Os Dados
Recência
Quanto mais recentemente um cliente fez uma compra, maior a probabilidade dele lembrar-se da sua marca, e este é um bom momento para se trabalhar a autoridade e a experiência do mesmo para que eles façam compras subseqüentes. Os clientes que não compram há vários meses indiscutivelmente são mais difíceis de serem trazidos de volta.
Frequência
A frequência das transações de um cliente pode ser afetada por fatores como o tipo de produto, o preço da compra, e a necessidade de reabastecimento ou substituição se o ciclo de compra puder ser previsto.
Valor gasto (Monetário)
Este decorre do valor gasto em média por um cliente em um determinado período. Uma tendência natural é colocar mais ênfase no incentivo aos clientes que gastam mais dinheiro para continuar fazendo isso, e tentar levar os clientes que compram com desconto a comprar com preço cheio.
Esses três fatores de RFM podem ser usados para prever razoavelmente quão provável (ou improvável) é que um cliente faça uma nova compra. Além disso, também disponibiliza informações direcionadas para fazer com que ele compre e se engaje, ajudando na redução de churn, em estratégias de up-sell, cross-sell e retenção.
Os Grupos
Com base na análise de RFM podemos criar diferentes tipos de segmentos de clientes. Na Dito trabalhamos com 10 segmentos, sendo eles:
GRUPOS | ATIVIDADE |
Champions | Comprou recentemente, compra com alta frequência e gasta mais. |
Loyal Customers | Gastam um bom dinheiro, frequentemente. Responsivos às promoções. |
Potencial Loyalist | Clientes recentes, que gastaram uma boa quantia e compraram mais de uma vez. |
Recent Customers | Comprou mais recentemente, mas com baixa frequência. |
Promising | Compradores recentes, mas não gastaram muito. |
Need Attention | Compraram valores acima da média, boa frequência mas não compraram muito recentemente. |
About to Sleep | Abaixo da média da recência, frequência e valores monetários. Os perderá se não for rápido. |
At Risk | Gastou muito dinheiro e comprou com frequência. Mas há muito tempo. Precisa trazê-los de volta! |
Can’t Lose Them | Fez grandes compras e com frequência. Mas não voltam há muito tempo. |
Hibernating | A última compra foi há muito tempo, gastou pouco e com baixo número de pedidos. |
Os cálculos de pontuação
Para cada consumidor calculamos quantos dias desde a última compra (Recência), quantas vezes ele comprou (Frequência) e o quanto ele gastou (Valor Monetário) no período analisado, formando uma tabela parecida com a do exemplo abaixo.
Com essas informações, calculamos as faixas que vão direcionar o que representa um valor alto, baixo e médio para cada uma dessas informações (Recência, Frequência e Valor Monetário) e assim, temos a distribuição da sua base de consumidores.
Por exemplo: O Luiz e a Jéssica do exemplo acima são bons clientes?
Vamos descobrir dividindo os valores em 5 faixas e entender em qual delas cada um desses valores será atribuído.
No final teremos uma nota para o Luiz, para a Jéssica e para todos os outros consumidores.
Quintilhos - Dividindo os dados em 5 partes
Ordenando os valores e dividindo em 5 partes, temos 5 faixas que chamamos de quintilhos. Como os valores estão em ordem crescente, o quintilho 1 representa os valores mais baixos e o quintilho 5 os valores mais altos.
Seguindo a mesma ideia para outras informações, modificamos a tabela dos consumidores descrevendo a faixa que cada um está em cada uma das três informações (Recência, Frequência e Valor Gasto).
No final temos a nota de cada consumidor que será utilizada na atribuição dos grupos.
Pronto! Com essas notas, podemos definir qual o grupo que cada consumidor está e direcionar as estratégias de comunicação de acordo com cada perfil. Veja abaixo como os clientes são atribuídos aos grupos de acordo com cada nota:
Quais grupos o Luiz e a Jéssica seriam atribuídos considerando suas notas?
O Luiz teve a nota 132, que seria atribuída ao grupo POTENTIAL LOYALIST, uma vez que este grupo engloba recência menor ou igual a 2 e; frequência menor ou igual a 3 e; valor monetário menor ou igual a 3.
Enquanto a Jéssica com a nota 455 seria atribuída ao grupo AT RISK, que por sua vez engloba recência maior ou igual a 4 e; frequência maior ou igual a 3 e; valor monetário maior ou igual a 3.
Temos uma nova aba em nossa plataforma do app.dito onde é possível conferir os dados de RFM diretamente por lá, criamos esse novo artigo explicando os detalhes das telas, não deixe de dar uma olhadinha no link
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