Com a análise de RFM podemos fazer segmentos para entender quem são nossos clientes que infelizmente caíram para grupos menos engajados.
Para isso, basta usar a característica "rfm_segment" que retrata o grupo atual (adicionando o evento de compra nos últimos 12 meses), e juntar com a característica "rfm_segment_previous_month" que retrata o grupo em que estava até o mês anterior.
No exemplo do segmento, encontraremos pessoas que estão atualmente no grupo At Risk, e até o mês anterior eram do grupo Champions.
Obs: Na característica rfm_segment também podem ser adicionadas as categorias Can't Lose The e Hibernating ou elas podem ser usadas individualmente.
Dicas:
- Clientes que fazem migrações para grupos de menor engajamento, diminuíram ticket e/ou frequência e recência. Ações como cupons, frete grátis ou descontos, são boras para recuperação;
- Réguas de Win-Back ( 45d, 90d e 180d) ajudam na diminuição dessas migrações por queda de frequência/recência;
- Cruzar esses critérios com a receita histórica do cliente, volume de compras e/ou engajamento recente (navegação) podem ajudar a identificar clientes que estão "mornos".
Ficou alguma dúvida sobre como criar essa segmentação? Estamos à disposição no chat! 😸