradas, nas configurações dos e-mails no dahsboard da Dito:
Então caso o e-mail não passe por essa etapa das configurações corretas, o e-mail será bloqueado e não passará para o fluxo de envio.
Se o seu e-mail está com as caixas de DNS validadas, o servidor do e-mail vai deixar o e-mail passar e fazer a segunda verificação do fluxo de envio de e-mail.
Nesta segunda verificação, o servidor vai verificar os Filtros Anti Spam, então agora de fato ele vai analisar o conteúdo do seu email para identificar se é um conteúdo legal ou se ele está tentando encher a caixa do usuário de promoções e ofertas.
O filtro de Spam vai analisar 3 pontos principais:
Reputação do seu Domínio
Todo domínio “@marca.com.br” tem uma reputação com cada um dos provedores (Gmail, Yahoo, Microsoft). Com uma reputação baixa o provedor bloqueia o seu e-mail porque entende que seus e-mails não estão seguindo as boas práticas.
obs: importante verificar frequentemente se seu Score está legal
Qualidade técnica do seu e-mail
Nessa parte o filtro verifica se você está formatando bem o HTML do seu e-mail, seguindo as boas práticas
Engajamento dos usuários
Aqui ele vai verificar se os usuários estão abrindo os seus e-mails que chegam, ou seja, os provedores também prezam pelos e-mails que chegam e se preocupam com o que os usuários estão recebendo.
Com isso, se o seu e-mail não for aprovado nessas 3 etapas, basicamente o seu e-mail vai para o SPAM
Agora se o e-mail passar dessas 3 validações o provedor entrega os e-mail na caixa de entrada do seu usuário.
Existem ferramentas que podem ajudar a verificação a reputação de seu IP são essas:
> postmaster.google.com: Ferramenta gratuita da Google e que mostra como a Google enxerga o seu domínio. (não serve para todos os provedores)
> senderscore.org: Ferramenta mais simples que você pode inserir o seu ip ou domínio e ele vai mostrar as validações de como está o seu IP.
Como funciona o filtro anti-spam?
Existem filtros gerais que levam em consideração a fonte do Spam Assassin, funciona da seguinte forma: Todo e-mail começa com 5 pontos, a cada regra que você não atinge você perde pontos.
segue a tabela com alguns exemplos das regras:
Para não precisar decorar tais regras, existem ferramentas que facilitam a verificação do score do seu e-mail:
> mail-tester.com: Mostra a pontuação de 0 a 10 onde você envia um teste para o endereço do site e em seguida ele mostra uma tabela com as validações do que você pode melhorar para que o seu e-mail tenha uma probabilidade menor de cair no spam.
> spamscorechecker.com: Usa a pontuação de 0 a 5, é uma ferramenta um pouco mais rígida e tem a mesma funcionalidade. Você pode mandar um teste para esse e-mail e na sequência você recebe a sua pontuação e mostra quais pontos pode melhorar.
Mais importante do que se preocupar com os filtros e validações de spam, você tem que se preocupar com quem quer se comunicar.
Ou seja, para você ter o melhor conteúdo deve se preocupar com qual a proposta desse e-mail, levando em consideração o segmento que vai ser utilizado na campanha, e com qual a linguagem que vai ser usada para adequar o assunto a mensagem que vai ser enviada.
Lembre-se: canais de comunicação (e-mail, e-commerce, blog) devem falar a MESMA LÍNGUA
Confira abaixo o GIF com todo o processo para te auxiliar ainda mais:
Ficou claro? Caso precise de ajuda estamos a disposição pelo chat
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo