Com a análise de RFM podemos fazer segmentos para entender quem são nossos clientes potenciais que se mantiveram estagnados em seus grupos.
Para isso, basta usar a característica "rfm_segment" que retrata o grupo atual (adicionando o evento de compra nos últimos 12 meses), e juntar com a característica "rfm_segment_previous_month" que retrata o grupo em que estava até o mês anterior.
No exemplo do segmento, encontraremos pessoas que estão atualmente no grupo Potential Loyalist, e até o mês anterior eram do mesmo grupo.
Você também tem a possibilidade de trazer pessoas que estavam no mesmo grupo no ano anterior, acrescentando a característica "rfm_segment_previous_year" no OU.
No exemplo do segmento, encontraremos pessoas que estão atualmente no grupo Potential Loyalist, e até o mês anterior eram do mesmo grupo OU no ano anterior eram do mesmo grupo.
Dicas:
- Clientes estagnados em grupos "de meio" são ótimas oportunidades para ações de relacionamento e incentivo a novas compras ( aumentar recência e/ou ticket médio);
- Se não trabalhados tem grande probabilidade de hibernação ou inativação.
- Lembre-se de adicionar tags nas suas notificações com RFM, para ajudar na mensuração de resultados.
Ficou alguma dúvida sobre como criar essa segmentação? Estamos à disposição no chat! 😸