Atualmente, existem diversos meios de leitura de e-mails, tanto em aplicativos nativos quanto em aplicativos web, e o suporte a interações varia entre eles. Gmail e Apple Mail, os dois clientes mais utilizados, possuem limitações de interação nas mensagens como medida de segurança.
Quando uma mensagem é aberta, seu conteúdo é tratado pelas plataformas, onde classes, IDs e links são substituídos e validados. Isso acrescenta uma camada de segurança, pois códigos maliciosos podem ser incorporados em elementos como imagens.
Como resultado, o uso de <style>
e <script>
é removido, deixando apenas HTML simples.
Diversos artigos na comunidade de marketing digital abordam como criar uma newsletter mais eficaz, e praticamente todos recomendam o mesmo: se for aplicar um estilo, ele deve ser feito inline.
Isso significa que cada elemento deve ter seu próprio estilo, por exemplo: <p style="color: red">Texto vermelho</p>
.
Também é recomendável padronizar o uso de tabelas para garantir uma diagramação que se adapte a telas menores.
Pseudos-elementos como :hover
, que permitem modificar um elemento ao passar o mouse sobre ele, são ignorados, uma vez que as mensagens são multiplataformas e o estilo aplicado é removido.
Realizamos alguns testes usando JavaScript para manipular elementos, mas, como esperado, também foram removidos.
Concluindo: mantenha o e-mail simples e considere que o usuário final pode estar usando qualquer plataforma. A mensagem não manterá a mesma usabilidade programada na tela, pois as regras de segurança variam conforme o cliente de e-mail do usuário e sistema operacional.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo