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Como criar uma campanha por comportamento do zero no Agenda.
Como criar uma campanha por comportamento do zero no Agenda.

Saiba como criar suas campanhas por comportamento.

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Escrito por Kamila Brito
Atualizado há mais de uma semana

Sabe aquele cliente que acabou de abandonar um carrinho no site? Agora é possível abordá-lo em poucos minutos por meio do Agenda, evitando que o desejo dele vá embora.

Além disso, quando o comportamento for uma compra, é possível devolver o contato para o vendedor da última venda aumentando o relacionamento no pós-vendas.

Para criar uma campanha a partir do comportamento do cliente, siga os passos abaixo:

Passo 1: Clique em Menu → Agenda:

Passo 2: Criar campanha → Criar campanha do zero:

Passo 3: Distribuição e Consumidores

Neste passo você possui duas opções:

  • Por vendedor que fez a última venda: Os contatos serão direcionados para o vendedor que fez a última venda, independete se ele é o vendedor de preferência.

  • Por vendedor de preferência: O cliente será enviado para o vendedor de preferência.

Obs.: Em campanhas de 'carrinho-abandonado' a opção "por vendedor de preferência" deverá ser selecionada.

Quando a opção escolhida é comportamento, você poderá selecionar qualquer comportamento do consumidor para ser usado de gatilho para a criação dos contatos. Também é possível usar as propriedades do comportamento para refinar ainda mais sua estratégia.

Por fim, você também pode especificar um comportamento para impedir que o time de vendas receba esse contato.

Exemplo: quero gerar um contato 2 horas após o consumidor realizar o comportamento adicionou-produto-ao-carrinho, mas caso ele faça um pedido (fez-pedido), eu não quero disponibilizar o contato para o vendedor

Fonte de consumidores opção comportamento

O tempo para disponibilização do contato, que pode ser usado em minutos, horas ou dias.

Por questões de segurança, o tempo mínimo para disponibilizar um contato é de 10 minutos.

Lembre-se que é durante esse intervalo que poderá ocorrer o cancelamento do contato caso você tenha configurado no item anterior. Procure não colocar tempo muito curto para ações que o consumidor realiza com muita frequência. Por boas práticas, recomendamos usar o intervalo de 2 horas para abandono de carrinho.

Passo 4: Mensagem - O próximo passo é criar a mensagem que deve ser enviada para o(a) vendedor(a) usar ao entrar em contato com o cliente. Nesse passo, você consegue usar 4 variáveis: primeiro nome do vendedor, código do vendedor, loja do vendedor e primeiro nome do cliente. Além disso, você também pode incluir um material complementar para seu vendedor enviar ao cliente também:

Atenção! Para adicionar um material, é preciso cumprir os requisitos:

  • Limite de 1 arquivo;

  • Tamanho máximo de 5 M;

  • Formato PDF, PNG, JPEG ou GIF.

Passo 5: Duração - Aqui você tem apenas uma opção para começar e uma para finalizar:

  • Ao ativar a campanha: ela só ficará disponível ao vendedor(a) quando você ativar;

  • Indeterminado: essa campanha não terá uma data para finalizar até que você mude ou desative.

Passo 5: Disponibilidade - A disponibilidade da campanha, que na opção por comportamento é possível editar a validade do contato e a regra para edição. Ou seja, após o contato ser disponibilizado para o vendedor, o mesmo terá a quantidade de dias inseridos para realizar o contato com o cliente - após esse período o contato expira.

Obs.: No momento este intervalo não é configurável

Passo 6: Revisão - Revise sua campanha e nomeie antes de concluir a lista. Nessa etapa, você tem a opção de dar um nome para aparecer na listagem de campanhas e um nome diferente para a visualização do(a) vendedor(a) na agenda dele. Fica a seu critério deixar igual ou não. Se quiser mudar, é só desmarcar a opção “Manter Nome no Dito Agenda” e dar um novo nome.

Importante: Nome de Campanha para Lojas

Atenção! Evite inserir nomes de lojas nas campanhas. A nova visualização de resultados por loja permite que usuários do grupo de lojas vejam todas as campanhas com resultados nas lojas do grupo, mesmo que as campanhas tenham nomes diferentes das lojas. Isso pode gerar dúvidas e questionamentos dos franqueados. Utilize nomes descritivos das campanhas para facilitar a análise.

Ao revisar você pode:

  • Apenas salvar: para deixar salvo, mas a campanha ainda não será disponibilizada.

  • Salvar e ativar: salvar e disponibilizar a campanha.

Prontinho, sua campanha está pronta para ser enviada aos vendedores.

Ao ativar a campanha, você deve saber que:

  • Editar uma campanha por comportamento

Nas campanhas por comportamento apenas a mensagem e material de apoio podem ser alterados. Os mesmos são refletidos para os vendedores no mesmo instante.

As configurações de Distribuição e Consumidores não podem ser alteradas, para que seja mantida a consistência das métricas no relatório. Uma vez que os critérios de seleção dos clientes mudassem, não refletiria mais os resultados obtidos até então.

  • Listagem de campanha

As campanhas por comportamento podem ser facilmente identificadas na listagem de campanhas ao observar o público que vem logo abaixo do título, como na imagem abaixo.

Após ativar uma campanha por comportamento, ela ficará com o status processando os dados dessa campanha até que um consumidor realize o comportamento esperado e o mesmo seja disponibilizado para o time de vendas.

Obs.: o número de contatos disponibilizados ainda não será exibido nesta primeira versão.

Campanha por comportamento na listagem de campanhas

Observações

  • No momento apenas o comportamento comprou está disponível para o uso da opção vendedor da última venda;

  • Não é possível configurar um intervalo menor que 10 minutos para disponibilizar um contato por comportamento;

  • A funcionalidade considera a data e horário de chegada do comportamento na Dito para gerar os contatos;

  • Serão gerado contatos apenas dos comportamentos feitos após a ativação da campanha;

  • No aplicativo do time de vendas, não haverá nenhuma distinção para dizer que o contato foi direcionado para o vendedor de preferência ou para o vendedor da última venda;

  • Se o consumidor realizar o comportamento configurado em uma lista inúmeras vezes, mas o vendedor não tiver feito o contato com ele ainda; o contato será atualizado com as novas informações e renovado por mais 1 dia.

  • Não recomendamos que a marca crie múltiplas campanhas de pós-vendas com configurações distintas - uma enviando ao vendedor de preferência e outra enviando para o vendedor da última venda. Isso fará com que o consumidor possa estar em agendas de vendedores distintos ao mesmo tempo.

  • Na campanha por comportamento cujo a opção seja vendedor da última venda:

    • Não é necessário que o consumidor tenha um vendedor de preferência previamente definido.

    • Nesta opção de uso, a funcionalidade não faz validações para saber se o vendedor continua ativo ou se mudou para o cargo de gerente, antes de disponibilizar o contato. Isso pode fazer com que ele receba um contato que infelizmente não poderá realizar e contará nas métricas do relatório.

Você também pode consultar nossa FAQ sobre esta funcionalidade.

Qualquer dúvida, estamos à disposição no chat para ajudar :)

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