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Dito CDP - RFM
Como é feito o cálculo do RFM?
Como é feito o cálculo do RFM?
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Escrito por Gui Fernandes
Atualizado há mais de uma semana

Os Dados

Recência

Quanto mais recentemente um cliente fez uma compra, maior a probabilidade dele lembrar-se da sua marca, e este é um bom momento para se trabalhar a autoridade e a experiência do mesmo para que eles façam compras subseqüentes. Os clientes que não compram há vários meses indiscutivelmente são mais difíceis de serem trazidos de volta.

Frequência

A frequência das transações de um cliente pode ser afetada por fatores como o tipo de produto, o preço da compra, e a necessidade de reabastecimento ou substituição se o ciclo de compra puder ser previsto.

Valor gasto (Monetário)

Este decorre do valor gasto em média por um cliente em um determinado período. Uma tendência natural é colocar mais ênfase no incentivo aos clientes que gastam mais dinheiro para continuar fazendo isso, e tentar levar os clientes que compram com desconto a comprar com preço cheio.

Esses três fatores de RFM podem ser usados ​​para prever razoavelmente quão provável (ou improvável) é que um cliente faça uma nova compra. Além disso, também disponibiliza informações direcionadas para fazer com que ele compre e se engaje, ajudando na redução de churn, em estratégias de up-sell, cross-sell e retenção.

Os Grupos

Com base na análise de RFM podemos criar diferentes tipos de segmentos de clientes. Na Dito trabalhamos com 10 segmentos, sendo eles:

GRUPOS

ATIVIDADE

Champions

Comprou recentemente, compra com alta frequência e gasta mais.

Loyal Customers

Gastam um bom dinheiro, frequentemente. Responsivos às promoções.

Potencial Loyalist

Clientes recentes, que gastaram uma boa quantia e compraram mais de uma vez.

Recent Customers

Comprou mais recentemente, mas com baixa frequência.

Promising

Compradores recentes, mas não gastaram muito.

Need Attention

Compraram valores acima da média, boa frequência mas não compraram muito recentemente.

About to Sleep

Abaixo da média da recência, frequência e valores monetários. Os perderá se não for rápido.

At Risk

Gastou muito dinheiro e comprou com frequência. Mas há muito tempo. Precisa trazê-los de volta!

Can’t Lose Them

Fez grandes compras e com frequência. Mas não voltam há muito tempo.

Hibernating

A última compra foi há muito tempo, gastou pouco e com baixo número de pedidos.

Os cálculos de pontuação

Para cada consumidor calculamos quantos dias desde a última compra (Recência), quantas vezes ele comprou (Frequência) e o quanto ele gastou (Valor Monetário) no período analisado, formando uma tabela parecida com a do exemplo abaixo.

Com essas informações, calculamos as faixas que vão direcionar o que representa um valor alto, baixo e médio para cada uma dessas informações (Recência, Frequência e Valor Monetário) e assim, temos a distribuição da sua base de consumidores.

Por exemplo: O Luiz e a Jéssica do exemplo acima são bons clientes?

Vamos descobrir dividindo os valores em 5 faixas e entender em qual delas cada um desses valores será atribuído.

No final teremos uma nota para o Luiz, para a Jéssica e para todos os outros consumidores.

Quintilhos - Dividindo os dados em 5 partes

Ordenando os valores e dividindo em 5 partes, temos 5 faixas que chamamos de quintilhos. Como os valores estão em ordem crescente, o quintilho 1 representa os valores mais baixos e o quintilho 5 os valores mais altos.

Seguindo a mesma ideia para outras informações, modificamos a tabela dos consumidores descrevendo a faixa que cada um está em cada uma das três informações (Recência, Frequência e Valor Gasto).

No final temos a nota de cada consumidor que será utilizada na atribuição dos grupos.

Pronto! Com essas notas, podemos definir qual o grupo que cada consumidor está e direcionar as estratégias de comunicação de acordo com cada perfil. Veja abaixo como os clientes são atribuídos aos grupos de acordo com cada nota:

Quais grupos o Luiz e a Jéssica seriam atribuídos considerando suas notas?

O Luiz teve a nota 132, que seria atribuída ao grupo POTENTIAL LOYALIST, uma vez que este grupo engloba recência menor ou igual a 2 e; frequência menor ou igual a 3 e; valor monetário menor ou igual a 3.

Enquanto a Jéssica com a nota 455 seria atribuída ao grupo AT RISK, que por sua vez engloba recência maior ou igual a 4 e; frequência maior ou igual a 3 e; valor monetário maior ou igual a 3.

Temos uma nova aba em nossa plataforma do app.dito onde é possível conferir os dados de RFM diretamente por lá, criamos esse novo artigo explicando os detalhes das telas, não deixe de dar uma olhadinha no link

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